UMA LEITURA STEAMPUNK DA OBRA A LIÇÃO DE ANATOMIA DO TEMÍVEL DR. LOUISON (2014), DE ENÉIAS TAVARES
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/46361 |
Resumo: | Neste artigo temos como objetivo analisar os elementos do subgênero de ficção científica intitulado steampunk a partir da obra A lição de anatomia do temível Dr. Louison (2014), de autoria de Enéias Tavares. Os estudos de Causo (2015), Pegoraro (2012a; 2012b) e Roberts (2018) são as bases que fundamentam teoricamente o estudo. Neste texto consideramos a relação dos personagens de domínio público dos clássicos da literatura nacional e investigamos como esses personagens foram recriados nesta narrativa steampunk. Assim, averiguamos as características ficcionais dessa narrativa imbricando-as à ficção considerada. Neste ínterim, apreendemos que a ficção científica alcançou seu espaço com a Revolução Industrial e com a mobilização dos recursos da ciência, os quais contribuíram para o desenvolvimento dos conceitos científicos. |
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UMA LEITURA STEAMPUNK DA OBRA A LIÇÃO DE ANATOMIA DO TEMÍVEL DR. LOUISON (2014), DE ENÉIAS TAVARESA lição de anatomia do temível Dr. Louison; steampunk; ficção científica; Revolução IndustrialNeste artigo temos como objetivo analisar os elementos do subgênero de ficção científica intitulado steampunk a partir da obra A lição de anatomia do temível Dr. Louison (2014), de autoria de Enéias Tavares. Os estudos de Causo (2015), Pegoraro (2012a; 2012b) e Roberts (2018) são as bases que fundamentam teoricamente o estudo. Neste texto consideramos a relação dos personagens de domínio público dos clássicos da literatura nacional e investigamos como esses personagens foram recriados nesta narrativa steampunk. Assim, averiguamos as características ficcionais dessa narrativa imbricando-as à ficção considerada. Neste ínterim, apreendemos que a ficção científica alcançou seu espaço com a Revolução Industrial e com a mobilização dos recursos da ciência, os quais contribuíram para o desenvolvimento dos conceitos científicos. Universidade do Estado do Rio de JaneiroCAPESMartins, Adriana Claudiada Silva, Suellen Cordovil2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/4636110.12957/abusoes.2020.46361Abusões; n. 11: (2020.1) Dossiê: O boom da ficção científica (FC)Abusões; n. 11: (2020.1) Dossiê: O boom da ficção científica (FC)2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/46361/33281https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/46361/33282Direitos autorais 2020 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-23T00:25:33Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/46361Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2020-06-23T00:25:33Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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