A ECONOMIA VERBAL E A ABERTURA ÀS MAIS DIVERSAS LEITURAS: REVELANDO ASPECTOS GÓTICOS NA OBRA DE JAMIL SNEGE
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/66466 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo abrir algumas discussões relacionadas à literatura de Jamil Snege, autor brasileiro ainda pouco debatido no meio acadêmico, um objetivo que se torna ainda maior quando pensamos em interpretar o seu conto “O Homem Atrás da Porta” (1972), tão aberto a diferentes leituras, à luz da ficção gótica, ou melhor, à luz dos mais diversos elementos canônicos ligados à parafernália dramática gótica. Para traçarmos a nossa análise, nos apoiamos em uma série de teóricos e de estudiosos que analisam de perto a literatura de medo e também a literatura gótica, como Howard Phillips Lovecraft e Júlio França, além de termos nos apoiado em escritores considerados referências quando se trata do subgênero em questão, a exemplo de Horace Walpole e de Edgar Allan Poe, tudo isso com o objetivo de compreendermos com um grau de maior profundidade as configurações da escola gótica e explorá-las no interior da narrativa de Snege proposta por nós. |
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A ECONOMIA VERBAL E A ABERTURA ÀS MAIS DIVERSAS LEITURAS: REVELANDO ASPECTOS GÓTICOS NA OBRA DE JAMIL SNEGEJamil SnegeLiteratura de MedoGóticoCrítica LiteráriaSuspenseEspaço NarrativoSobrenaturalMonstruosidade.O presente artigo tem como objetivo abrir algumas discussões relacionadas à literatura de Jamil Snege, autor brasileiro ainda pouco debatido no meio acadêmico, um objetivo que se torna ainda maior quando pensamos em interpretar o seu conto “O Homem Atrás da Porta” (1972), tão aberto a diferentes leituras, à luz da ficção gótica, ou melhor, à luz dos mais diversos elementos canônicos ligados à parafernália dramática gótica. Para traçarmos a nossa análise, nos apoiamos em uma série de teóricos e de estudiosos que analisam de perto a literatura de medo e também a literatura gótica, como Howard Phillips Lovecraft e Júlio França, além de termos nos apoiado em escritores considerados referências quando se trata do subgênero em questão, a exemplo de Horace Walpole e de Edgar Allan Poe, tudo isso com o objetivo de compreendermos com um grau de maior profundidade as configurações da escola gótica e explorá-las no interior da narrativa de Snege proposta por nós.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/6646610.12957/abusoes.2022.66466Abusões; No. 19: (2022.3) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América LatinaAbusões; n. 19: (2022.3) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/66466/44172Copyright (c) 2022 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho, Leonardo Freitasda Silva, Matheus Petris2023-04-18T17:36:47Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/66466Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2023-04-18T17:36:47Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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O presente artigo tem como objetivo abrir algumas discussões relacionadas à literatura de Jamil Snege, autor brasileiro ainda pouco debatido no meio acadêmico, um objetivo que se torna ainda maior quando pensamos em interpretar o seu conto “O Homem Atrás da Porta” (1972), tão aberto a diferentes leituras, à luz da ficção gótica, ou melhor, à luz dos mais diversos elementos canônicos ligados à parafernália dramática gótica. Para traçarmos a nossa análise, nos apoiamos em uma série de teóricos e de estudiosos que analisam de perto a literatura de medo e também a literatura gótica, como Howard Phillips Lovecraft e Júlio França, além de termos nos apoiado em escritores considerados referências quando se trata do subgênero em questão, a exemplo de Horace Walpole e de Edgar Allan Poe, tudo isso com o objetivo de compreendermos com um grau de maior profundidade as configurações da escola gótica e explorá-las no interior da narrativa de Snege proposta por nós. |
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