problems, limits and possibilities of the presence of philosophy in the scholar education: matthew lipman contributions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: henning, leoni maria padilha
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: lopes, robson carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20742
Resumo: Trata-se de uma reflexão acerca dos problemas, limites e possibilidades do ensino de filosofia, a partir das relações entre filosofia e educação, visto especialmente pela perspectiva de Matthew Lipman. Para empreender essa reflexão, num primeiro momento, partimos de alguns questionamentos, tais como: o que é filosofia? Quais suas especificidades? Quais são as exigências para que o pensamento filosófico aconteça? Incluímos em nossa discussão outras questões suplementares tais como: o exame sobre a relação da filosofia com a educação; a análise sobre os limites da filosofia como atividade pedagógica; indicações sobre as aproximações da filosofia à educação, na atualidade; e, finalmente, uma reflexão, embora modesta, sobre uma possível saída para a problemática, envolvendo o ensino de filosofia. Para realizar tais objetivos, procedemos com uma pesquisa bibliográfica, embasados principalmente nas obras de Lipman, tendo sido recorrido outros autores conforme a necessidade de suporte teórico para nossa argumentação. Para concluir, diante da problemática da Filosofia para Crianças e a linguagem no contexto do ensino, anunciamos a importância de considerarmos para futuro estudos, as interrelações entre Lipman e Wittgenstein.
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Incluímos em nossa discussão outras questões suplementares tais como: o exame sobre a relação da filosofia com a educação; a análise sobre os limites da filosofia como atividade pedagógica; indicações sobre as aproximações da filosofia à educação, na atualidade; e, finalmente, uma reflexão, embora modesta, sobre uma possível saída para a problemática, envolvendo o ensino de filosofia. Para realizar tais objetivos, procedemos com uma pesquisa bibliográfica, embasados principalmente nas obras de Lipman, tendo sido recorrido outros autores conforme a necessidade de suporte teórico para nossa argumentação. Para concluir, diante da problemática da Filosofia para Crianças e a linguagem no contexto do ensino, anunciamos a importância de considerarmos para futuro estudos, as interrelações entre Lipman e Wittgenstein.This article proposes to develop a reflection on the problems, limits and possibilities of teaching philosophy, considering the relationships between philosophy and education, especially through Matthew Lipman’s perspective. To undertake this reflection, primarily, we start from some questions such as: What is philosophy? What are its characteristics? What are the requirements to make philosophical thinking occurs? We included in our discussions other additional items such as: the exam on the relation of philosophy with education; an analyses on the limits of philosophy as pedagogical activity; the indications on the approximations of philosophy to education in the present time; and, finally, a reflection, however modest, on the possible exit for the problematic, involving teaching philosophy. To accomplish these objectives, the procedure was a bibliographical research grounded primarily on the work of Lipman and also on some other authors who gave us support to the study. For concluding, before the problematic of Philosophy for Children and the language pointed on teaching context, we announced the importance to consider the possible interrelations between Lipman and Wittgenstein.Esta es una reflexión sobre los problemas, límites y posibilidades de la enseñanza de la filosofía, a partir de las relaciones entre filosofía y educación, sobre todo visto desde la perspectiva de Matthew Lipman. Para llevar a cabo esta reflexión, en un primer momento, partimos de algunas preguntas como: ¿qué es la filosofía? ¿Cuáles son sus características específicas? ¿Cuáles son los requisitos para que se sé el pensamiento filosófico? Hemos incluido en nuestra discusión otras cuestiones como el examen de la relación entre filosofía y educación, el análisis sobre los límites de la filosofía como actividad pedagógica; indicaciones sobre las aproximaciones de la filosofía a la educación en la actualidad y, por último, una reflexión, modesta, sobre una posible solución al problema de la enseñanza de la filosofía. Para lograr estos objetivos, se procede a una revisión de la literatura, basada principalmente en las obras de Lipman, y otros autores, según la necesidad de un apoyo teórico para nuestros argumentos. Para concluir, ante la problemática de Filosofía para Niños y el lenguaje en el contexto de la enseñanza, anunciamos la importancia de tener en cuenta, para futuros estudios, las relaciones entre Lipman y Wittgenstein.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20742childhood & philosophy; Vol. 8 Núm. 15 (2012): ene./jun.; 153-177childhood & philosophy; v. 8 n. 15 (2012): jan./jun.; 153-177childhood & philosophy; Vol. 8 No. 15 (2012): jan./june; 153-1771984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. 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