Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Impacto (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/70359 |
Resumo: | O professor Maldaner nos fala nesta entrevista sobre sua trajetória acadêmica comentando os passos que deu em sua formação para se tornar professor de ciências e química. Reflete sobre o surgimento de sua família no centro/norte do estado do Rio Grande do Sul, da religiosidade da família e comenta ser muito frequente que as famílias se sentissem orgulhosas de ter filhos vocacionados para a religião, tornando-se padres ou freiras. Aos 11 anos de idade foi interno em um seminário, o que durou cerca de dez anos. Após se formar em Licenciatura em Filosofia, iniciou a carreira do magistério em Chapecó-SC, ministrando aulas de Física e Química apoiado em livros didáticos da época. Formou-se também em Licenciatura em Ciências e passou a lecionar no nível universitário, quando frequentou um curso de especialização que o levou a fazer o mestrado no Instituto de Química da Unicamp e anos depois o doutorado na Faculdade de Educação da mesma instituição. Suas principais contribuições acadêmicas estão nos estudos sobre o conhecimento do professor e na proposição e desenvolvimento das Situações de Estudo como unidade organizadora do currículo. Dada sua experiência de trabalho e em princípios teóricos, Maldaner defende a participação ativa do professor na organização curricular e de uma sociedade mais próxima à escola na construção de soluções para a educação. |
id |
UERJ-26_46cd2aa791a4bcb54122545a26185e34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/70359 |
network_acronym_str |
UERJ-26 |
network_name_str |
Impacto (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entrevista com Otávio Aloisio MaldanerO professor Maldaner nos fala nesta entrevista sobre sua trajetória acadêmica comentando os passos que deu em sua formação para se tornar professor de ciências e química. Reflete sobre o surgimento de sua família no centro/norte do estado do Rio Grande do Sul, da religiosidade da família e comenta ser muito frequente que as famílias se sentissem orgulhosas de ter filhos vocacionados para a religião, tornando-se padres ou freiras. Aos 11 anos de idade foi interno em um seminário, o que durou cerca de dez anos. Após se formar em Licenciatura em Filosofia, iniciou a carreira do magistério em Chapecó-SC, ministrando aulas de Física e Química apoiado em livros didáticos da época. Formou-se também em Licenciatura em Ciências e passou a lecionar no nível universitário, quando frequentou um curso de especialização que o levou a fazer o mestrado no Instituto de Química da Unicamp e anos depois o doutorado na Faculdade de Educação da mesma instituição. Suas principais contribuições acadêmicas estão nos estudos sobre o conhecimento do professor e na proposição e desenvolvimento das Situações de Estudo como unidade organizadora do currículo. Dada sua experiência de trabalho e em princípios teóricos, Maldaner defende a participação ativa do professor na organização curricular e de uma sociedade mais próxima à escola na construção de soluções para a educação.Universidade do Estado do Rio de JaneiroGiordan, MarceloMaldaner, Otavio Aloisio2022-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/7035910.12957/impacto.2022.70359Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e703592764-7161reponame:Impacto (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/70359/43544Direitos autorais 2022 Marcelo Giordan, Otavio Aloisio Maldanerhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-27T23:56:00Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/70359Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/oaiimpacto@fis.uerj.br2764-71612764-7161opendoar:2022-12-27T23:56Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner |
title |
Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner |
spellingShingle |
Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner Giordan, Marcelo |
title_short |
Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner |
title_full |
Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner |
title_fullStr |
Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner |
title_full_unstemmed |
Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner |
title_sort |
Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner |
author |
Giordan, Marcelo |
author_facet |
Giordan, Marcelo Maldaner, Otavio Aloisio |
author_role |
author |
author2 |
Maldaner, Otavio Aloisio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giordan, Marcelo Maldaner, Otavio Aloisio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O professor Maldaner nos fala nesta entrevista sobre sua trajetória acadêmica comentando os passos que deu em sua formação para se tornar professor de ciências e química. Reflete sobre o surgimento de sua família no centro/norte do estado do Rio Grande do Sul, da religiosidade da família e comenta ser muito frequente que as famílias se sentissem orgulhosas de ter filhos vocacionados para a religião, tornando-se padres ou freiras. Aos 11 anos de idade foi interno em um seminário, o que durou cerca de dez anos. Após se formar em Licenciatura em Filosofia, iniciou a carreira do magistério em Chapecó-SC, ministrando aulas de Física e Química apoiado em livros didáticos da época. Formou-se também em Licenciatura em Ciências e passou a lecionar no nível universitário, quando frequentou um curso de especialização que o levou a fazer o mestrado no Instituto de Química da Unicamp e anos depois o doutorado na Faculdade de Educação da mesma instituição. Suas principais contribuições acadêmicas estão nos estudos sobre o conhecimento do professor e na proposição e desenvolvimento das Situações de Estudo como unidade organizadora do currículo. Dada sua experiência de trabalho e em princípios teóricos, Maldaner defende a participação ativa do professor na organização curricular e de uma sociedade mais próxima à escola na construção de soluções para a educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/70359 10.12957/impacto.2022.70359 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/70359 |
identifier_str_mv |
10.12957/impacto.2022.70359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/70359/43544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Marcelo Giordan, Otavio Aloisio Maldaner https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Marcelo Giordan, Otavio Aloisio Maldaner https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e70359 2764-7161 reponame:Impacto (Rio de Janeiro) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Impacto (Rio de Janeiro) |
collection |
Impacto (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
impacto@fis.uerj.br |
_version_ |
1796798417060495360 |