FEVEREIRO TEM CARNAVAL? POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SETOR DE TURISMO EM PERNAMBUCO DECORRENTES DA PANDEMIA DA COVID-19
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/61339 |
Resumo: | Esse artigo tem por objetivo avaliar como o Estado de Pernambuco, por meio de suas políticas públicas, tem enfrentado a pandemia de COVID-19 em relação ao setor de turismo. Para tanto, traz um panorama do impacto da pandemia, considerando o primeiro semestre de 2020, nas contas públicas, no fluxo aéreo, nos meios de hospedagem e na empregabilidade, tendo como fontes de dados os portais da transparência e demais informações de caráter público emanadas pelos governos federal e estadual. A criação do Comitê Científico do Nordeste e suas recomendações para o enfrentamento da pandemia são cotejados no sentido de se estabelecer a adoção (ou não) de tais diretrizes para a consecução de decretos estaduais direcionados ao combate à pandemia. Intenta-se salientar como o Estado de Pernambuco busca administrar a crise, pesando os dois lados da balança: as recomendações do Consórcio e a pressão do setor para a abertura. As entrevistas com a Secretaria de Turismo, de um lado, e com pessoas ligadas ao trade turístico de outro, mostram tal impasse. Por fim, o artigo finaliza apontando que, na medida do possível, Pernambuco tem realizado um enfrentamento positivo à crise, inclusive, no que tange ao setor de turismo, buscando dar alternativas dentro do cenário apresentado. |
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FEVEREIRO TEM CARNAVAL? POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SETOR DE TURISMO EM PERNAMBUCO DECORRENTES DA PANDEMIA DA COVID-19DO WE HAVE CARNAVAL IN FEBRUARY? COVID-19-RELATED PUBLIC POLICY TARGETING TOURISM IN PERNAMBUCO¿EN FEBRERO HAY CARNAVAL? POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EL SECTOR TURÍSTICO EN PERNAMBUCO A RAÍZ DE LA PANDEMIA DE COVID-19Turismo. Políticas públicas. Pernambuco. Pandemia. COVID-19.Turismo. Políticas públicas. Pernambuco. Pandemia. COVID-19.Esse artigo tem por objetivo avaliar como o Estado de Pernambuco, por meio de suas políticas públicas, tem enfrentado a pandemia de COVID-19 em relação ao setor de turismo. Para tanto, traz um panorama do impacto da pandemia, considerando o primeiro semestre de 2020, nas contas públicas, no fluxo aéreo, nos meios de hospedagem e na empregabilidade, tendo como fontes de dados os portais da transparência e demais informações de caráter público emanadas pelos governos federal e estadual. A criação do Comitê Científico do Nordeste e suas recomendações para o enfrentamento da pandemia são cotejados no sentido de se estabelecer a adoção (ou não) de tais diretrizes para a consecução de decretos estaduais direcionados ao combate à pandemia. Intenta-se salientar como o Estado de Pernambuco busca administrar a crise, pesando os dois lados da balança: as recomendações do Consórcio e a pressão do setor para a abertura. As entrevistas com a Secretaria de Turismo, de um lado, e com pessoas ligadas ao trade turístico de outro, mostram tal impasse. Por fim, o artigo finaliza apontando que, na medida do possível, Pernambuco tem realizado um enfrentamento positivo à crise, inclusive, no que tange ao setor de turismo, buscando dar alternativas dentro do cenário apresentado.Este artículo pretende evaluar cómo el Estado de Pernambuco, a través de sus políticas públicas, ha enfrentado la pandemia del COVID-19 en relación con el sector turístico. Para ello, se presenta un panorama del impacto de la pandemia, considerando el primer semestre de 2020, en las cuentas públicas, la circulación aérea, el alojamiento y el empleo, utilizando como fuente de datos los canales de transparencia y otras informaciones públicas emitidas por los gobiernos federal y estatal. Se comparan la creación del Comité Científico del Nordeste y sus recomendaciones para el combate de la pandemia con el fin de establecer la adopción (o no) de dichas directrices para la elaboración de decretos estatales dirigidos a combatir la epidemia. Se pretende destacar cómo el estado de Pernambuco busca gestionar la crisis equilibrando los dos lados de la balanza: las recomendaciones del Consorcio y la presión del sector por la apertura. Las entrevistas con el Secretario de Turismo, por un lado, y con personas vinculadas al comercio turístico, por otro, muestran ese impase. Para finalizar, el artículo señala que, en la medida de lo posible, Pernambuco ha afrontado la crisis de forma positiva, incluso acogiendo al sector turístico, tratando de ofrecer alternativas dentro del escenario planteado.Este artículo pretende evaluar cómo el Estado de Pernambuco, a través de sus políticas públicas, ha enfrentado la pandemia del COVID-19 en relación con el sector turístico. Para ello, se presenta un panorama del impacto de la pandemia, considerando el primer semestre de 2020, en las cuentas públicas, la circulación aérea, el alojamiento y el empleo, utilizando como fuente de datos los canales de transparencia y otras informaciones públicas emitidas por los gobiernos federal y estatal. Se comparan la creación del Comité Científico del Nordeste y sus recomendaciones para el combate de la pandemia con el fin de establecer la adopción (o no) de dichas directrices para la elaboración de decretos estatales dirigidos a combatir la epidemia. Se pretende destacar cómo el estado de Pernambuco busca gestionar la crisis equilibrando los dos lados de la balanza: las recomendaciones del Consorcio y la presión del sector por la apertura. Las entrevistas con el Secretario de Turismo, por un lado, y con personas vinculadas al comercio turístico, por otro, muestran ese impase. Para finalizar, el artículo señala que, en la medida de lo posible, Pernambuco ha afrontado la crisis de forma positiva, incluso acogiendo al sector turístico, tratando de ofrecer alternativas dentro del escenario planteado.The aim of this article is to evaluate how the State of Pernambuco, Brazil, through its public policies, has responded to the COVID-19 pandemic concerning the tourism sector. Therefore, the study presents an overview of the impacts caused by the pandemic, considering the first semester of 2020, on public accounts, air traffic, accommodation and employability, based on transparency websites and other open information provided by federal and state governments. The creation of the Northeast Scientific Committee and its recommendations on pandemic response are analysed in order to establish the adoption (or not) of such guidelines for the achievement of state decrees aimed at combating the pandemic. It is intended to highlight how the state of Pernambuco seeks to manage the crisis by weighing both sides of the scale: The Consortium's recommendations and sector’s pressure to reopen through the interviews with the Secretariat of Tourism, on the one hand, and with people linked to the tourist trade on the other, reveal such impasse. Lastly, the article concludes by pointing out that, as far as possible, Pernambuco has faced the crisis positively, including welcoming the tourism sector, making efforts to provide alternatives within the presented scenario.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/6133910.12957/geouerj.2021.61339Geo UERJ; n. 39 (2021): JUL/DEZ - Turismo em Tempos de Pandemia; e613391981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/61339/38622Copyright (c) 2021 Cristina Pereira de Araujo, Ilana Barreto Kiyotani, Denise Betânia Marques dos Santos, Camilla de Andrade Lins, Otávio Augusto Alves dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Cristina Pereira deKiyotani, Ilana BarretoSantos, Denise Betânia Marques dosLins, Camilla de AndradeSantos, Otávio Augusto Alves dos2022-02-20T22:32:10Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/61339Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T22:32:10Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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