Por que ‘Direito e Cinema’ e o que isso realmente significa? Uma Perspectiva / Why ‘Law-and-Film’ and What Does it Actually Mean? A Perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kamir, Orit
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direito e Práxis
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/62938
Resumo: DOI: 10.1590/2179-8966/2021/ ResumoO modesto objetivo deste artigo é apresentar aos leitores não iniciados o campo emergente e interdisciplinar do “direito e cinema”, ao mesmo tempo em que apresenta a estrutura de uma formulação dessa nova área de pesquisa. A primeira parte do artigo começa com uma breve visão geral da área de conhecimento sobre direito e cinema e prossegue para delinear minha própria sugestão de conceitualização do terreno de “direito e cinema”. Esta seção define três perspectivas distintas sobre o “direito e cinema” que, creio, capta grande parte do conceito de direito e cinema. Estas perspectivas se baseiam em três premissas fundamentais: que os modos de operação social de alguns filmes são paralelos aos da lei e do sistema legal; que alguns filmes emitem juízos de valor para o espectador; e que alguns filmes suscitam jurisprudência popular. As partes B, C e D deste artigo apresentam e exploram estas perspectivas com mais detalhes, ilustrando-as com exemplos específicos de filmes jurídicos. O artigo conclui com uma breve referência aos benefícios do uso do direito e cinema no ensino.Palavras-chave: Julgamento cinematográfico; Jurisprudência popular; Direito e filme. AbstractThis article’s modest goal is to introduce uninitiated readers to the emerging, interdisciplinary field of law-and-film, while presenting them with the framework of one formulation of this new area of research. The article’s first part opens with a brief overview of law-and-film scholarship and proceeds to outline my own suggested conceptualization of the law-and-film terrain. This framework defines three distinct perspectives on law- and-film that, I believe, capture much of the law-and-film enterprise. These perspectives rely on three fundamental premises: that some films’ modes of social operation parallel those of the law and legal system; that some films enact viewer-engaging judgment; and that some films elicit popular jurisprudence. Parts B, C and D of this article present and explore these perspectives in more detail, illustrating them with specific law-film examples. The paper concludes with a brief reference to the benefits of using law-and-film in teaching.Keywords: Cinematic judgment; Popular jurisprudence; Law and film. *** TraduçãoJoão Zanine Barroso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: j_zanine@hotmail.com RevisãoBruna Mariz Bataglia Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: brunabataglia@gmail.comFlávia do Amaral Vieira, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil. E-mail: ei_flavia@hotmail.com
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