A Universidade e o Conhecimento Latino-americanos: Os Saberes Hegemônicos e os Desafios da Integração Latino-americana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guanes, Senilde Alcântara
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Friggeri, Félix Pablo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Neiba
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/article/view/35084
Resumo: O acesso ao ensino superior tem sido uma importante demanda para parte dos grupos sociais classificados politicamente como “minorias”. Nesse sentido, a universidade tem um papel importante, embora não exclusivo, de interlocução e de confronto epistemológico entre as elites intelectuais e os grupos que tentam encontrar espaço nessas trincheiras. Esse confronto tem desestruturado, se não concretamente, com certeza em termos discursivos, as elites integradas da universidade. A Universidade é ao mesmo tempo um lugar de produção de conhecimento e um “centro reprodutor” do mesmo. No caso de uma universidade latino-americana essa atitude de “reprodução” é particularmente grave quando o que se reproduz é o conhecimento dos centros política e economicamente dominantes: Estados Unidos, principalmente, e o Ocidente Europeu. O desafio é então a produção de um conhecimento original. Falamos de originalidade em dois sentidos, por um lado, na produção de conhecimentos fundamentados em nossas origens, muito fundamentalmente nas cosmovisões indígenas, mas também em todos os saberes populares e na análise e reflexão da nossa própria história; e por outro, fundamentar esses conhecimentos a partir de autores latino-americanos.
id UERJ-25_3775e7fd99383e1bf8a5145498cbad1e
oai_identifier_str oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/35084
network_acronym_str UERJ-25
network_name_str Revista Neiba
repository_id_str
spelling A Universidade e o Conhecimento Latino-americanos: Os Saberes Hegemônicos e os Desafios da Integração Latino-americanaO acesso ao ensino superior tem sido uma importante demanda para parte dos grupos sociais classificados politicamente como “minorias”. Nesse sentido, a universidade tem um papel importante, embora não exclusivo, de interlocução e de confronto epistemológico entre as elites intelectuais e os grupos que tentam encontrar espaço nessas trincheiras. Esse confronto tem desestruturado, se não concretamente, com certeza em termos discursivos, as elites integradas da universidade. A Universidade é ao mesmo tempo um lugar de produção de conhecimento e um “centro reprodutor” do mesmo. No caso de uma universidade latino-americana essa atitude de “reprodução” é particularmente grave quando o que se reproduz é o conhecimento dos centros política e economicamente dominantes: Estados Unidos, principalmente, e o Ocidente Europeu. O desafio é então a produção de um conhecimento original. Falamos de originalidade em dois sentidos, por um lado, na produção de conhecimentos fundamentados em nossas origens, muito fundamentalmente nas cosmovisões indígenas, mas também em todos os saberes populares e na análise e reflexão da nossa própria história; e por outro, fundamentar esses conhecimentos a partir de autores latino-americanos.Universidade do Estado do Rio de JaneiroGuanes, Senilde AlcântaraFriggeri, Félix Pablo2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/article/view/3508410.12957/neiba.2017.35084Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil; v. 6 (2017): Cadernos Argentina-Brasil; e35084Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil; v. 6 (2017): Cadernos Argentina-Brasil; e350842317-3459reponame:Revista Neibainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/article/view/35084/24801https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/article/downloadSuppFile/35084/15519Direitos autorais 2018 Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-08T21:50:18Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/35084Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/oaiuerjneiba@gmail.com ; ppeuerj@gmail.com2317-34592317-3459opendoar:2021-12-08T21:50:18Revista Neiba - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A Universidade e o Conhecimento Latino-americanos: Os Saberes Hegemônicos e os Desafios da Integração Latino-americana
title A Universidade e o Conhecimento Latino-americanos: Os Saberes Hegemônicos e os Desafios da Integração Latino-americana
spellingShingle A Universidade e o Conhecimento Latino-americanos: Os Saberes Hegemônicos e os Desafios da Integração Latino-americana
Guanes, Senilde Alcântara
title_short A Universidade e o Conhecimento Latino-americanos: Os Saberes Hegemônicos e os Desafios da Integração Latino-americana
title_full A Universidade e o Conhecimento Latino-americanos: Os Saberes Hegemônicos e os Desafios da Integração Latino-americana
title_fullStr A Universidade e o Conhecimento Latino-americanos: Os Saberes Hegemônicos e os Desafios da Integração Latino-americana
title_full_unstemmed A Universidade e o Conhecimento Latino-americanos: Os Saberes Hegemônicos e os Desafios da Integração Latino-americana
title_sort A Universidade e o Conhecimento Latino-americanos: Os Saberes Hegemônicos e os Desafios da Integração Latino-americana
author Guanes, Senilde Alcântara
author_facet Guanes, Senilde Alcântara
Friggeri, Félix Pablo
author_role author
author2 Friggeri, Félix Pablo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Guanes, Senilde Alcântara
Friggeri, Félix Pablo
dc.subject.none.fl_str_mv

description O acesso ao ensino superior tem sido uma importante demanda para parte dos grupos sociais classificados politicamente como “minorias”. Nesse sentido, a universidade tem um papel importante, embora não exclusivo, de interlocução e de confronto epistemológico entre as elites intelectuais e os grupos que tentam encontrar espaço nessas trincheiras. Esse confronto tem desestruturado, se não concretamente, com certeza em termos discursivos, as elites integradas da universidade. A Universidade é ao mesmo tempo um lugar de produção de conhecimento e um “centro reprodutor” do mesmo. No caso de uma universidade latino-americana essa atitude de “reprodução” é particularmente grave quando o que se reproduz é o conhecimento dos centros política e economicamente dominantes: Estados Unidos, principalmente, e o Ocidente Europeu. O desafio é então a produção de um conhecimento original. Falamos de originalidade em dois sentidos, por um lado, na produção de conhecimentos fundamentados em nossas origens, muito fundamentalmente nas cosmovisões indígenas, mas também em todos os saberes populares e na análise e reflexão da nossa própria história; e por outro, fundamentar esses conhecimentos a partir de autores latino-americanos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-17
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/article/view/35084
10.12957/neiba.2017.35084
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/article/view/35084
identifier_str_mv 10.12957/neiba.2017.35084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/article/view/35084/24801
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/article/downloadSuppFile/35084/15519
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil; v. 6 (2017): Cadernos Argentina-Brasil; e35084
Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil; v. 6 (2017): Cadernos Argentina-Brasil; e35084
2317-3459
reponame:Revista Neiba
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Neiba
collection Revista Neiba
repository.name.fl_str_mv Revista Neiba - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv uerjneiba@gmail.com ; ppeuerj@gmail.com
_version_ 1797054018577498112