solución de problemas colaborativos y educación para la ciudadanía: un escape filosófico en la edad de las competencias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: santi, marina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/43269
Resumo: Partindo dos resultados italianos da avaliação PISA 2015 sobre a competência de jovens estudantes em solução coletiva de problemas, conduzimos neste artigo uma análise crítica sobre o conceito de competência, observado através das lentes da Abordagem das Capacidades. O currículo da Filosofia para Crianças é apresentado como uma proposta pedagógica e didática capaz de reconceituar as construções ‘solução de problemas’ e ‘colaboração’. À luz da teoria do ‘Pensamento Complexo’ e da metodologia de sala de aula como ‘comunidade de investigação’, o quadro teórico geral da abordagem do PISA e da DeSeCo sobre solução de problemas tem sido criticado pelo foco que dá ao que define por “estruturas mentais internas, no sentido de habilidades disposições ou recursos intrínsecos ao indivíduo”. Aqui se considera e se discute as propostas da Filosofia para Crianças e sua metodologia de ‘comunidade de investigação’. Este currículo educacional oferece uma oportunidade real de repensar a educação para a cidadania concentrando-se no valor e potência da ação coletiva e da habilidade de se admirar com o nosso mundo. Suas implicações pedagógicas são significativas, porque isso significa que deveríamos estar visando alinhar a educação acadêmica não com o que a sociedade é, mas com o que poderia ou deveria ser. Para tanto, políticas educacionais e ações de planejamento precisam focar em valores e princípios, em assuntos como liberdade, equidade social e participação. Estes tópicos não são exclusivos aos âmbitos de aptidão e rendimento individuais. Eles possuem componentes éticos e culturais. Podemos considerar a Filosofia para Crianças uma oportunidade de trabalhar por um objetivo educacional e político de criar “comunidades florescentes”.
id UERJ-22_17932c1fbf6cd5ef6963063212495f35
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/43269
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling solución de problemas colaborativos y educación para la ciudadanía: un escape filosófico en la edad de las competenciascollaborative problem-solving and citizenship education: a philosophical escape in the age of competencieseducação para cidadania e solução colaborativa de problemas: um escape filosófico na era das competênciascompetenciasolución colaborativa de problemasfilosofía para niñoseducación para la ciudadanía.competencecollaborative problem-solvingphilosophy for childrencitizenship education.competênciasolução colaborativa de problemasfilosofia para criançaseducação para a cidadania.Partindo dos resultados italianos da avaliação PISA 2015 sobre a competência de jovens estudantes em solução coletiva de problemas, conduzimos neste artigo uma análise crítica sobre o conceito de competência, observado através das lentes da Abordagem das Capacidades. O currículo da Filosofia para Crianças é apresentado como uma proposta pedagógica e didática capaz de reconceituar as construções ‘solução de problemas’ e ‘colaboração’. À luz da teoria do ‘Pensamento Complexo’ e da metodologia de sala de aula como ‘comunidade de investigação’, o quadro teórico geral da abordagem do PISA e da DeSeCo sobre solução de problemas tem sido criticado pelo foco que dá ao que define por “estruturas mentais internas, no sentido de habilidades disposições ou recursos intrínsecos ao indivíduo”. Aqui se considera e se discute as propostas da Filosofia para Crianças e sua metodologia de ‘comunidade de investigação’. Este currículo educacional oferece uma oportunidade real de repensar a educação para a cidadania concentrando-se no valor e potência da ação coletiva e da habilidade de se admirar com o nosso mundo. Suas implicações pedagógicas são significativas, porque isso significa que deveríamos estar visando alinhar a educação acadêmica não com o que a sociedade é, mas com o que poderia ou deveria ser. Para tanto, políticas educacionais e ações de planejamento precisam focar em valores e princípios, em assuntos como liberdade, equidade social e participação. Estes tópicos não são exclusivos aos âmbitos de aptidão e rendimento individuais. Eles possuem componentes éticos e culturais. Podemos considerar a Filosofia para Crianças uma oportunidade de trabalhar por um objetivo educacional e político de criar “comunidades florescentes”.A partir de los resultados italianos de las encuestas PISA 2015 con respecto a la competencia de los jóvenes estudiantes en la resolución de problemas en colaboración, en este textorealizamos un análisis crítico del concepto de competencia, visto a través de la lente del enfoque de capacidad. El currículo de Filosofía para niños se presenta como una propuesta pedagógica y didáctica capaz de reconceptualizar los conceptos de "resolución de problemas" y "colaboración". A la luz de la teoría del "pensamiento complejo" y la metodología en clase de "comunidad de investigación", el marco teórico general del enfoque de PISA y DeSeCo para la resolución de problemas ha sido criticado por su enfoque en lo que se ha definido en términos de "estructuras de mentalidad interna en el sentido de habilidades, disposiciones o recursos incrustados en el individuo”. Aquí se considera y discute la propuesta de Filosofía para niños y su metodología de "comunidad de investigación". Este currículo educativo ofrece una oportunidad real para repensar la educación para la ciudadanía al concentrarse en el valor y el poder de la agencia colectiva y la capacidad de preguntarse sobre nuestro mundo. Las implicaciones pedagógicas son significativas porque esto significa que debemos apuntar a alinear la educación académica no con lo que la sociedad es, sino con lo que podría o debería ser. Para lograr esto, las políticas educativas y las acciones de planificación deben centrarse en los valores y principios, sobre asuntos como la libertad, la equidad social y la participación. Estos asuntos no son exclusivos de los ámbitos de dotación y rendimiento individuales. Tienen componentes éticos y culturales fundamentales. Filosofía para niños puede considerarse como una oportunidad para trabajar hacia el objetivo educativo y político de crear "comunidades florecientes".Starting from the Italian results of the PISA 2015 surveys as regards the competence of young students in collaborative problem-solving, in this paper we conduct a critical analysis of the concept of competence, as seen through the lens of the Capability Approach. The Philosophy for Children curriculum is presented as a pedagogical and didactic proposal capable of re-conceptualizing the constructs of ‘problem-solving’ and ‘collaboration’. In the light of ‘Complex Thinking’ theory and the ‘community of inquiry’ classroom methodology, the general theoretical frame of the PISA and DeSeCo approach to problem-solving has been criticized for its focus on what has been defined in terms of “internal mental structures in the sense of abilities, dispositions or resources embedded in the individual”. The proposal of Philosophy for Children and its ‘community of inquiry’ methodology are considered and discussed.  