as águas da infância: criança e memória na poesia de jáder de carvalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20667 |
Resumo: | Jáder de Carvalho, escritor cearense do séc. XX, tem a criança como um motivo constante na sua poesia. Por meio da relação com a terra de origem (o sertão), a produção poética do autor, ativada pelos recursos da memória, trilha os caminhos da infância mediada pela experiência e por um percurso de formação. Do abandono familiar à compreensão precoce do mundo, visualizamos um menino que interage consigo e com o mundo por uma perspectiva singularizada no infantil. Os conceitos de infância e formação, assim, são essenciais para compreender o lirismo do autor, pois há uma forte conotação nas formas de aprendizagem por que passa a criança. Diferentemente das narrativas de formação (bildungsroman) que seguem um percurso sequenciado ao apresentar a linha de vida dos personagens, na poesia percebemos essa linha de forma fragmentada e dispersa. A criança jaderiana apresenta-se poeticamente pela palavra sem preocupação com a logicidade temporal. Um estado de infância se insurge além da cronologia, pois tanto o adulto quanto a criança que ele rememora encontram-se no mesmo plano de descobertas e inquietações, indicando um processo de formação que perdura no poeta em sua velhice. Esse trabalho, portanto, pretende analisar as imagens da infância na poesia de Jáder de Carvalho e sua relação com elementos que se fazem presentes em sua meninice, como o espaço sertanejo, a família, a solidão e o tempo. A partir de considerações sobre as categorias apresentadas, investiga-se de que modo o sertão, paisagem original das vivências do autor, atua de forma relacional com a criança que surge nos poemas e como infância e velhice montam um fluxo contínuo de relações que indicam um diálogo ativo e móvel entre as idades. Com as contribuições de correntes teóricas da Filosofia da Educação (Montaigne, Benjamin, Lyotard, Agamben), da Teoria da Literatura (Bakhtin) e da Psicanálise (Ferenczi) que tratam dos referidos fenômenos, constitui-se uma leitura que busca identificar a infância e seus percursos no trajeto poético de Jáder de Carvalho. |
id |
UERJ-22_e9b103bd47335c5d9e17227be8805709 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20667 |
network_acronym_str |
UERJ-22 |
network_name_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
as águas da infância: criança e memória na poesia de jáder de carvalhochildhood's waters: child and memory in poetry of jáder de carvalholas aguas de la infancia: niño y memoria en la poesía de jáder de carvalhochildhoodoldnessexperienceeducational processJáder de Carvalhochildhoodoldnessexperienceeducational processJáder de CarvalhoJáder de Carvalho, escritor cearense do séc. XX, tem a criança como um motivo constante na sua poesia. Por meio da relação com a terra de origem (o sertão), a produção poética do autor, ativada pelos recursos da memória, trilha os caminhos da infância mediada pela experiência e por um percurso de formação. Do abandono familiar à compreensão precoce do mundo, visualizamos um menino que interage consigo e com o mundo por uma perspectiva singularizada no infantil. Os conceitos de infância e formação, assim, são essenciais para compreender o lirismo do autor, pois há uma forte conotação nas formas de aprendizagem por que passa a criança. Diferentemente das narrativas de formação (bildungsroman) que seguem um percurso sequenciado ao apresentar a linha de vida dos personagens, na poesia percebemos essa linha de forma fragmentada e dispersa. A criança jaderiana apresenta-se poeticamente pela palavra sem preocupação com a logicidade temporal. Um estado de infância se insurge além da cronologia, pois tanto o adulto quanto a criança que ele rememora encontram-se no mesmo plano de descobertas e inquietações, indicando um processo de formação que perdura no poeta em sua velhice. Esse trabalho, portanto, pretende analisar as imagens da infância na poesia de Jáder de Carvalho e sua relação com elementos que se fazem presentes em sua meninice, como o espaço sertanejo, a família, a solidão e o tempo. A partir de considerações sobre as categorias apresentadas, investiga-se de que modo o sertão, paisagem original das vivências do autor, atua de forma relacional com a criança que surge nos poemas e como infância e velhice montam um fluxo contínuo de relações que indicam um diálogo ativo e móvel entre as idades. Com as contribuições de correntes teóricas