ENTRE O HORROR E A BELEZA: A SUBLIME ESTÉTICA GÓTICA DOS FILMES DE GUILLERMO DEL TORO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alegrette, Alessandro Yuri
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Abusões
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/25719
Resumo: RECEBIDO EM 09 MAR 2016 APROVADO EM 20 ABR 2016Este artigo procura apontar alguns aspectospeculiares e importantes sobre a criação de efeitosde horror nos filmes Cronos, A Espinha do Diabo eO Labirinto do Fauno dirigidos pelo diretor mexicanoGuillermo Del Toro. Em sua filmografia, Del Tororevisita temas e motivos encontrados em um gênero,que contribuiu de forma significativa para a evoluçãoe popularização do horror cinematográfico: o gótico.Além disso, todos os filmes de Del Toro têm cenas degrande impacto visual, nas quais é criada uma relaçãode ambivalência entre o horripilante e a beleza.Assim, procuramos demonstrar a sublime estéticadas produções de Del Toro, que tem suas origens natradição gótica inglesa dos séculos XVIII e XIX, noscontos de fadas e em narrativas de autores do terrormoderno, tais como H. P. Lovecraft e também nosfilmes clássicos de horror gótico.//This paper aims to point out somepeculiar and important aspects about the creationof horror effects in the films, such as Cronos, TheDevil’s Backbone and Pan’s Labyrinth directedby Mexican director Guillermo Del Toro. In hisfilmography, Del Toro revisits themes, motifsfound in a genre, which contributed significantlyto the development and popularization of horrormovie: the Gothic. Besides, all Del Toro’s filmshave scenes of great visual impact, in which anambivalent relation between creepy and beauty iscreated. Therefore, we seek to show the sublimeaesthetic of productions directed by Del Toro,that have their origins in the Gothic tradition ofthe eighteenth and nineteenth centuries, in thefairy tales and in the narratives of authors ofmodern terror, such as H.P. Lovecraft and also inthe classic Gothic horror films.DOI: 10.12957/abusoes.2016.25719 
id UERJ-24_05b79737db704c53f97b67bd6ca12a9a
oai_identifier_str oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/25719
network_acronym_str UERJ-24
network_name_str Abusões
repository_id_str
spelling ENTRE O HORROR E A BELEZA: A SUBLIME ESTÉTICA GÓTICA DOS FILMES DE GUILLERMO DEL TOROCinema; Guillermo Del Toro; Gótico; Horror; Sublime; Movies; Guillermo Del Toro; Gothic; Horror; SublimeRECEBIDO EM 09 MAR 2016 APROVADO EM 20 ABR 2016Este artigo procura apontar alguns aspectospeculiares e importantes sobre a criação de efeitosde horror nos filmes Cronos, A Espinha do Diabo eO Labirinto do Fauno dirigidos pelo diretor mexicanoGuillermo Del Toro. Em sua filmografia, Del Tororevisita temas e motivos encontrados em um gênero,que contribuiu de forma significativa para a evoluçãoe popularização do horror cinematográfico: o gótico.Além disso, todos os filmes de Del Toro têm cenas degrande impacto visual, nas quais é criada uma relaçãode ambivalência entre o horripilante e a beleza.Assim, procuramos demonstrar a sublime estéticadas produções de Del Toro, que tem suas origens natradição gótica inglesa dos séculos XVIII e XIX, noscontos de fadas e em narrativas de autores do terrormoderno, tais como H. P. Lovecraft e também nosfilmes clássicos de horror gótico.//This paper aims to point out somepeculiar and important aspects about the creationof horror effects in the films, such as Cronos, TheDevil’s Backbone and Pan’s Labyrinth directedby Mexican director Guillermo Del Toro. In hisfilmography, Del Toro revisits themes, motifsfound in a genre, which contributed significantlyto the development and popularization of horrormovie: the Gothic. Besides, all Del Toro’s filmshave scenes of great visual impact, in which anambivalent relation between creepy and beauty iscreated. Therefore, we seek to show the sublimeaesthetic of productions directed by Del Toro,that have their origins in the Gothic tradition ofthe eighteenth and nineteenth centuries, in thefairy tales and in the narratives of authors ofmodern terror, such as H.P. Lovecraft and also inthe classic Gothic horror films.DOI: 10.12957/abusoes.2016.25719 Universidade do Estado do Rio de JaneiroAlegrette, Alessandro Yuri2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/2571910.12957/abusoes.2016.25719Abusões; n. 2: (2016.1) Dossiê - Fantasia, ficção científica e horror em narrativas literárias e fílmicasAbusões; n. 2: (2016.1) Dossiê - Fantasia, ficção científica e horror em narrativas literárias e fílmicas2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/25719/22961info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-09T15:23:12Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/25719Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2019-09-09T15:23:12Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE O HORROR E A BELEZA: A SUBLIME ESTÉTICA GÓTICA DOS FILMES DE GUILLERMO DEL TORO
