O MUNDO NO CÍRCULO DE FOGO: QUESTÕES DA VISÃO EM TOLKIEN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/30298 |
Resumo: | Culturalmente, a luz é sempre associada com o bem, e a escuridão, com o mal; entretanto, como se constroem essas concepções? Ao pensarmos na sua compreensão, perceberemos que elas têm relação com as apreensões das imagens e com as sensações percebidas pela visão. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado investiga a obra The Lord of the Rings (1954), de J. R. R. Tolkien, no que concerne a preocupação textual em constituir as antíteses imagéticas entre luz e sombra, visível e invisível. Além disso, toma-se a representação do olho na obra, como elemento importante dentro das concepções semânticas, efetuando o estabelecimento de relações que compõem o significado todo do texto. Para a pesquisa, utilizamos as reflexões de Alcides Cardoso, com respeito à representação do olho e da visão na literatura e na arte em geral; sendo essas aprofundadas com as percepções visuais tratadas por Maurice Merleau-Ponty. Ademais, para auxiliar na compreensão da simbologia utilizada pelo autor, tomamos de autores como Chevalier e Mallon. Por fim, a partir desse estudo, percebemos como o autor efetua um jogo de significados, que se estabelece através das imagens paralelas.DOI:10.12957/abusoes.2017.30298 |
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O MUNDO NO CÍRCULO DE FOGO: QUESTÕES DA VISÃO EM TOLKIENThe Lord of the Rings; Olho; Visível; InvisívelCulturalmente, a luz é sempre associada com o bem, e a escuridão, com o mal; entretanto, como se constroem essas concepções? Ao pensarmos na sua compreensão, perceberemos que elas têm relação com as apreensões das imagens e com as sensações percebidas pela visão. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado investiga a obra The Lord of the Rings (1954), de J. R. R. Tolkien, no que concerne a preocupação textual em constituir as antíteses imagéticas entre luz e sombra, visível e invisível. Além disso, toma-se a representação do olho na obra, como elemento importante dentro das concepções semânticas, efetuando o estabelecimento de relações que compõem o significado todo do texto. Para a pesquisa, utilizamos as reflexões de Alcides Cardoso, com respeito à representação do olho e da visão na literatura e na arte em geral; sendo essas aprofundadas com as percepções visuais tratadas por Maurice Merleau-Ponty. Ademais, para auxiliar na compreensão da simbologia utilizada pelo autor, tomamos de autores como Chevalier e Mallon. Por fim, a partir desse estudo, percebemos como o autor efetua um jogo de significados, que se estabelece através das imagens paralelas.DOI:10.12957/abusoes.2017.30298Universidade do Estado do Rio de JaneiroCAPESJacobsen de Oliveira, Amanda LaísYokoyama, Adriana2017-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/3029810.12957/abusoes.2017.30298Abusões; n. 5: (2017.2) Dossiê - Fantásticos, parafantásticos, metafantásticos, pseudofantásticosAbusões; n. 5: (2017.2) Dossiê - Fantásticos, parafantásticos, metafantásticos, pseudofantásticos2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/30298/22362https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/30298/13466info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-04T17:20:49Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/30298Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2019-09-04T17:20:49Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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