Distribuição Espacial do Desempenho do Programa Bolsa Família: Um Estudo à Luz do IGD-M

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Fábio Resende de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo,Maria Arlete Duarte de, Souza,Fábia Jaiany Viana de, Gurgel,Iris Linhares Pimenta, Gomes,Anna Cecília Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dados - Revista de Ciências Sociais
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582018000300773
Resumo: RESUMO O artigo analisa os condicionantes da distribuição espacial do desempenho do Programa Bolsa Família (PBF) à luz do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M) nos municípios brasileiros. Como procedimento metodológico delimitou-se como variável dependente o IGD-M e as variáveis independentes alguns condicionantes da gestão do PBF em nível municipal (área territorial em Km2; percentual de população urbana; densidade famílias por Km2; número de Famílias por Unidade do Programa Saúde da Família, Centro de Referência da Assistência Social e Escola de ensino fundamental). Como resultados são comprovadas as hipóteses de que o desempenho do programa é inversamente proporcional ao tamanho dos municípios, percentual de urbanização e concentração de famílias beneficiárias por Km2. Além disso, a deficitária cobertura e serviços básicos para a cidadania nas áreas de Assistência social, Saúde e Educação implicam em menor desempenho das condicionalidades do programa. Conforme o modelo de regressão múltipla estimado para explicar o desempenho do IGD nos municípios brasileiros as variáveis explicativas mais importantes foram área territorial em Km2, percentual de população urbana e densidade famílias por Km2. Conclui-se que o alcance parcial desses procedimentos para a parcela mais pobre da população brasileira é revelador do nível de alcance e descentralização que as principais políticas sociais brasileiras possuem nos governos municipais.
id UERJ-23_bd718d4e63cc26a32c063bfc7f167574
oai_identifier_str oai:scielo:S0011-52582018000300773
network_acronym_str UERJ-23
network_name_str Dados - Revista de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Distribuição Espacial do Desempenho do Programa Bolsa Família: Um Estudo à Luz do IGD-MDescentralização de políticasImplementação de políticasPrograma Bolsa FamíliaPolíticas SociaisGovernos locaisRESUMO O artigo analisa os condicionantes da distribuição espacial do desempenho do Programa Bolsa Família (PBF) à luz do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M) nos municípios brasileiros. Como procedimento metodológico delimitou-se como variável dependente o IGD-M e as variáveis independentes alguns condicionantes da gestão do PBF em nível municipal (área territorial em Km2; percentual de população urbana; densidade famílias por Km2; número de Famílias por Unidade do Programa Saúde da Família, Centro de Referência da Assistência Social e Escola de ensino fundamental). Como resultados são comprovadas as hipóteses de que o desempenho do programa é inversamente proporcional ao tamanho dos municípios, percentual de urbanização e concentração de famílias beneficiárias por Km2. Além disso, a deficitária cobertura e serviços básicos para a cidadania nas áreas de Assistência social, Saúde e Educação implicam em menor desempenho das condicionalidades do programa. Conforme o modelo de regressão múltipla estimado para explicar o desempenho do IGD nos municípios brasileiros as variáveis explicativas mais importantes foram área territorial em Km2, percentual de população urbana e densidade famílias por Km2. Conclui-se que o alcance parcial desses procedimentos para a parcela mais pobre da população brasileira é revelador do nível de alcance e descentralização que as principais políticas sociais brasileiras possuem nos governos municipais.Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582018000300773Dados v.61 n.3 2018reponame:Dados - Revista de Ciências Sociaisinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/001152582018173info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Fábio Resende deAraújo,Maria Arlete Duarte deSouza,Fábia Jaiany Viana deGurgel,Iris Linhares PimentaGomes,Anna Cecília Chavespor2019-04-23T00:00:00Zoai:scielo:S0011-52582018000300773Revistahttp://dados.iesp.uerj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||dados@iesp.uerj.br1678-45880011-5258opendoar:2019-04-23T00:00Dados - Revista de Ciências Sociais - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Distribuição Espacial do Desempenho do Programa Bolsa Família: Um Estudo à Luz do IGD-M
title Distribuição Espacial do Desempenho do Programa Bolsa Família: Um Estudo à Luz do IGD-M
spellingShingle Distribuição Espacial do Desempenho do Programa Bolsa Família: Um Estudo à Luz do IGD-M
Araújo,Fábio Resende de
Descentralização de políticas
Implementação de políticas
Programa Bolsa Família
Políticas Sociais
Governos locais
title_short Distribuição Espacial do Desempenho do Programa Bolsa Família: Um Estudo à Luz do IGD-M
title_full Distribuição Espacial do Desempenho do Programa Bolsa Família: Um Estudo à Luz do IGD-M
title_fullStr Distribuição Espacial do Desempenho do Programa Bolsa Família: Um Estudo à Luz do IGD-M
title_full_unstemmed Distribuição Espacial do Desempenho do Programa Bolsa Família: Um Estudo à Luz do IGD-M
title_sort Distribuição Espacial do Desempenho do Programa Bolsa Família: Um Estudo à Luz do IGD-M
author Araújo,Fábio Resende de
author_facet Araújo,Fábio Resende de
Araújo,Maria Arlete Duarte de
Souza,Fábia Jaiany Viana de
Gurgel,Iris Linhares Pimenta
Gomes,Anna Cecília Chaves
author_role author
author2 Araújo,Maria Arlete Duarte de
Souza,Fábia Jaiany Viana de
Gurgel,Iris Linhares Pimenta
Gomes,Anna Cecília Chaves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Fábio Resende de
Araújo,Maria Arlete Duarte de
Souza,Fábia Jaiany Viana de
Gurgel,Iris Linhares Pimenta
Gomes,Anna Cecília Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Descentralização de políticas
Implementação de políticas
Programa Bolsa Família
Políticas Sociais
Governos locais
topic Descentralização de políticas
Implementação de políticas
Programa Bolsa Família
Políticas Sociais
Governos locais
description RESUMO O artigo analisa os condicionantes da distribuição espacial do desempenho do Programa Bolsa Família (PBF) à luz do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M) nos municípios brasileiros. Como procedimento metodológico delimitou-se como variável dependente o IGD-M e as variáveis independentes alguns condicionantes da gestão do PBF em nível municipal (área territorial em Km2; percentual de população urbana; densidade famílias por Km2; número de Famílias por Unidade do Programa Saúde da Família, Centro de Referência da Assistência Social e Escola de ensino fundamental). Como resultados são comprovadas as hipóteses de que o desempenho do programa é inversamente proporcional ao tamanho dos municípios, percentual de urbanização e concentração de famílias beneficiárias por Km2. Além disso, a deficitária cobertura e serviços básicos para a cidadania nas áreas de Assistência social, Saúde e Educação implicam em menor desempenho das condicionalidades do programa. Conforme o modelo de regressão múltipla estimado para explicar o desempenho do IGD nos municípios brasileiros as variáveis explicativas mais importantes foram área territorial em Km2, percentual de população urbana e densidade famílias por Km2. Conclui-se que o alcance parcial desses procedimentos para a parcela mais pobre da população brasileira é revelador do nível de alcance e descentralização que as principais políticas sociais brasileiras possuem nos governos municipais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582018000300773
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582018000300773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/001152582018173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
dc.source.none.fl_str_mv Dados v.61 n.3 2018
reponame:Dados - Revista de Ciências Sociais
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Dados - Revista de Ciências Sociais
collection Dados - Revista de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Dados - Revista de Ciências Sociais - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||dados@iesp.uerj.br
_version_ 1750312649430663168