title ENTRE O HORROR E A BELEZA: A SUBLIME ESTÉTICA GÓTICA DOS FILMES DE GUILLERMO DEL TORO
spellingShingle ENTRE O HORROR E A BELEZA: A SUBLIME ESTÉTICA GÓTICA DOS FILMES DE GUILLERMO DEL TORO
Alegrette, Alessandro Yuri
Cinema; Guillermo Del Toro; Gótico; Horror; Sublime; Movies; Guillermo Del Toro; Gothic; Horror; Sublime
title_short ENTRE O HORROR E A BELEZA: A SUBLIME ESTÉTICA GÓTICA DOS FILMES DE GUILLERMO DEL TORO
title_full ENTRE O HORROR E A BELEZA: A SUBLIME ESTÉTICA GÓTICA DOS FILMES DE GUILLERMO DEL TORO
title_fullStr ENTRE O HORROR E A BELEZA: A SUBLIME ESTÉTICA GÓTICA DOS FILMES DE GUILLERMO DEL TORO
title_full_unstemmed ENTRE O HORROR E A BELEZA: A SUBLIME ESTÉTICA GÓTICA DOS FILMES DE GUILLERMO DEL TORO
title_sort ENTRE O HORROR E A BELEZA: A SUBLIME ESTÉTICA GÓTICA DOS FILMES DE GUILLERMO DEL TORO
author Alegrette, Alessandro Yuri
author_facet Alegrette, Alessandro Yuri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alegrette, Alessandro Yuri
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema; Guillermo Del Toro; Gótico; Horror; Sublime; Movies; Guillermo Del Toro; Gothic; Horror; Sublime
topic Cinema; Guillermo Del Toro; Gótico; Horror; Sublime; Movies; Guillermo Del Toro; Gothic; Horror; Sublime
description RECEBIDO EM 09 MAR 2016 APROVADO EM 20 ABR 2016Este artigo procura apontar alguns aspectospeculiares e importantes sobre a criação de efeitosde horror nos filmes Cronos, A Espinha do Diabo eO Labirinto do Fauno dirigidos pelo diretor mexicanoGuillermo Del Toro. Em sua filmografia, Del Tororevisita temas e motivos encontrados em um gênero,que contribuiu de forma significativa para a evoluçãoe popularização do horror cinematográfico: o gótico.Além disso, todos os filmes de Del Toro têm cenas degrande impacto visual, nas quais é criada uma relaçãode ambivalência entre o horripilante e a beleza.Assim, procuramos demonstrar a sublime estéticadas produções de Del Toro, que tem suas origens natradição gótica inglesa dos séculos XVIII e XIX, noscontos de fadas e em narrativas de autores do terrormoderno, tais como H. P. Lovecraft e também nosfilmes clássicos de horror gótico.//This paper aims to point out somepeculiar and important aspects about the creationof horror effects in the films, such as Cronos, TheDevil’s Backbone and Pan’s Labyrinth directedby Mexican director Guillermo Del Toro. In hisfilmography, Del Toro revisits themes, motifsfound in a genre, which contributed significantlyto the development and popularization of horrormovie: the Gothic. Besides, all Del Toro’s filmshave scenes of great visual impact, in which anambivalent relation between creepy and beauty iscreated. Therefore, we seek to show the sublimeaesthetic of productions directed by Del Toro,that have their origins in the Gothic tradition ofthe eighteenth and nineteenth centuries, in thefairy tales and in the narratives of authors ofmodern terror, such as H.P. Lovecraft and also inthe classic Gothic horror films.DOI: 10.12957/abusoes.2016.25719 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/25719
10.12957/abusoes.2016.25719
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/25719
identifier_str_mv 10.12957/abusoes.2016.25719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/25719/22961
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Abusões; n. 2: (2016.1) Dossiê - Fantasia, ficção científica e horror em narrativas literárias e fílmicas
Abusões; n. 2: (2016.1) Dossiê - Fantasia, ficção científica e horror em narrativas literárias e fílmicas
2525-4022
reponame:Abusões
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Abusões
collection Abusões
repository.name.fl_str_mv Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv abusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com
_version_ 1798325291487068160