NO MEIO DA TREVA: O FANTÁSTICO EM “A CASA DOS MORTOS”, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/71135 |
Resumo: | Júlia Lopes de Almeida, autora que figurava entre os grandes nomes de sua época, deixou uma vasta produção literária. Destaca-se, dentre suas obras, o livro Ânsia eterna (1903), conjunto de contos em que, apesar da diversidade de seu conteúdo, constata-se a recorrência de três temáticas principais: a morte, o amor e a maternidade. A narrativa “A casa dos mortos” faz parte da coletânea e, para além do título revelador do sobrenatural, sintetiza a recorrência temática do conjunto do qual faz parte por meio do fantástico. Este artigo, além de se inscrever em um movimento para que a autora referida e sua produção tenham sua importância reconhecida, objetiva analisar o fantástico no conto “A casa dos mortos” a partir dos preceitos difundidos principalmente por Tzvetan Todorov e Remo Ceserani, em diálogo com a fortuna crítica sobre a produção da escritora. A partir da análise desenvolvida, concluiu-se que a narrativa em questão se sustenta como fantástica, não só pela presença de elementos insólitos, mas também pela hesitação entre o natural e o sobrenatural causada em seu desfecho. |
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NO MEIO DA TREVA: O FANTÁSTICO EM “A CASA DOS MORTOS”, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDALiteratura fantástica. Insólito ficcional. Ânsia eterna. A casa dos mortos. Júlia Lopes de Almeida.Júlia Lopes de Almeida, autora que figurava entre os grandes nomes de sua época, deixou uma vasta produção literária. Destaca-se, dentre suas obras, o livro Ânsia eterna (1903), conjunto de contos em que, apesar da diversidade de seu conteúdo, constata-se a recorrência de três temáticas principais: a morte, o amor e a maternidade. A narrativa “A casa dos mortos” faz parte da coletânea e, para além do título revelador do sobrenatural, sintetiza a recorrência temática do conjunto do qual faz parte por meio do fantástico. Este artigo, além de se inscrever em um movimento para que a autora referida e sua produção tenham sua importância reconhecida, objetiva analisar o fantástico no conto “A casa dos mortos” a partir dos preceitos difundidos principalmente por Tzvetan Todorov e Remo Ceserani, em diálogo com a fortuna crítica sobre a produção da escritora. A partir da análise desenvolvida, concluiu-se que a narrativa em questão se sustenta como fantástica, não só pela presença de elementos insólitos, mas também pela hesitação entre o natural e o sobrenatural causada em seu desfecho.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/7113510.12957/abusoes.2023.71135Abusões; No. 21: (2023.2) Dossiê: As escritoras latino-americanas e o Insólito FiccionalAbusões; n. 21: (2023.2) Dossiê: As escritoras latino-americanas e o Insólito Ficcional2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/71135/47458Copyright (c) 2023 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrul Bettiol, Felipe2023-08-15T20:21:33Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/71135Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2023-08-15T20:21:33Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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