why piaget does not philosophize? critical discussion of gareth b. mathews with the piagetan concept of cognitive development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: walczak, paweł
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/39320
Resumo: Este artigo é direcionado a criticar a teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual elaborada por Gareth B. Matthews (1929-2011). Este filósofo americano analisa as ideias de Piaget (1896-1980) de uma perspectiva da questão sobre o significado e a possibilidade de filosofar com crianças. A discussão entre Matthews e Piaget pode parecer interessante hoje porque a teoria do desenvolvimento cognitivo tem moldado a educação moderna e pode ser vista como um fator de perpetuação de posturas céticas diante da filosofia para crianças. Neste artigo, os argumentos de Matthews foram reconstituídos e interpretados, provando consistente e sistematicamente que Piaget não compreendeu o fenômeno da filosofia das crianças. Falando do filosofar das crianças, Matthews está se referindo à tendência das crianças de perguntar questões filosoficamente significativas, à habilidade de problematizar a experiência, à atitude específica das crianças para com o mundo e a notar os problemas que grandes filósofos têm lidado por séculos. Todas essas capacidades observáveis do pensamento das crianças foram interpretadas por Piaget como déficit intelectual. Matthews argumenta contra esta interpretação. A discussão enquadra estas questões como sendo um problema de determinação do critério de maturidade intelectual, de importância da criatividade e da fantasia no pensamento, de desenvolvimento de conceitos e de habilidades linguísticas e de diferenças entre o uso da linguagem entre crianças e adultos. A análise das críticas da teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo leva à conclusão que a psicologia infantil precisa de abertura a este aspecto do pensamento das crianças que Piaget ignora. Há ainda uma importante tarefa para psicólogos/as e filósofos/as em melhor entender o fenômeno do filosofar por parte de crianças.
id UERJ-22_af6c6a96da78397bb76855446d8210c2
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/39320
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling why piaget does not philosophize? critical discussion of gareth b. mathews with the piagetan concept of cognitive developmentpor que piaget não filosofa? discussão crítica de gareth b. matthews com o conceito de desenvolvimento cognitivo de piaget¿por qué piaget no filosofa? discusión crítica de gareth b. matthews con el concepto de desarrollo cognitivo de piagetfilosofia para criançasdesenvolvimento cognitivoteoria de piagetgareth b. matthewsfilosofia da infânciachildren's philosophycognitive developmentPiaget's theoryGareth B. Matthewsphilosophy of childhoodEste artigo é direcionado a criticar a teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual elaborada por Gareth B. Matthews (1929-2011). Este filósofo americano analisa as ideias de Piaget (1896-1980) de uma perspectiva da questão sobre o significado e a possibilidade de filosofar com crianças. A discussão entre Matthews e Piaget pode parecer interessante hoje porque a teoria do desenvolvimento cognitivo tem moldado a educação moderna e pode ser vista como um fator de perpetuação de posturas céticas diante da filosofia para crianças. Neste artigo, os argumentos de Matthews foram reconstituídos e interpretados, provando consistente e sistematicamente que Piaget não compreendeu o fenômeno da filosofia das crianças. Falando do filosofar das crianças, Matthews está se referindo à tendência das crianças de perguntar questões filosoficamente significativas, à habilidade de problematizar a experiência, à atitude específica das crianças para com o mundo e a notar os problemas que grandes filósofos têm lidado por séculos. Todas essas capacidades observáveis do pensamento das crianças foram interpretadas por Piaget como déficit intelectual. Matthews argumenta contra esta interpretação. A discussão enquadra estas questões como sendo um problema de determinação do critério de maturidade intelectual, de importância da criatividade e da fantasia no pensamento, de desenvolvimento de conceitos e de habilidades linguísticas e de diferenças entre o uso da linguagem entre crianças e adultos. A análise das críticas da teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo leva à conclusão que a psicologia infantil precisa de abertura a este aspecto do pensamento das crianças que Piaget ignora. Há ainda uma importante tarefa para psicólogos/as e filósofos/as em melhor entender o fenômeno do filosofar por parte de crianças.TThis article analyzes the critique of the Piagetan theory of intellectual development made by American philosopher Gareth B. Matthews (1929-2011). Matthews analyzes Piaget's ideas from the perspective of the meaning and possibility of philosophizing among children. His use of Piaget is particularly relevant today because the theory of cognitive development has shaped modern education and contributes to the preservation of skepticism about children's philosophy. The article reconstructs and interprets Matthews' arguments, which consistently and systematically show that Piaget misunderstood children's philosophy. By “child’s philosophizing,” Matthews refers to children's tendency to ask philosophically significant questions, their ability to problematize experience, their specific attitude toward the world, and their ability to sense the problems that great philosophers have been dealing with for centuries. Piaget interpreted all these observable features of children's thinking as intellectual deficits; Matthews argues against this interpretation. The discussion focuses on the problem of determining the criterion of intellectual maturity, the importance of creativity and fantasy in thinking, the development of concepts and language skills, and the related differences between children and adults' language use. This analysis of Matthews’ critique of the Piagetian theory of cognitive development concludes that child psychology needs to be more open to this aspect of children's thought and that psychologists and philosophers must seek to better understand the child's philosophizing.Este artículo está dedicado a la crítica de la teoría del desarrollo intelectual de Piaget, realizada por Gareth B. Matthews (1929-2011). Este filósofo estadounidense analiza los conceptos de Piaget (1896-1980) desde la perspectiva de la pregunta sobre el significado y la posibilidad de filosofar con niños y niñas. La discusión de Matthews con Piaget también puede ser interesante hoy en día debido al hecho de que la teoría del desarrollo intelectual en etapas ha dado forma a la educación