diálogos filosóficos sobre os cuentos de fadas de hans christian andersen. um estudo de caso de manuais de fpc

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: schaffalitzky, caroline
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: bom, anne klara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/54386
Resumo: Na Dinamarca, ensinar os famosos contos de fadas de Hans Christian Andersen representa um desafio na educação primária porque o status de herança cultural e leituras simplificadas tornam difícil envolver os alunos em leituras autênticas. Uma estratégia pode ser usar diálogos filosóficos das tradições da filosofia para crianças, porque eles oferecem abordagens centradas no estudante, em que eles exploram questões e ideias juntos, onde o professor assume o papel não como autoridade, mas como facilitador do diálogo. Este tipo de ensino dialógico foi fomentado por ser especialmente adequado para a educação literária, em que os professores visam envolver os estudantes na leitura da literatura com uma mente aberta. No entanto, este artigo apresenta um estudo de caso comparativo dos materiais produzidos por um dos pioneiros da FpC, Per Jespersen, para diálogos filosóficos e contos de fadas de Hans Christian Andersen. Nosso estudo dá motivos para ser cautelosos Analisamos o design das perguntas nos manuais de contos de fadas e os comparamos com os manuais das próprias histórias de Jespersen, e descobrimos que o design de questionamento nos manuais de suas próprias histórias é geralmente muito mais focado e acessível, com base em questões conceitualmente abertas. Argumentamos que isso indica que, apesar de seus ideais dialógicos, o design dos manuais de contos de fadas desmorona sob o peso do impacto cultural e histórico de Hans Christian Andersen e sua obra na Dinamarca. 
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Uma estratégia pode ser usar diálogos filosóficos das tradições da filosofia para crianças, porque eles oferecem abordagens centradas no estudante, em que eles exploram questões e ideias juntos, onde o professor assume o papel não como autoridade, mas como facilitador do diálogo. Este tipo de ensino dialógico foi fomentado por ser especialmente adequado para a educação literária, em que os professores visam envolver os estudantes na leitura da literatura com uma mente aberta. No entanto, este artigo apresenta um estudo de caso comparativo dos materiais produzidos por um dos pioneiros da FpC, Per Jespersen, para diálogos filosóficos e contos de fadas de Hans Christian Andersen. Nosso estudo dá motivos para ser cautelosos Analisamos o design das perguntas nos manuais de contos de fadas e os comparamos com os manuais das próprias histórias de Jespersen, e descobrimos que o design de questionamento nos manuais de suas próprias histórias é geralmente muito mais focado e acessível, com base em questões conceitualmente abertas. Argumentamos que isso indica que, apesar de seus ideais dialógicos, o design dos manuais de contos de fadas desmorona sob o peso do impacto cultural e histórico de Hans Christian Andersen e sua obra na Dinamarca. En Dinamarca, enseñar los famosos cuentos de hadas de Hans Christian Andersen plantea un desafío en la educación primaria porque el estatuto de ‘herencia cultural nacional’ de la producción de este autor y las lecturas simplificadas de sus textos dificultan que los estudiantes se comprometan en lecturas auténticas. Una estrategia podría ser utilizar diálogos filosóficos de la tradición de filosofía para niños y niñas porque ofrece un enfoque de enseñanza centrado en los estudiantes, en el que los estudiantes exploran preguntas e ideas juntos, y en el que el maestro o maestra asume su papel ya no como autoridad, sino como facilitador del diálogo. Este tipo de enseñanza dialógica se ha fomentado por ser especialmente adecuada para la educación literaria, en la que los y las docentes tienen como objetivo involucrar a los estudiantes en la lectura de la literatura con una mente abierta. Sin embargo, este artículo presenta un estudio de caso sobre los materiales preparados por un pionero en FpN, Per Jespersen, para diálogos filosóficos y cuentos de hadas de Hans Christian Andersen. Nuestro estudio da motivos para ser cautelosos. Analizamos el diseño de las preguntas en los manuales de cuentos de hadas y los comparamos con los manuales de las propias historias de Jespersen, y descubrimos que el diseño del cuestionamiento en los manuales para sus propias historias es, en general, mucho más enfocado y accesible, basándose en preguntas conceptualmente abiertas. Argumentamos que, a pesar de los ideales dialógicos, el diseño de manuales para cuentos de hadas cede ante el peso del impacto cultural e histórico de Hans Christian Andersen y su trabajo en Dinamarca. In Denmark, teaching the famous fairy tales of Hans Christian Andersen poses a challenge in primary education because cultural heritage status and oversimplified readings make it difficult to engage students in authentic readings. A strategy could be to use philosophical dialogues from the tradition of philosophy with children because this is a student-centred approach to teaching where students explore questions and ideas together, and where the teacher assumes the role not as authority, but as facilitator of the dialogue. This kind of dialogic teaching has been encouraged as especially suitable for literary education where teachers aim to engage students in reading the literature with an open mind. However, this article presents a case study that gives reason for caution. It analyses materials for philosophical dialogues on Hans Christian Andersen’s fairy tales and concludes that despite the dialogic ideals, the teaching design caves in to the weight of the cultural and historical impact of Hans Christian Andersen and his work.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/5438610.12957/childphilo.2021.54386childhood & philosophy; Vol. 17 (2021); 01 - 19childhood & philosophy; v. 17 (2021); 01 - 19childhood & philosophy; Vol. 17 (2021); 01 - 191984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. 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