O papel da Educação Científica na construção do País e da Identidade Nacional: caminhos, pontes, travessias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Impacto (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/impacto/article/view/76770 |
Resumo: | Neste trabalho, a História da Engenharia Brasileira, a partir do século XIX até 1960, é tomada como fio condutor para o entendimento das principais mudanças na Educação Científica, em especial no Ensino de Física, ocorridas nesse período. Podemos destacar três fases da Engenharia no Brasil: a engenharia de estradas e ferrovias, acompanhando a ocupação do território; a construção civil, associada ao processo de urbanização; e a engenharia química e de petróleo, liderando a modernização recente. A ocupação do nosso território, cujo ritmo é ditado pelas demandas sociais, está intimamente associada a essas fases e é um elemento fundamental na construção da Identidade Nacional. Essas quatro linhas evolutivas – engenharia, conquista do espaço e tempo brasileiros, identidade nacional e ensino de física – encontram-se nesse artigo e iluminam o significado social dos currículos de física. |
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O papel da Educação Científica na construção do País e da Identidade Nacional: caminhos, pontes, travessiasEducação CientíficaCurrículoIdentidade NacionalHistória da Engenharia.Neste trabalho, a História da Engenharia Brasileira, a partir do século XIX até 1960, é tomada como fio condutor para o entendimento das principais mudanças na Educação Científica, em especial no Ensino de Física, ocorridas nesse período. Podemos destacar três fases da Engenharia no Brasil: a engenharia de estradas e ferrovias, acompanhando a ocupação do território; a construção civil, associada ao processo de urbanização; e a engenharia química e de petróleo, liderando a modernização recente. A ocupação do nosso território, cujo ritmo é ditado pelas demandas sociais, está intimamente associada a essas fases e é um elemento fundamental na construção da Identidade Nacional. Essas quatro linhas evolutivas – engenharia, conquista do espaço e tempo brasileiros, identidade nacional e ensino de física – encontram-se nesse artigo e iluminam o significado social dos currículos de física.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/impacto/article/view/7677010.12957/impacto.2023.76770Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 2 (2023): Janeiro / Dezembro; e767702764-7161reponame:Impacto (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/impacto/article/view/76770/47120Copyright (c) 2023 Roberto Moreira Xavier de Araújo, Giselle Faur de Castro Catarinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Roberto Moreira Xavier deCatarino, Giselle Faur de Castro2023-08-29T23:19:42Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76770Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/oaiimpacto@fis.uerj.br2764-71612764-7161opendoar:2023-08-29T23:19:42Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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