moderna y es un factor que consolida el enfoque escéptico de la filosofía de niñas y niños. Este artículo reconstruye e interpreta los argumentos de Matthews, que demuestran de manera consistente y sistemática que Piaget no entendió el fenómeno de la filosofía infantil. Hablando del filosofar infantil, Matthews se refiere a la tendencia de los niños a formular preguntas filosóficamente significativas, a notar los problemas que los grandes filósofos han estado tratando durante siglos, la actitud específica de niñas y niños hacia el mundo y su capacidad de problematizar la experiencia. Todas estas características observables del pensamiento de niñas y niños fueron interpretadas por Piaget como déficits intelectuales. Matthews argumenta en contra de tal interpretación. La discusión se refiere a cuestiones tales como: el problema de determinar el criterio de la madurez intelectual, la importancia de la creatividad y la fantasía en el pensamiento, el desarrollo de conceptos y habilidades lingüísticas y las diferencias entre el uso del lenguaje por parte de niños y adultos. El análisis de la crítica de la teoría del desarrollo intelectual de Piaget lleva a la conclusión de que la psicología infantil necesita cierta apertura a este aspecto del pensamiento de niñas y niños, ignorado por Piaget. Todavía hay una tarea importante para que psicólogos y filósofos comprendan mejor el fenómeno del filosofar infantil.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/3932010.12957/childphilo.2019.39320childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-26childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-26childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-261984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJenghttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/39320/27803Copyright (c) 2019 childhood & philosophyinfo:eu-repo/semantics/openAccesswalczak, paweł2020-07-31T23:32:42Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/39320Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2020-07-31T23:32:42Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv why piaget does not philosophize? critical discussion of gareth b. mathews with the piagetan concept of cognitive development
por que piaget não filosofa? discussão crítica de gareth b. matthews com o conceito de desenvolvimento cognitivo de piaget
¿por qué piaget no filosofa? discusión crítica de gareth b. matthews con el concepto de desarrollo cognitivo de piaget
title why piaget does not philosophize? critical discussion of gareth b. mathews with the piagetan concept of cognitive development
spellingShingle why piaget does not philosophize? critical discussion of gareth b. mathews with the piagetan concept of cognitive development
walczak, paweł
filosofia para crianças
desenvolvimento cognitivo
teoria de piaget
gareth b. matthews
filosofia da infância
children's philosophy
cognitive development
Piaget's theory
Gareth B. Matthews
philosophy of childhood
title_short why piaget does not philosophize? critical discussion of gareth b. mathews with the piagetan concept of cognitive development
title_full why piaget does not philosophize? critical discussion of gareth b. mathews with the piagetan concept of cognitive development
title_fullStr why piaget does not philosophize? critical discussion of gareth b. mathews with the piagetan concept of cognitive development
title_full_unstemmed why piaget does not philosophize? critical discussion of gareth b. mathews with the piagetan concept of cognitive development
title_sort why piaget does not philosophize? critical discussion of gareth b. mathews with the piagetan concept of cognitive development
author walczak, paweł
author_facet walczak, paweł
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv walczak, paweł
dc.subject.por.fl_str_mv filosofia para crianças
desenvolvimento cognitivo
teoria de piaget
gareth b. matthews
filosofia da infância
children's philosophy
cognitive development
Piaget's theory
Gareth B. Matthews
philosophy of childhood
topic filosofia para crianças
desenvolvimento cognitivo
teoria de piaget
gareth b. matthews
filosofia da infância
children's philosophy
cognitive development
Piaget's theory
Gareth B. Matthews
philosophy of childhood
description Este artigo é direcionado a criticar a teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual elaborada por Gareth B. Matthews (1929-2011). Este filósofo americano analisa as ideias de Piaget (1896-1980) de uma perspectiva da questão sobre o significado e a possibilidade de filosofar com crianças. A discussão entre Matthews e Piaget pode parecer interessante hoje porque a teoria do desenvolvimento cognitivo tem moldado a educação moderna e pode ser vista como um fator de perpetuação de posturas céticas diante da filosofia para crianças. Neste artigo, os argumentos de Matthews foram reconstituídos e interpretados, provando consistente e sistematicamente que Piaget não compreendeu o fenômeno da filosofia das crianças. Falando do filosofar das crianças, Matthews está se referindo à tendência das crianças de perguntar questões filosoficamente significativas, à habilidade de problematizar a experiência, à atitude específica das crianças para com o mundo e a notar os problemas que grandes filósofos têm lidado por séculos. Todas essas capacidades observáveis do pensamento das crianças foram interpretadas por Piaget como déficit intelectual. Matthews argumenta contra esta interpretação. A discussão enquadra estas questões como sendo um problema de determinação do critério de maturidade intelectual, de importância da criatividade e da fantasia no pensamento, de desenvolvimento de conceitos e de habilidades linguísticas e de diferenças entre o uso da linguagem entre crianças e adultos. A análise das críticas da teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo leva à conclusão que a psicologia infantil precisa de abertura a este aspecto do pensamento das crianças que Piaget ignora. Há ainda uma importante tarefa para psicólogos/as e filósofos/as em melhor entender o fenômeno do filosofar por parte de crianças.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/39320
10.12957/childphilo.2019.39320
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/39320
identifier_str_mv 10.12957/childphilo.2019.39320
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/39320/27803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 childhood & philosophy
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 childhood & philosophy
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-26
childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-26
childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-26
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317591827677184