seguindo conceitos da filosofia com crianças na prática de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: kizel, arie
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/44574
Resumo: O diálogo professor-aluno desempenha um papel central em facilitar o crescimento contínuo dos envolvidos na educação, particularmente o diálogo que convida a reflexão do aluno sobre a instrução dada e o próprio professor. O diálogo deve ajudar os alunos a articular a autoconsciência (consciente ou inconsciente) sobre seus comportamentos e hábitos de aprendizagem, o processo de aprendizagem e seus resultados ao mesmo tempo em que avalia sua qualidade e as maneiras pelas quais elas podem ser melhoradas. Uma das razões por trás de nossa crescente incapacidade de romper a barreira inerente entre professores e alunos é devido à falta de engajamento na reflexão dialógica em andamento, como forma de fazer progredir o processo de ensino-aprendizagem na escola. Este artigo oferece uma contribuição teórica sobre o diálogo na formação de professores através dos conceitos filosóficos de um programa de dez anos de formação de professores, elaborado de acordo com os princípios da Filosofia com Crianças. O programa promoveu a criatividade e o pensamento auto-reflexivo na formação de professores e ofereceu métodos dialógicos. Baseia-se também em seis dimensões que são a base da Filosofia com Crianças: aprender a partir de um lugar de perguntas, comunidade de aprendizagem que resiste à hierarquia educacional que se orgulha da onisciência, coordenador como participante do processo de aprendizagem, aprendendo no presente real, legitimação da improvisação como forma de aprender, aprendendo como libertando o aprendiz das fronteiras disciplinares. Todas as seis dimensões veem a Filosofia com Crianças como uma pedagogia da busca em cujo centro está a busca de significado que facilita o desenvolvimento pessoal - e, portanto, o auto-direcionamento e capacidade.
id UERJ-22_dc8752f3430a654092ab6f9f28ff1811
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/44574
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling seguindo conceitos da filosofia com crianças na prática de formação de professoressiguiendo a los conceptos de filosofía con niños en la práctica de la formación docentefollowing philosophy with children concepts in practice of teacher educationfilosofia com criançasformação de professorespedagogia da reflexãodiálogofilosofía con niñosformación docentepedagogía de la reflexióndiálogophilosophy with childrenteacher educationpedagogy of reflection and dialogueO diálogo professor-aluno desempenha um papel central em facilitar o crescimento contínuo dos envolvidos na educação, particularmente o diálogo que convida a reflexão do aluno sobre a instrução dada e o próprio professor. O diálogo deve ajudar os alunos a articular a autoconsciência (consciente ou inconsciente) sobre seus comportamentos e hábitos de aprendizagem, o processo de aprendizagem e seus resultados ao mesmo tempo em que avalia sua qualidade e as maneiras pelas quais elas podem ser melhoradas. Uma das razões por trás de nossa crescente incapacidade de romper a barreira inerente entre professores e alunos é devido à falta de engajamento na reflexão dialógica em andamento, como forma de fazer progredir o processo de ensino-aprendizagem na escola. Este artigo oferece uma contribuição teórica sobre o diálogo na formação de professores através dos conceitos filosóficos de um programa de dez anos de formação de professores, elaborado de acordo com os princípios da Filosofia com Crianças. O programa promoveu a criatividade e o pensamento auto-reflexivo na formação de professores e ofereceu métodos dialógicos. Baseia-se também em seis dimensões que são a base da Filosofia com Crianças: aprender a partir de um lugar de perguntas, comunidade de aprendizagem que resiste à hierarquia educacional que se orgulha da onisciência, coordenador como participante do processo de aprendizagem, aprendendo no presente real, legitimação da improvisação como forma de aprender, aprendendo como libertando o aprendiz das fronteiras disciplinares. Todas as seis dimensões veem a Filosofia com Crianças como uma pedagogia da busca em cujo centro está a busca de significado que facilita o desenvolvimento pessoal - e, portanto, o auto-direcionamento e capacidade.El diálogo profesor-alumno desempeña un papel central para facilitar el crecimiento continuo de quienes participan en la educación, en particular el diálogo que invita a los alumnos a reflexionar sobre la instrucción que se imparte y la propia maestra. El diálogo debe ayudar a los estudiantes a articular la autoconciencia (consciente o inconsciente) con respecto a su comportamiento y hábitos de aprendizaje y el proceso de aprendizaje y sus resultados al mismo tiempo que evalúa su calidad y las formas en que pueden mejorarse. Una de las razones detrás de nuestra creciente incapacidad para romper la barrera inherente entre maestros y estudiantes se debe a la falta de participación en la reflexión dialógica continua como un medio para avanzar en el proceso de enseñanza-aprendizaje dentro de la escuela. Este artículo ofrece una contribución teórica sobre el diálogo en la formación docente a través de los conceptos filosóficos de un programa de formación docente de diez años que fue diseñado de acuerdo con los principios de Filosofía con niños. El programa fomentó la creatividad y el pensamiento autorreflexivo en la formación docente y ofreció métodos dialógicos. Se basa también en seis dimensiones que son la base de la filosofía con niños: aprender desde un lugar de preguntas, una comunidad de aprendizaje que resiste la jerarquía educativa que se jacta de la omnisciencia, coordinador como participante en el proceso de aprendizaje, aprender en el presente real, legitimación de la improvisación como una forma de aprender, aprendiendo como liberando al alumno de los límites disciplinarios. Las seis dimensiones ven la filosofía con niños como una pedagogía de búsqueda en cuyo centro se encuentra la búsqueda de un significado que facilite el desarrollo personal y, por lo tanto,el auto-direccionamiento y capacidad.Teacher-student dialogue plays a central role in facilitating the ongoing growth of those engaged in education, particularly dialogue that invites student reflection on the