O INSÓLITO, LUGAR CAÍDO NO CREPÚSCULO, DE JOÃO DE MELO
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/20425 |
Resumo: | RECEBIDO EM 19 MAI 2015APROVADO EM 04 NOV 2015O insólito marca o mais recente romance de João de Melo, prestigiado escritor português contemporâneo de raízes açorianas. De facto, Lugar caído no crepúsculo (2014), constitui uma visão heterodoxa de um possível “Além” que desconstrói o imaginário popular açoriano, fortemente marcado por superstições, mantidas pela influente Igreja Católica, desse arquipélago português, tradições bíblicas milenares e eruditos palimpsestos renascentistas, com destaque para A divina comédia, de Dante, e o Auto da barca do Inferno, de Gil Vicente. [L1] Evidenciamos, nesta análise, a insólita espacialização dos lugares desse “Além” ficcionado por João de Melo.//The unusualness marks the latest novel by João de Melo, the prestigious contemporary Portuguese writer with Azorean roots. Indeed, Lugar Caído no Crepúsculo (2014) is an unorthodox view of a possible hereafter that deconstructs the popular Azorean imaginary, strongly superstitious, due to the influent Catholic Church of this Portuguese archipelago, ancient biblical traditions and erudite Renaissance palimpsests, highlighting Dante’s The Divine Comedy and Gil Vicente’s Auto da Barca do Inferno. In this analysis, we point out the unusual spatial ficcionalization of João de Melo’s hereafter.DOI: 10.12957/abusoes.2015.20425 |
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O INSÓLITO, LUGAR CAÍDO NO CREPÚSCULO, DE JOÃO DE MELOInsólitoJoão de MeloAlémEspaçoDesconstruçãoUnusualnessHereafterSpaceDeconstructionRECEBIDO EM 19 MAI 2015APROVADO EM 04 NOV 2015O insólito marca o mais recente romance de João de Melo, prestigiado escritor português contemporâneo de raízes açorianas. De facto, Lugar caído no crepúsculo (2014), constitui uma visão heterodoxa de um possível “Além” que desconstrói o imaginário popular açoriano, fortemente marcado por superstições, mantidas pela influente Igreja Católica, desse arquipélago português, tradições bíblicas milenares e eruditos palimpsestos renascentistas, com destaque para A divina comédia, de Dante, e o Auto da barca do Inferno, de Gil Vicente. [L1] Evidenciamos, nesta análise, a insólita espacialização dos lugares desse “Além” ficcionado por João de Melo.//The unusualness marks the latest novel by João de Melo, the prestigious contemporary Portuguese writer with Azorean roots. Indeed, Lugar Caído no Crepúsculo (2014) is an unorthodox view of a possible hereafter that deconstructs the popular Azorean imaginary, strongly superstitious, due to the influent Catholic Church of this Portuguese archipelago, ancient biblical traditions and erudite Renaissance palimpsests, highlighting Dante’s The Divine Comedy and Gil Vicente’s Auto da Barca do Inferno. In this analysis, we point out the unusual spatial ficcionalization of João de Melo’s hereafter.DOI: 10.12957/abusoes.2015.20425Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/2042510.12957/abusoes.2015.20425Abusões; No. 1: (2015.2) Dossiê: As artes da abusãoAbusões; n. 1: (2015.2) Dossiê: As artes da abusão2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/20425/15231Vieira, Cristina Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-18T17:30:44Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20425Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2024-03-18T17:30:44Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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