A INSÓLITA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM POST-MODERNISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/26284 |
Resumo: | RECEBIDO EM 28 SET 2016APROVADO EM 25 OUT 2016O paradigma post-modernista traduz-se em relações simultâneas de oposição e de permanência de características já existentes em passados mais ou menos próximos ou mais ou menos remotos. Por isso, num efeito semelhante a uma manta de retalhos, a máxima non nova, sed nove (não uma coisa nova, mas de uma nova maneira), constitui a melhor forma de, em termos englobantes, ilustrar a sensibilidade que, desde finais da década de sessenta, tem vindo a marcar o panorama literário em Portugal. Em termos mais particulares, como tentaremos provar, mas não esquecendo, no caso do português, a importância da influência modernista no ecletismo da estética em apreço, esta fórmula revela-se também passível de aplicação (e de ilustração, portanto) ao modo como se constrói uma das mais importantes categorias da narrativa – a personagem.//The post-modernist paradigm reflects, in concurrent relationships of opposition and permanence, some of the existing features of previous literary periods. Thus, in an effect similar to a patchwork, the maxim non nova, sed nove (not a new thing, but in a new way), is, in large part, the best way to illustrate the sensitivity that, since the end of the 60s, has come to mark the literary landscape in Portugal. More specifically, we will attempt to prove that this formula is applicable to the ways to the way the authors build one of the most important categories of narrative – character. In this endeavor, it is necessary to remember the importance of the modernist influence on the aesthetics of Post-Modernism, in the Portuguese case.DOI: 10.12957/abusoes.2016.26284 |
id |
UERJ-24_dd943c2e2d609145407e9c2ee18930ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/26284 |
network_acronym_str |
UERJ-24 |
network_name_str |
Abusões |
repository_id_str |
|
spelling |
A INSÓLITA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM POST-MODERNISTAPost-Modernismo; Personagem; Tradição; Subversão; Post-Modernism; Character; Tradition; SubversionRECEBIDO EM 28 SET 2016APROVADO EM 25 OUT 2016O paradigma post-modernista traduz-se em relações simultâneas de oposição e de permanência de características já existentes em passados mais ou menos próximos ou mais ou menos remotos. Por isso, num efeito semelhante a uma manta de retalhos, a máxima non nova, sed nove (não uma coisa nova, mas de uma nova maneira), constitui a melhor forma de, em termos englobantes, ilustrar a sensibilidade que, desde finais da década de sessenta, tem vindo a marcar o panorama literário em Portugal. Em termos mais particulares, como tentaremos provar, mas não esquecendo, no caso do português, a importância da influência modernista no ecletismo da estética em apreço, esta fórmula revela-se também passível de aplicação (e de ilustração, portanto) ao modo como se constrói uma das mais importantes categorias da narrativa – a personagem.//The post-modernist paradigm reflects, in concurrent relationships of opposition and permanence, some of the existing features of previous literary periods. Thus, in an effect similar to a patchwork, the maxim non nova, sed nove (not a new thing, but in a new way), is, in large part, the best way to illustrate the sensitivity that, since the end of the 60s, has come to mark the literary landscape in Portugal. More specifically, we will attempt to prove that this formula is applicable to the ways to the way the authors build one of the most important categories of narrative – character. In this endeavor, it is necessary to remember the importance of the modernist influence on the aesthetics of Post-Modernism, in the Portuguese case.DOI: 10.12957/abusoes.2016.26284Universidade do Estado do Rio de JaneiroArnaut, Ana Paula2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/2628410.12957/abusoes.2016.26284Abusões; n. 3: (2016.2) Dossiê - Figurações de personagem em contextos insólitosAbusões; n. 3: (2016.2) Dossiê - Figurações de personagem em contextos insólitos2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/26284/19325info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-04T17:35:48Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/26284Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2019-09-04T17:35:48Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INSÓLITA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM POST-MODERNISTA |
title |
A INSÓLITA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM POST-MODERNISTA |
spellingShingle |
A INSÓLITA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM POST-MODERNISTA Arnaut, Ana Paula Post-Modernismo; Personagem; Tradição; Subversão; Post-Modernism; Character; Tradition; Subversion |
title_short |
A INSÓLITA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM POST-MODERNISTA |
title_full |
A INSÓLITA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM POST-MODERNISTA |
title_fullStr |
A INSÓLITA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM POST-MODERNISTA |
title_full_unstemmed |
A INSÓLITA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM POST-MODERNISTA |
title_sort |
A INSÓLITA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM POST-MODERNISTA |
author |
Arnaut, Ana Paula |
author_facet |
Arnaut, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arnaut, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Post-Modernismo; Personagem; Tradição; Subversão; Post-Modernism; Character; Tradition; Subversion |
topic |
Post-Modernismo; Personagem; Tradição; Subversão; Post-Modernism; Character; Tradition; Subversion |
description |
RECEBIDO EM 28 SET 2016APROVADO EM 25 OUT 2016O paradigma post-modernista traduz-se em relações simultâneas de oposição e de permanência de características já existentes em passados mais ou menos próximos ou mais ou menos remotos. Por isso, num efeito semelhante a uma manta de retalhos, a máxima non nova, sed nove (não uma coisa nova, mas de uma nova maneira), constitui a melhor forma de, em termos englobantes, ilustrar a sensibilidade que, desde finais da década de sessenta, tem vindo a marcar o panorama literário em Portugal. Em termos mais particulares, como tentaremos provar, mas não esquecendo, no caso do português, a importância da influência modernista no ecletismo da estética em apreço, esta fórmula revela-se também passível de aplicação (e de ilustração, portanto) ao modo como se constrói uma das mais importantes categorias da narrativa – a personagem.//The post-modernist paradigm reflects, in concurrent relationships of opposition and permanence, some of the existing features of previous literary periods. Thus, in an effect similar to a patchwork, the maxim non nova, sed nove (not a new thing, but in a new way), is, in large part, the best way to illustrate the sensitivity that, since the end of the 60s, has come to mark the literary landscape in Portugal. More specifically, we will attempt to prove that this formula is applicable to the ways to the way the authors build one of the most important categories of narrative – character. In this endeavor, it is necessary to remember the importance of the modernist influence on the aesthetics of Post-Modernism, in the Portuguese case.DOI: 10.12957/abusoes.2016.26284 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/26284 10.12957/abusoes.2016.26284 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/26284 |
identifier_str_mv |
10.12957/abusoes.2016.26284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/26284/19325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Abusões; n. 3: (2016.2) Dossiê - Figurações de personagem em contextos insólitos Abusões; n. 3: (2016.2) Dossiê - Figurações de personagem em contextos insólitos 2525-4022 reponame:Abusões instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Abusões |
collection |
Abusões |
repository.name.fl_str_mv |
Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
abusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1798325292256722944 |