da Filosofia da Educação (Montaigne, Benjamin, Lyotard, Agamben), da Teoria da Literatura (Bakhtin) e da Psicanálise (Ferenczi) que tratam dos referidos fenômenos, constitui-se uma leitura que busca identificar a infância e seus percursos no trajeto poético de Jáder de Carvalho.Jáder de Carvalho, escritor cearense del siglo XX, tiene al niño como un motivo constante en su poesía. Por medio de la relación con la tierra de origen (el sertão), la producción poética del autor, activada por los recursos de la memoria, traza los caminos de la niñez mediada por la experiencia y por un recorrido de formación. Del abandono familiar a la comprensión precoz del mundo, visualizamos un niño que interactúa consigo y con el mundo desde una perspectiva singularizada en lo infantil. Los conceptos de niñez y formación, así, son esenciales para comprender el lirismo del autor, pues hay una fuerte connotación en las formas de aprendizaje por las que pasa el niño. Diferentemente de las narrativas de formación (bildungsroman) que siguen un recorrido secuenciado al presentar la línea de vida de los personajes, en la poesía percibimos esa línea de forma fragmentada y dispersa. El niño jaderiano se presenta poéticamente por la palabra sin preocupación con la lógica temporal. Un estado de niñez insurge más allá de la cronología, pues tanto el adulto como el niño que rememora se encuentran en el mismo plan de descubrimientos e inquietudes, indicando un proceso de formación que perdura en el poeta en su vejez. Este trabajo, por lo tanto, pretende analizar las imágenes de la niñez en la poesía de Jáder de Carvalho y su relación con elementos que se hacen presentes en su niñería, como el espacio del sertão, la familia, la soledad y el tiempo. A partir de consideraciones sobre las categorías presentadas, se investiga de qué modo el sertão, paisaje original de las vivencias del autor, actúa de forma relacional con el niño que surge en los poemas y cómo niñez y vejez montan un flujo continuo de relaciones que apuntan hacia un diálogo activo y móvil entre las edades. Con las contribuciones de corrientes teóricas de la Filosofía de la Educación (Montaigne, Walter Benjamin, Lyotard, Agamben), de la Teoría de la Literatura (Mikhail Bakhtin) y del psicoanálisis (Ferenczi) que tratan de los fenómenos referidos, se constituye una lectura que busca identificar la niñez y sus recorridos en la trayectoria poética de Jáder de Carvalho.Jáder de Carvalho has the child as a constant motif in his poetry. By means of the relation with the land of origin (the hinterland), the author's poetic production, activated by memory resources, tracks the paths of childhood mediated by experience and an educational process. Between the family abandonment and the precocious understanding of the world, we visualize a boy who interacts with himself and the world by a singularized perspective of childhood. Thus, the concepts of childhood and education are essential to understand the lyricism of the author, because there’s a strong connotation in the forms of learning by which the child passes. In contrast to educational narratives (bildungsroman) that follows a sequenced route to present the characters’ life line, we realize that line in a fragmented and dispersed way in poetry. The child representation in poems by Jáder de Carvalho presents itself poetically trough the word without concern for the temporal logicality. A state of childhood surpasses the chronology because adult and child are in the same plane of discoveries and concerns, indicating an educational process that remains in the poet in his old age. Thus, this study aims to examine the images of childhood in Jáder de Carvalho’s poetry and its relation to elements that are present in his childhood, like hinterland, family, loneliness and time. From considerations about the categories presented, we investigate how the hinterland, original landscape of author's experiences, acts in a relational way with the child who appears in the poems and how childhood and old age make a continuous flow of relations, pointing to a mobile and active dialogue between ages. With contributions from theoretical currents of Philosophy of Education (Montaigne, Walter Benjamin, Lyotard, Agamben), Theory of Literature (Mikhail Bakhtin) and Psychoanalysis (Ferenczi), we analyze how childhood and its journeys participate in Jáder de Carvalho’s poetics.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20667childhood & philosophy; Vol. 9 Núm. 17 (2013): ene./jun.; 25-42childhood & philosophy; v. 9 n. 17 (2013): jan./jun.; 25-42childhood & philosophy; Vol. 9 No. 17 (2013): jan./june; 25-421984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20667/14994ipiranga, sarah diva silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T18:50:02Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20667Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-07-10T18:50:02Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
