FIGURAÇÕES DO CORPO INSÓLITO EM PERSONAGENS DE SAMUEL BECKETT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/25847 |
Resumo: | RECEBIDO EM 29 SET 2016APROVADO EM 14 OUT 2016O presente estudo visa identificar, analisar e interpretar as figurações do corpo insólito em diversas personagens de obras teatrais e narrativas de Samuel Beckett. Essa categoria, o insólito, surge muitas vezes ampliada, de forma expressiva, por vertentes ou modalidades que vão desde o abjeto ou o absurdo, ao repugnante. Assim, o corpo surge sistematicamente diante do leitor-espectador como disfuncional, distópico e rebaixado até à abjeção mais ou menos repulsiva. Além disso, ele não se constitui como paradigma representativo de uma classe/grupo sócio-cultural, como perfil psicológico meramente individualizante ou, pelo contrário, identificativo de uma dada tipologia de indivíduos, como acontece nas personagens-tipo. Esse corpo é acima de tudo, e para além da sua materialidade hiperbólica quase expressionista, a figuração metafórica da condição humana universal, mas também marcada de forma muito particular pelas coordenadas desse período histórico que Elisabeth Angel-Perez designou por “pós-Auschwitz” ou “pós-ético”.//L’étude ici présente vise à identifier, analyseret interpréter les figurations du corps insolite dansplusieurs personnages parmi quelques oeuvresthéatrâles et narratives de Samulel Beckett. Cettecatégorie, l’insolite, apparaît souvent élargie defaçon expressive moyennant quelques versantsou modalités qui vont de l’abject ou de l’absurde,jusqu’au répugnant. Ainsi, le corps surgit de façonsystématique, devant le lecteur/spectateur, commeune réalité disfonctionnelle ou distopique et rabaisséjusqu’à l’abjection plus ou moins repoussante. Parailleurs, ce personnage n’est pas à proprement parlerun paradigme représentant, soit une classe ou ungroupe socio-culturel, soit le profil psychologique d’unindividu quelconque ou, au contraire, identifiant unecertaine typologie d’individus, comme il arrive chezles personnages-types. Ce corps est par-dessus tout,et au delà de sa matérialité presque expressionniste,la figuration métaphorique de la condition humaineuniverselle mais marquée, de façon toute particulière,par les coordonnées et les fantômes de cette périodehistorique que Élisabeth Angel-Perez a désignéecomme “post-Auschwitz” ou “post-éthique”.DOI: 10.12957/abusoes.2016.25847 |
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FIGURAÇÕES DO CORPO INSÓLITO EM PERSONAGENS DE SAMUEL BECKETTFiguraçãoPersonagemCorpoInsólitoRebaixamentoAbjeçãoFigurationPersonnageCorpsInsoliteRabaissementAbjectionRECEBIDO EM 29 SET 2016APROVADO EM 14 OUT 2016O presente estudo visa identificar, analisar e interpretar as figurações do corpo insólito em diversas personagens de obras teatrais e narrativas de Samuel Beckett. Essa categoria, o insólito, surge muitas vezes ampliada, de forma expressiva, por vertentes ou modalidades que vão desde o abjeto ou o absurdo, ao repugnante. Assim, o corpo surge sistematicamente diante do leitor-espectador como disfuncional, distópico e rebaixado até à abjeção mais ou menos repulsiva. Além disso, ele não se constitui como paradigma representativo de uma classe/grupo sócio-cultural, como perfil psicológico meramente individualizante ou, pelo contrário, identificativo de uma dada tipologia de indivíduos, como acontece nas personagens-tipo. Esse corpo é acima de tudo, e para além da sua materialidade hiperbólica quase expressionista, a figuração metafórica da condição humana universal, mas também marcada de forma muito particular pelas coordenadas desse período histórico que Elisabeth Angel-Perez designou por “pós-Auschwitz” ou “pós-ético”.//L’étude ici présente vise à identifier, analyseret interpréter les figurations du corps insolite dansplusieurs personnages parmi quelques oeuvresthéatrâles et narratives de Samulel Beckett. Cettecatégorie, l’insolite, apparaît souvent élargie defaçon expressive moyennant quelques versantsou modalités qui vont de l’abject ou de l’absurde,jusqu’au répugnant. Ainsi, le corps surgit de façonsystématique, devant le lecteur/spectateur, commeune réalité disfonctionnelle ou distopique et rabaisséjusqu’à l’abjection plus ou moins repoussante. Parailleurs, ce personnage n’est pas à proprement parlerun paradigme représentant, soit une classe ou ungroupe socio-culturel, soit le profil psychologique d’unindividu quelconque ou, au contraire, identifiant unecertaine typologie d’individus, comme il arrive chezles personnages-types. Ce corps est par-dessus tout,et au delà de sa matérialité presque expressionniste,la figuration métaphorique de la condition humaineuniverselle mais marquée, de façon toute particulière,par les coordonnées et les fantômes de cette périodehistorique que Élisabeth Angel-Perez a désignéecomme “post-Auschwitz” ou “post-éthique”.DOI: 10.12957/abusoes.2016.25847Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/2584710.12957/abusoes.2016.25847Abusões; No. 3: (2016.2) Dossiê: Figurações de personagem em contextos insólitosAbusões; n. 3: (2016.2) Dossiê: Figurações de personagem em contextos insólitos2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/25847/19280Mariano, Maria do Rosário Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-18T17:31:17Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/25847Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2024-03-18T17:31:17Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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