EU ESTAVA AQUI O TEMPO TODO E SÓ VOCÊ NÃO VIU: A GEOMORFOLOGIA NO MINECRAFT COMO RECURSO NO ENSINO BÁSICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FROTA FILHO, ARMANDO BRITO DA
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/73065
Resumo: O artigo versa sobre o uso de jogos eletrônicos como ferramenta para o ensino de geografia física, como disciplinas de Geomorfologia. Assim, os objetivos foram: 1) Discutir a utilização de jogos comerciais no processo de ensino-aprendizagem e sua importância no ensino de Geografia e Geografia Física; 2) Caracterizar o potencial do Minecraft como recurso metodológico; 3) Elaborar uma proposta didática associando o uso do Minecraft com conceitos de Geomorfologia, a partir do sexto ano do Ensino Fundamental vinculado às competências e habilidades da BNCC. Para tanto, a metodologia consistiu em um levantamento e revisão de literatura sobre os temas de Geografia Escolar, Geografia de jogos e Ensino de Geografia Física, o uso da matriz FOFA/SWOT para caracterizar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades do Minecraft como ferramenta educacional. Como resultado, destaca-se que os jogos são ferramentas que podem desenvolver alunos-jogadores e alunos-protagonistas no ensino, além de proporcionar ludicidade a temas mais difíceis. Outra questão observada é a possível dificuldade de alunos e professores em relação ao uso das tecnologias. E o professor faz parte do processo, sendo tanto o idealizador e quem contextualiza a proposta para a escola, quanto um mediador no processo de ensino-aprendizagem. O Minecraft como recurso voltado para a Geografia é uma ferramenta preciosa, com possibilidades que não se limitam ao conteúdo do sexto ano, ou temas voltados à geomorfologia, porém deve estar associado à parte teórica da aula e ao cotidiano.
id UERJ-21_fa8e21fae05e2f6fb905d4b216022769
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/73065
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling EU ESTAVA AQUI O TEMPO TODO E SÓ VOCÊ NÃO VIU: A GEOMORFOLOGIA NO MINECRAFT COMO RECURSO NO ENSINO BÁSICOJogosRelevopensamento espacialaluno-protagonistaO artigo versa sobre o uso de jogos eletrônicos como ferramenta para o ensino de geografia física, como disciplinas de Geomorfologia. Assim, os objetivos foram: 1) Discutir a utilização de jogos comerciais no processo de ensino-aprendizagem e sua importância no ensino de Geografia e Geografia Física; 2) Caracterizar o potencial do Minecraft como recurso metodológico; 3) Elaborar uma proposta didática associando o uso do Minecraft com conceitos de Geomorfologia, a partir do sexto ano do Ensino Fundamental vinculado às competências e habilidades da BNCC. Para tanto, a metodologia consistiu em um levantamento e revisão de literatura sobre os temas de Geografia Escolar, Geografia de jogos e Ensino de Geografia Física, o uso da matriz FOFA/SWOT para caracterizar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades do Minecraft como ferramenta educacional. Como resultado, destaca-se que os jogos são ferramentas que podem desenvolver alunos-jogadores e alunos-protagonistas no ensino, além de proporcionar ludicidade a temas mais difíceis. Outra questão observada é a possível dificuldade de alunos e professores em relação ao uso das tecnologias. E o professor faz parte do processo, sendo tanto o idealizador e quem contextualiza a proposta para a escola, quanto um mediador no processo de ensino-aprendizagem. O Minecraft como recurso voltado para a Geografia é uma ferramenta preciosa, com possibilidades que não se limitam ao conteúdo do sexto ano, ou temas voltados à geomorfologia, porém deve estar associado à parte teórica da aula e ao cotidiano.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/73065Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/73065/47942Copyright (c) 2023 ARMANDO BRITO DA FROTA FILHOhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFROTA FILHO, ARMANDO BRITO DA2023-12-28T17:21:23Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/73065Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2023-12-28T17:21:23Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv EU ESTAVA AQUI O TEMPO TODO E SÓ VOCÊ NÃO VIU: A GEOMORFOLOGIA NO MINECRAFT COMO RECURSO NO ENSINO BÁSICO
