Sindicalismo, Processo Decisório e Reforma da Previdência no Governo Lula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Sidney Jard da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dados - Revista de Ciências Sociais
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582021000200202
Resumo: RESUMO O presente artigo analisa o trâmite legislativo da reforma da Previdência no governo Lula. O foco do artigo está concentrado no papel desempenhado pela bancada sindical (deputados e senadores) no acordo político para a aprovação da PEC Paralela da Previdência. A restrição da análise ao trâmite parlamentar da matéria não é fortuita, trata-se de um recorte teórico-metodológico direcionado para o locus principal do processo decisório das reformas previdenciárias em regimes democráticos: a arena legislativa. Em situações político-institucionais em que um governo considerado aliado apresenta uma proposição legislativa que contraria os interesses de setores importantes da base sindical, os parlamentares sindicalistas votam a favor ou contra o projeto encaminhado pelo Executivo? Os achados da pesquisa confirmam a hipótese da predominância da orientação partidária sobre o comportamento parlamentar da bancada sindical. No entanto, os resultados encontrados também demonstram que não se trata de mera subordinação política, mas, sim, de um complexo processo de negociação envolvendo atores institucionais, partidários e sindicais.
id UERJ-23_558ff762c024c6583c515a8056985dc6
oai_identifier_str oai:scielo:S0011-52582021000200202
network_acronym_str UERJ-23
network_name_str Dados - Revista de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Sindicalismo, Processo Decisório e Reforma da Previdência no Governo Lulagoverno Lulasindicalismoreforma da Previdênciaprocesso decisóriorelações Executivo-LegislativoRESUMO O presente artigo analisa o trâmite legislativo da reforma da Previdência no governo Lula. O foco do artigo está concentrado no papel desempenhado pela bancada sindical (deputados e senadores) no acordo político para a aprovação da PEC Paralela da Previdência. A restrição da análise ao trâmite parlamentar da matéria não é fortuita, trata-se de um recorte teórico-metodológico direcionado para o locus principal do processo decisório das reformas previdenciárias em regimes democráticos: a arena legislativa. Em situações político-institucionais em que um governo considerado aliado apresenta uma proposição legislativa que contraria os interesses de setores importantes da base sindical, os parlamentares sindicalistas votam a favor ou contra o projeto encaminhado pelo Executivo? Os achados da pesquisa confirmam a hipótese da predominância da orientação partidária sobre o comportamento parlamentar da bancada sindical. No entanto, os resultados encontrados também demonstram que não se trata de mera subordinação política, mas, sim, de um complexo processo de negociação envolvendo atores institucionais, partidários e sindicais.Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582021000200202Dados v.64 n.2 2021reponame:Dados - Revista de Ciências Sociaisinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/dados.2021.64.2.232info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Sidney Jard dapor2021-03-12T00:00:00Zoai:scielo:S0011-52582021000200202Revistahttp://dados.iesp.uerj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||dados@iesp.uerj.br1678-45880011-5258opendoar:2021-03-12T00:00Dados - Revista de Ciências Sociais - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Sindicalismo, Processo Decisório e Reforma da Previdência no Governo Lula
title Sindicalismo, Processo Decisório e Reforma da Previdência no Governo Lula
spellingShingle Sindicalismo, Processo Decisório e Reforma da Previdência no Governo Lula
Silva,Sidney Jard da
governo Lula
sindicalismo
reforma da Previdência
processo decisório
relações Executivo-Legislativo
title_short Sindicalismo, Processo Decisório e Reforma da Previdência no Governo Lula
title_full Sindicalismo, Processo Decisório e Reforma da Previdência no Governo Lula
title_fullStr Sindicalismo, Processo Decisório e Reforma da Previdência no Governo Lula
title_full_unstemmed Sindicalismo, Processo Decisório e Reforma da Previdência no Governo Lula
title_sort Sindicalismo, Processo Decisório e Reforma da Previdência no Governo Lula
author Silva,Sidney Jard da
author_facet Silva,Sidney Jard da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Sidney Jard da
dc.subject.por.fl_str_mv governo Lula
sindicalismo
reforma da Previdência
processo decisório
relações Executivo-Legislativo
topic governo Lula
sindicalismo
reforma da Previdência
processo decisório
relações Executivo-Legislativo
description RESUMO O presente artigo analisa o trâmite legislativo da reforma da Previdência no governo Lula. O foco do artigo está concentrado no papel desempenhado pela bancada sindical (deputados e senadores) no acordo político para a aprovação da PEC Paralela da Previdência. A restrição da análise ao trâmite parlamentar da matéria não é fortuita, trata-se de um recorte teórico-metodológico direcionado para o locus principal do processo decisório das reformas previdenciárias em regimes democráticos: a arena legislativa. Em situações político-institucionais em que um governo considerado aliado apresenta uma proposição legislativa que contraria os interesses de setores importantes da base sindical, os parlamentares sindicalistas votam a favor ou contra o projeto encaminhado pelo Executivo? Os achados da pesquisa confirmam a hipótese da predominância da orientação partidária sobre o comportamento parlamentar da bancada sindical. No entanto, os resultados encontrados também demonstram que não se trata de mera subordinação política, mas, sim, de um complexo processo de negociação envolvendo atores institucionais, partidários e sindicais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582021000200202
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582021000200202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/dados.2021.64.2.232
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
dc.source.none.fl_str_mv Dados v.64 n.2 2021
reponame:Dados - Revista de Ciências Sociais
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Dados - Revista de Ciências Sociais
collection Dados - Revista de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Dados - Revista de Ciências Sociais - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||dados@iesp.uerj.br
_version_ 1750312649798713344