This educational curriculum provides a real opportunity to rethink citizenship education by concentrating on the value and power of collective agency and the ability to wonder about our world. The pedagogical implications are significant because this means that we should be aiming to align academic education not with what society is, but with what it could or should be. To achieve this, education policies and planning actions need to focus on values and principles, on matters such as freedom, social equity and participation. These matters are not exclusive to the realms of individual endowment and performance. They have fundamental ethical and cultural components. Philosophy for Children can be considered as an opportunity to work towards the educational and political goal of creating “flourishing communities”.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/4326910.12957/childphilo.2019.43269childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-19childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-19childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-191984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJenghttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/43269/29881Copyright (c) 2019 childhood & philosophyinfo:eu-repo/semantics/openAccesssanti, marina2020-03-18T20:00:00Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/43269Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2020-03-18T20:00Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv solución de problemas colaborativos y educación para la ciudadanía: un escape filosófico en la edad de las competencias
collaborative problem-solving and citizenship education: a philosophical escape in the age of competencies
educação para cidadania e solução colaborativa de problemas: um escape filosófico na era das competências
title solución de problemas colaborativos y educación para la ciudadanía: un escape filosófico en la edad de las competencias
spellingShingle solución de problemas colaborativos y educación para la ciudadanía: un escape filosófico en la edad de las competencias
santi, marina
competencia
solución colaborativa de problemas
filosofía para niños
educación para la ciudadanía.
competence
collaborative problem-solving
philosophy for children
citizenship education.
competência
solução colaborativa de problemas
filosofia para crianças
educação para a cidadania.
title_short solución de problemas colaborativos y educación para la ciudadanía: un escape filosófico en la edad de las competencias
title_full solución de problemas colaborativos y educación para la ciudadanía: un escape filosófico en la edad de las competencias
title_fullStr solución de problemas colaborativos y educación para la ciudadanía: un escape filosófico en la edad de las competencias
title_full_unstemmed solución de problemas colaborativos y educación para la ciudadanía: un escape filosófico en la edad de las competencias
title_sort solución de problemas colaborativos y educación para la ciudadanía: un escape filosófico en la edad de las competencias
author santi, marina
author_facet santi, marina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv santi, marina
dc.subject.por.fl_str_mv competencia
solución colaborativa de problemas
filosofía para niños
educación para la ciudadanía.
competence
collaborative problem-solving
philosophy for children
citizenship education.
competência
solução colaborativa de problemas
filosofia para crianças
educação para a cidadania.
topic competencia
solución colaborativa de problemas
filosofía para niños
educación para la ciudadanía.
competence
collaborative problem-solving
philosophy for children
citizenship education.
competência
solução colaborativa de problemas
filosofia para crianças
educação para a cidadania.
description Partindo dos resultados italianos da avaliação PISA 2015 sobre a competência de jovens estudantes em solução coletiva de problemas, conduzimos neste artigo uma análise crítica sobre o conceito de competência, observado através das lentes da Abordagem das Capacidades. O currículo da Filosofia para Crianças é apresentado como uma proposta pedagógica e didática capaz de reconceituar as construções ‘solução de problemas’ e ‘colaboração’. À luz da teoria do ‘Pensamento Complexo’ e da metodologia de sala de aula como ‘comunidade de investigação’, o quadro teórico geral da abordagem do PISA e da DeSeCo sobre solução de problemas tem sido criticado pelo foco que dá ao que define por “estruturas mentais internas, no sentido de habilidades disposições ou recursos intrínsecos ao indivíduo”. Aqui se considera e se discute as propostas da Filosofia para Crianças e sua metodologia de ‘comunidade de investigação’. Este currículo educacional oferece uma oportunidade real de repensar a educação para a cidadania concentrando-se no valor e potência da ação coletiva e da habilidade de se admirar com o nosso mundo. Suas implicações pedagógicas são significativas, porque isso significa que deveríamos estar visando alinhar a educação acadêmica não com o que a sociedade é, mas com o que poderia ou deveria ser. Para tanto, políticas educacionais e ações de planejamento precisam focar em valores e princípios, em assuntos como liberdade, equidade social e participação. Estes tópicos não são exclusivos aos âmbitos de aptidão e rendimento individuais. Eles possuem componentes éticos e culturais. Podemos considerar a Filosofia para Crianças uma oportunidade de trabalhar por um objetivo educacional e político de criar “comunidades florescentes”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/43269
10.12957/childphilo.2019.43269
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/43269
identifier_str_mv 10.12957/childphilo.2019.43269
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/43269/29881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 childhood & philosophy
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 childhood & philosophy
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-19
childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-19
childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-19
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317592231378944