MANIFESTAÇÕES DO INSÓLITO EM ENCLAUSURADO E TORTO ARADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreira, Shirley de Souza Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Abusões
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/60926
Resumo: Este estudo visa à análise de dois romances contemporâneos, Enclausurado, de Ian McEwan (2016), e Torto arado, de Itamar Vieira Junior (2018), narrativas em que o atípico, o incomum reside na voz e na focalização de seus narradores: um feto ainda em formação e uma entidade de religião de matriz africana. Sem evocar vínculo explícito das obras examinadas com as categorias que geralmente se abrigam sob o termo insólito ficcional, entendido aqui como um umbrella term, para os fins desta análise, recorreremos ao suporte teórico de Covizzi (1978), Eco (1994), Muecke (1995), Rouanet (2006), Garcia (2012) e Prada Oropeza (2006) para o exame da natureza dos narradores e a Paradiso (2019) para discutir o escopo do realismo animista. Essas duas obras, escritas na segunda década do século XXI preconizam as feições do insólito no limiar desta terceira década.
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spelling MANIFESTAÇÕES DO INSÓLITO EM ENCLAUSURADO E TORTO ARADOInsólito; Enclausurado; Torto arado; Narrador.Este estudo visa à análise de dois romances contemporâneos, Enclausurado, de Ian McEwan (2016), e Torto arado, de Itamar Vieira Junior (2018), narrativas em que o atípico, o incomum reside na voz e na focalização de seus narradores: um feto ainda em formação e uma entidade de religião de matriz africana. Sem evocar vínculo explícito das obras examinadas com as categorias que geralmente se abrigam sob o termo insólito ficcional, entendido aqui como um umbrella term, para os fins desta análise, recorreremos ao suporte teórico de Covizzi (1978), Eco (1994), Muecke (1995), Rouanet (2006), Garcia (2012) e Prada Oropeza (2006) para o exame da natureza dos narradores e a Paradiso (2019) para discutir o escopo do realismo animista. Essas duas obras, escritas na segunda década do século XXI preconizam as feições do insólito no limiar desta terceira década.Universidade do Estado do Rio de JaneiroPROCIÊNCIA UERJ/FAPERJCarreira, Shirley de Souza Gomes2022-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/6092610.12957/abusoes.2022.60926Abusões; n. 17: (2022.1) Dossiê: Tendências do insólito ficcional na terceira década do Século XXIAbusões; n. 17: (2022.1) Dossiê: Tendências do insólito ficcional na terceira década do Século XXI2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/60926/41768https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/60926/29197Direitos autorais 2022 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-12T01:53:40Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/60926Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2022-04-12T01:53:40Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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