Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordan, Marcelo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maldaner, Otavio Aloisio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Impacto (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/70359
Resumo: O professor Maldaner nos fala nesta entrevista sobre sua trajetória acadêmica comentando os passos que deu em sua formação para se tornar professor de ciências e química. Reflete sobre o surgimento de sua família no centro/norte do estado do Rio Grande do Sul, da religiosidade da família e comenta ser muito frequente que as famílias se sentissem orgulhosas de ter filhos vocacionados para a religião, tornando-se padres ou freiras. Aos 11 anos de idade foi interno em um seminário, o que durou cerca de dez anos. Após se formar em Licenciatura em Filosofia, iniciou a carreira do magistério em Chapecó-SC, ministrando aulas de Física e Química apoiado em livros didáticos da época. Formou-se também em Licenciatura em Ciências e passou a lecionar no nível universitário, quando frequentou um curso de especialização que o levou a fazer o mestrado no Instituto de Química da Unicamp e anos depois o doutorado na Faculdade de Educação da mesma instituição. Suas principais contribuições acadêmicas estão nos estudos sobre o conhecimento do professor e na proposição e desenvolvimento das Situações de Estudo como unidade organizadora do currículo. Dada sua experiência de trabalho e em princípios teóricos, Maldaner defende a participação ativa do professor na organização curricular e de uma sociedade mais próxima à escola na construção de soluções para a educação.
id UERJ-26_46cd2aa791a4bcb54122545a26185e34
oai_identifier_str oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/70359
network_acronym_str UERJ-26
network_name_str Impacto (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Entrevista com Otávio Aloisio MaldanerO professor Maldaner nos fala nesta entrevista sobre sua trajetória acadêmica comentando os passos que deu em sua formação para se tornar professor de ciências e química. Reflete sobre o surgimento de sua família no centro/norte do estado do Rio Grande do Sul, da religiosidade da família e comenta ser muito frequente que as famílias se sentissem orgulhosas de ter filhos vocacionados para a religião, tornando-se padres ou freiras. Aos 11 anos de idade foi interno em um seminário, o que durou cerca de dez anos. Após se formar em Licenciatura em Filosofia, iniciou a carreira do magistério em Chapecó-SC, ministrando aulas de Física e Química apoiado em livros didáticos da época. Formou-se também em Licenciatura em Ciências e passou a lecionar no nível universitário, quando frequentou um curso de especialização que o levou a fazer o mestrado no Instituto de Química da Unicamp e anos depois o doutorado na Faculdade de Educação da mesma instituição. Suas principais contribuições acadêmicas estão nos estudos sobre o conhecimento do professor e na proposição e desenvolvimento das Situações de Estudo como unidade organizadora do currículo. Dada sua experiência de trabalho e em princípios teóricos, Maldaner defende a participação ativa do professor na organização curricular e de uma sociedade mais próxima à escola na construção de soluções para a educação.Universidade do Estado do Rio de JaneiroGiordan, MarceloMaldaner, Otavio Aloisio2022-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/7035910.12957/impacto.2022.70359Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e703592764-7161reponame:Impacto (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/70359/43544Direitos autorais 2022 Marcelo Giordan, Otavio Aloisio Maldanerhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-27T23:56:00Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/70359Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/oaiimpacto@fis.uerj.br2764-71612764-7161opendoar:2022-12-27T23:56Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner
title Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner
spellingShingle Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner
Giordan, Marcelo
title_short Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner
title_full Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner
title_fullStr Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner
title_full_unstemmed Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner
title_sort Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner
author Giordan, Marcelo
author_facet Giordan, Marcelo
Maldaner, Otavio Aloisio
author_role author
author2 Maldaner, Otavio Aloisio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordan, Marcelo
Maldaner, Otavio Aloisio
dc.subject.none.fl_str_mv
description O professor Maldaner nos fala nesta entrevista sobre sua trajetória acadêmica comentando os passos que deu em sua formação para se tornar professor de ciências e química. Reflete sobre o surgimento de sua família no centro/norte do estado do Rio Grande do Sul, da religiosidade da família e comenta ser muito frequente que as famílias se sentissem orgulhosas de ter filhos vocacionados para a religião, tornando-se padres ou freiras. Aos 11 anos de idade foi interno em um seminário, o que durou cerca de dez anos. Após se formar em Licenciatura em Filosofia, iniciou a carreira do magistério em Chapecó-SC, ministrando aulas de Física e Química apoiado em livros didáticos da época. Formou-se também em Licenciatura em Ciências e passou a lecionar no nível universitário, quando frequentou um curso de especialização que o levou a fazer o mestrado no Instituto de Química da Unicamp e anos depois o doutorado na Faculdade de Educação da mesma instituição. Suas principais contribuições acadêmicas estão nos estudos sobre o conhecimento do professor e na proposição e desenvolvimento das Situações de Estudo como unidade organizadora do currículo. Dada sua experiência de trabalho e em princípios teóricos, Maldaner defende a participação ativa do professor na organização curricular e de uma sociedade mais próxima à escola na construção de soluções para a educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/70359
10.12957/impacto.2022.70359
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/70359
identifier_str_mv 10.12957/impacto.2022.70359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/70359/43544
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Marcelo Giordan, Otavio Aloisio Maldaner
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Marcelo Giordan, Otavio Aloisio Maldaner
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e70359
2764-7161
reponame:Impacto (Rio de Janeiro)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Impacto (Rio de Janeiro)
collection Impacto (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv impacto@fis.uerj.br
_version_ 1796798417060495360