title EU ESTAVA AQUI O TEMPO TODO E SÓ VOCÊ NÃO VIU: A GEOMORFOLOGIA NO MINECRAFT COMO RECURSO NO ENSINO BÁSICO
spellingShingle EU ESTAVA AQUI O TEMPO TODO E SÓ VOCÊ NÃO VIU: A GEOMORFOLOGIA NO MINECRAFT COMO RECURSO NO ENSINO BÁSICO
FROTA FILHO, ARMANDO BRITO DA
Jogos
Relevo
pensamento espacial
aluno-protagonista
title_short EU ESTAVA AQUI O TEMPO TODO E SÓ VOCÊ NÃO VIU: A GEOMORFOLOGIA NO MINECRAFT COMO RECURSO NO ENSINO BÁSICO
title_full EU ESTAVA AQUI O TEMPO TODO E SÓ VOCÊ NÃO VIU: A GEOMORFOLOGIA NO MINECRAFT COMO RECURSO NO ENSINO BÁSICO
title_fullStr EU ESTAVA AQUI O TEMPO TODO E SÓ VOCÊ NÃO VIU: A GEOMORFOLOGIA NO MINECRAFT COMO RECURSO NO ENSINO BÁSICO
title_full_unstemmed EU ESTAVA AQUI O TEMPO TODO E SÓ VOCÊ NÃO VIU: A GEOMORFOLOGIA NO MINECRAFT COMO RECURSO NO ENSINO BÁSICO
title_sort EU ESTAVA AQUI O TEMPO TODO E SÓ VOCÊ NÃO VIU: A GEOMORFOLOGIA NO MINECRAFT COMO RECURSO NO ENSINO BÁSICO
author FROTA FILHO, ARMANDO BRITO DA
author_facet FROTA FILHO, ARMANDO BRITO DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FROTA FILHO, ARMANDO BRITO DA
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Relevo
pensamento espacial
aluno-protagonista
topic Jogos
Relevo
pensamento espacial
aluno-protagonista
description O artigo versa sobre o uso de jogos eletrônicos como ferramenta para o ensino de geografia física, como disciplinas de Geomorfologia. Assim, os objetivos foram: 1) Discutir a utilização de jogos comerciais no processo de ensino-aprendizagem e sua importância no ensino de Geografia e Geografia Física; 2) Caracterizar o potencial do Minecraft como recurso metodológico; 3) Elaborar uma proposta didática associando o uso do Minecraft com conceitos de Geomorfologia, a partir do sexto ano do Ensino Fundamental vinculado às competências e habilidades da BNCC. Para tanto, a metodologia consistiu em um levantamento e revisão de literatura sobre os temas de Geografia Escolar, Geografia de jogos e Ensino de Geografia Física, o uso da matriz FOFA/SWOT para caracterizar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades do Minecraft como ferramenta educacional. Como resultado, destaca-se que os jogos são ferramentas que podem desenvolver alunos-jogadores e alunos-protagonistas no ensino, além de proporcionar ludicidade a temas mais difíceis. Outra questão observada é a possível dificuldade de alunos e professores em relação ao uso das tecnologias. E o professor faz parte do processo, sendo tanto o idealizador e quem contextualiza a proposta para a escola, quanto um mediador no processo de ensino-aprendizagem. O Minecraft como recurso voltado para a Geografia é uma ferramenta preciosa, com possibilidades que não se limitam ao conteúdo do sexto ano, ou temas voltados à geomorfologia, porém deve estar associado à parte teórica da aula e ao cotidiano.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/73065
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/73065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/73065/47942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ARMANDO BRITO DA FROTA FILHO
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ARMANDO BRITO DA FROTA FILHO
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317526681747456