Educação e Rendimentos dos Ricos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Marcelo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Galvão,Juliana de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dados - Revista de Ciências Sociais
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582016000200357
Resumo: RESUMO O artigo examina em que medida a educação pode ser considerada um dos principais determinantes da riqueza no Brasil. Utilizando os dados de formação universitária específica da Amostra do Censo 2010, o foco restringe-se ao 1% mais rico da distribuição de rendimentos do trabalho. A principal conclusão é que a educação pode ser importante para explicar a desigualdade total, mas não há evidências de que a educação de massa seja um dos fatores mais relevantes para explicar as diferenças entre os ricos e o resto da população brasileira. Nem mesmo a educação de elite pode ser tomada como um dos principais determinantes dos níveis atuais de riqueza. Há, portanto, uma parte importante da desigualdade total que não será reduzida por políticas educacionais.
id UERJ-23_51b44c501f331a1de695514cc4149bc1
oai_identifier_str oai:scielo:S0011-52582016000200357
network_acronym_str UERJ-23
network_name_str Dados - Revista de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Educação e Rendimentos dos Ricos no Brasilestratificação socialdesigualdade de rendaricoseducaçãodesigualdade salarialRESUMO O artigo examina em que medida a educação pode ser considerada um dos principais determinantes da riqueza no Brasil. Utilizando os dados de formação universitária específica da Amostra do Censo 2010, o foco restringe-se ao 1% mais rico da distribuição de rendimentos do trabalho. A principal conclusão é que a educação pode ser importante para explicar a desigualdade total, mas não há evidências de que a educação de massa seja um dos fatores mais relevantes para explicar as diferenças entre os ricos e o resto da população brasileira. Nem mesmo a educação de elite pode ser tomada como um dos principais determinantes dos níveis atuais de riqueza. Há, portanto, uma parte importante da desigualdade total que não será reduzida por políticas educacionais.Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582016000200357Dados v.59 n.2 2016reponame:Dados - Revista de Ciências Sociaisinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/00115258201680info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,MarceloGalvão,Juliana de Castropor2016-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S0011-52582016000200357Revistahttp://dados.iesp.uerj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||dados@iesp.uerj.br1678-45880011-5258opendoar:2016-09-26T00:00Dados - Revista de Ciências Sociais - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e Rendimentos dos Ricos no Brasil
title Educação e Rendimentos dos Ricos no Brasil
spellingShingle Educação e Rendimentos dos Ricos no Brasil
Medeiros,Marcelo
estratificação social
desigualdade de renda
ricos
educação
desigualdade salarial
title_short Educação e Rendimentos dos Ricos no Brasil
title_full Educação e Rendimentos dos Ricos no Brasil
title_fullStr Educação e Rendimentos dos Ricos no Brasil
title_full_unstemmed Educação e Rendimentos dos Ricos no Brasil
title_sort Educação e Rendimentos dos Ricos no Brasil
author Medeiros,Marcelo
author_facet Medeiros,Marcelo
Galvão,Juliana de Castro
author_role author
author2 Galvão,Juliana de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Marcelo
Galvão,Juliana de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv estratificação social
desigualdade de renda
ricos
educação
desigualdade salarial
topic estratificação social
desigualdade de renda
ricos
educação
desigualdade salarial
description RESUMO O artigo examina em que medida a educação pode ser considerada um dos principais determinantes da riqueza no Brasil. Utilizando os dados de formação universitária específica da Amostra do Censo 2010, o foco restringe-se ao 1% mais rico da distribuição de rendimentos do trabalho. A principal conclusão é que a educação pode ser importante para explicar a desigualdade total, mas não há evidências de que a educação de massa seja um dos fatores mais relevantes para explicar as diferenças entre os ricos e o resto da população brasileira. Nem mesmo a educação de elite pode ser tomada como um dos principais determinantes dos níveis atuais de riqueza. Há, portanto, uma parte importante da desigualdade total que não será reduzida por políticas educacionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582016000200357
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582016000200357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/00115258201680
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
dc.source.none.fl_str_mv Dados v.59 n.2 2016
reponame:Dados - Revista de Ciências Sociais
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Dados - Revista de Ciências Sociais
collection Dados - Revista de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Dados - Revista de Ciências Sociais - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||dados@iesp.uerj.br
_version_ 1750312649064710144