instruction being given and the teacher herself. Dialogue should aid students in articulating self-awareness (conscious or unconscious) regarding their behaviour and learning habits and the learning process and its results at the same time as assessing their quality and the ways in which they may be improved. One of the reasons behind our increasing inability to break down the inherent barrier between teachers and students is due to a lack of engagement in ongoing dialogical reflection as a means of advancing the teaching-learning process within the school. This article summarizes the philosophical concepts of a ten years of teacher education program which was designed according to the principals of Philosophy with Children. The program fostered creativity and self-reflective thinking in schools and in teacher education and offered dialogical methods. It is based also on six dimensions that are the basis of Philosophy with Children: learning from a place of questions, community of learning that resists the educational hierarchy that boasts of omniscience, coordinator as a participant in the learning process, learning in the real present, legitimization of improvisation as a way of learning , learning as liberating the learner from disciplinary boundaries. All six dimensions view Philosophy with Children as a pedagogy of searching at whose center lies the pursuit of meaning that facilitates personal development—and thus self-direction and capability.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/4457410.12957/childphilo.2019.44574childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-21childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-21childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-211984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJenghttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/44574/31761Copyright (c) 2019 childhood & philosophyinfo:eu-repo/semantics/openAccesskizel, arie2020-03-18T20:00:00Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/44574Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2020-03-18T20:00Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv seguindo conceitos da filosofia com crianças na prática de formação de professores
siguiendo a los conceptos de filosofía con niños en la práctica de la formación docente
following philosophy with children concepts in practice of teacher education
title seguindo conceitos da filosofia com crianças na prática de formação de professores
spellingShingle seguindo conceitos da filosofia com crianças na prática de formação de professores
kizel, arie
filosofia com crianças
formação de professores
pedagogia da reflexão
diálogo
filosofía con niños
formación docente
pedagogía de la reflexión
diálogo
philosophy with children
teacher education
pedagogy of reflection and dialogue
title_short seguindo conceitos da filosofia com crianças na prática de formação de professores
title_full seguindo conceitos da filosofia com crianças na prática de formação de professores
title_fullStr seguindo conceitos da filosofia com crianças na prática de formação de professores
title_full_unstemmed seguindo conceitos da filosofia com crianças na prática de formação de professores
title_sort seguindo conceitos da filosofia com crianças na prática de formação de professores
author kizel, arie
author_facet kizel, arie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv kizel, arie
dc.subject.por.fl_str_mv filosofia com crianças
formação de professores
pedagogia da reflexão
diálogo
filosofía con niños
formación docente
pedagogía de la reflexión
diálogo
philosophy with children
teacher education
pedagogy of reflection and dialogue
topic filosofia com crianças
formação de professores
pedagogia da reflexão
diálogo
filosofía con niños
formación docente
pedagogía de la reflexión
diálogo
philosophy with children
teacher education
pedagogy of reflection and dialogue
description O diálogo professor-aluno desempenha um papel central em facilitar o crescimento contínuo dos envolvidos na educação, particularmente o diálogo que convida a reflexão do aluno sobre a instrução dada e o próprio professor. O diálogo deve ajudar os alunos a articular a autoconsciência (consciente ou inconsciente) sobre seus comportamentos e hábitos de aprendizagem, o processo de aprendizagem e seus resultados ao mesmo tempo em que avalia sua qualidade e as maneiras pelas quais elas podem ser melhoradas. Uma das razões por trás de nossa crescente incapacidade de romper a barreira inerente entre professores e alunos é devido à falta de engajamento na reflexão dialógica em andamento, como forma de fazer progredir o processo de ensino-aprendizagem na escola. Este artigo oferece uma contribuição teórica sobre o diálogo na formação de professores através dos conceitos filosóficos de um programa de dez anos de formação de professores, elaborado de acordo com os princípios da Filosofia com Crianças. O programa promoveu a criatividade e o pensamento auto-reflexivo na formação de professores e ofereceu métodos dialógicos. Baseia-se também em seis dimensões que são a base da Filosofia com Crianças: aprender a partir de um lugar de perguntas, comunidade de aprendizagem que resiste à hierarquia educacional que se orgulha da onisciência, coordenador como participante do processo de aprendizagem, aprendendo no presente real, legitimação da improvisação como forma de aprender, aprendendo como libertando o aprendiz das fronteiras disciplinares. Todas as seis dimensões veem a Filosofia com Crianças como uma pedagogia da busca em cujo centro está a busca de significado que facilita o desenvolvimento pessoal - e, portanto, o auto-direcionamento e capacidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/44574
10.12957/childphilo.2019.44574
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/44574
identifier_str_mv 10.12957/childphilo.2019.44574
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/44574/31761
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 childhood & philosophy
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 childhood & philosophy
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-21
childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-21
childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-21
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317592249204736