as águas da infância: criança e memória na poesia de jáder de carvalho childhood's waters: child and memory in poetry of jáder de carvalho las aguas de la infancia: niño y memoria en la poesía de jáder de carvalho |
title |
as águas da infância: criança e memória na poesia de jáder de carvalho |
spellingShingle |
as águas da infância: criança e memória na poesia de jáder de carvalho ipiranga, sarah diva silva childhood oldness experience educational process Jáder de Carvalho childhood oldness experience educational process Jáder de Carvalho |
title_short |
as águas da infância: criança e memória na poesia de jáder de carvalho |
title_full |
as águas da infância: criança e memória na poesia de jáder de carvalho |
title_fullStr |
as águas da infância: criança e memória na poesia de jáder de carvalho |
title_full_unstemmed |
as águas da infância: criança e memória na poesia de jáder de carvalho |
title_sort |
as águas da infância: criança e memória na poesia de jáder de carvalho |
author |
ipiranga, sarah diva silva |
author_facet |
ipiranga, sarah diva silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ipiranga, sarah diva silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
childhood oldness experience educational process Jáder de Carvalho childhood oldness experience educational process Jáder de Carvalho |
topic |
childhood oldness experience educational process Jáder de Carvalho childhood oldness experience educational process Jáder de Carvalho |
description |
Jáder de Carvalho, escritor cearense do séc. XX, tem a criança como um motivo constante na sua poesia. Por meio da relação com a terra de origem (o sertão), a produção poética do autor, ativada pelos recursos da memória, trilha os caminhos da infância mediada pela experiência e por um percurso de formação. Do abandono familiar à compreensão precoce do mundo, visualizamos um menino que interage consigo e com o mundo por uma perspectiva singularizada no infantil. Os conceitos de infância e formação, assim, são essenciais para compreender o lirismo do autor, pois há uma forte conotação nas formas de aprendizagem por que passa a criança. Diferentemente das narrativas de formação (bildungsroman) que seguem um percurso sequenciado ao apresentar a linha de vida dos personagens, na poesia percebemos essa linha de forma fragmentada e dispersa. A criança jaderiana apresenta-se poeticamente pela palavra sem preocupação com a logicidade temporal. Um estado de infância se insurge além da cronologia, pois tanto o adulto quanto a criança que ele rememora encontram-se no mesmo plano de descobertas e inquietações, indicando um processo de formação que perdura no poeta em sua velhice. Esse trabalho, portanto, pretende analisar as imagens da infância na poesia de Jáder de Carvalho e sua relação com elementos que se fazem presentes em sua meninice, como o espaço sertanejo, a família, a solidão e o tempo. A partir de considerações sobre as categorias apresentadas, investiga-se de que modo o sertão, paisagem original das vivências do autor, atua de forma relacional com a criança que surge nos poemas e como infância e velhice montam um fluxo contínuo de relações que indicam um diálogo ativo e móvel entre as idades. Com as contribuições de correntes teóricas da Filosofia da Educação (Montaigne, Benjamin, Lyotard, Agamben), da Teoria da Literatura (Bakhtin) e da Psicanálise (Ferenczi) que tratam dos referidos fenômenos, constitui-se uma leitura que busca identificar a infância e seus percursos no trajeto poético de Jáder de Carvalho. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20667 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20667/14994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
childhood & philosophy; Vol. 9 Núm. 17 (2013): ene./jun.; 25-42 childhood & philosophy; v. 9 n. 17 (2013): jan./jun.; 25-42 childhood & philosophy; Vol. 9 No. 17 (2013): jan./june; 25-42 1984-5987 reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com |
_version_ |
1799317590425731072 |