As cores das/os cortes: uma leitura do RE 494601 a partir do racismo religioso / The colour of c(o)u(r)ts: an interpretation of the Extraordinary Appeal (RE) 494601 from the perspective of religious racism

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoshino, Thiago de Azevedo Pinheiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Chueiri, Vera Karam de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direito e Práxis
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/43887
Resumo: DOI: 10.1590/2179-8966/2019/43887ResumoO artigo propõe uma leitura da controvérsia sobre a constitucionalidade do abate ritual de animais em tradições de matriz africana a partir do conceito de “racismo religioso”. Os autores sugerem que a compreensão adequada do Recurso Extraordinário 494601 passa pelo reconhecimento da parcialidade (noutras palavras, da “branquidade”) das noções liberais de “(in)tolerência” e pela explicitação dos dispositivos de racialização e de normativa branca no caso. Ainda, sinalizam que a oposição e repressão às práticas tradicionais de alimentação em comunidades de terreiro, como circuito de distribuição de vida na diáspora africana, revelam, entre outras coisas, a própria necropolítica estatal, como modo da distribuição desigual de morte que tem como vítimas preferenciais a população negra. Conclui-se que a potência da decisão do Supremo Tribunal Federal, fruto de um embate não apenas entre moralidades mas entre nomoi, depende da narrativa em que esteja situada e do compromisso constitucional com uma agenda antirracista estrutural.Palavras-chave: Racismo religioso; tradições de matriz africana; comunidades de terreiro; constitucionalismo; branquitude normativa.Abstract:The article proposes a reading of the controversy concerning the ritual sacrifice of animals in Afro-Brazilian traditions engaging with the notion of “religious racism”. The authors make a case for the partiality (in other words, the “whiteness”) of liberal notions of “(in)tolerance”, focusing on racialization and white normativity as devices for a deeper understanding of RE 494601. Furthermore, they point out that the repression and opposition to traditional food practices in terreirocommunities, which conform a circuit of life (re)production in the African Diaspora, reveal the State's necropolitics as a mode of selective distribution of death which has black people as its main victims. Accordingly, we conclude that the impact of the Constitutional Court’s recent ruling, resulting not only from a conflict of moralities but also of nomoi, depends on the narrative in which it may be situated and the constitutional commitment to a structural anti-racist agenda.Keywords: Religious racism; African-Brazilian traditions; terreiro comunities; constitutionalism; white normativity.
id UERJ-2_a056b4ca3e432c332a58080b0bc50084
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/43887
network_acronym_str UERJ-2
network_name_str Revista Direito e Práxis
repository_id_str
spelling As cores das/os cortes: uma leitura do RE 494601 a partir do racismo religioso / The colour of c(o)u(r)ts: an interpretation of the Extraordinary Appeal (RE) 494601 from the perspective of religious racismRacismo religiosotradições de matriz africanacomunidades de terreiroconstitucionalismobranquitude normativa / religious racismAfrican-Brazilian traditionsterreiro comunitiesconstitutionalismwhite normativity.DOI: 10.1590/2179-8966/2019/43887ResumoO artigo propõe uma leitura da controvérsia sobre a constitucionalidade do abate ritual de animais em tradições de matriz africana a partir do conceito de “racismo religioso”. Os autores sugerem que a compreensão adequada do Recurso Extraordinário 494601 passa pelo reconhecimento da parcialidade (noutras palavras, da “branquidade”) das noções liberais de “(in)tolerência” e pela explicitação dos dispositivos de racialização e de normativa branca no caso. Ainda, sinalizam que a oposição e repressão às práticas tradicionais de alimentação em comunidades de terreiro, como circuito de distribuição de vida na diáspora africana, revelam, entre outras coisas, a própria necropolítica estatal, como modo da distribuição desigual de morte que tem como vítimas preferenciais a população negra. Conclui-se que a potência da decisão do Supremo Tribunal Federal, fruto de um embate não apenas entre moralidades mas entre nomoi, depende da narrativa em que esteja situada e do compromisso constitucional com uma agenda antirracista estrutural.Palavras-chave: Racismo religioso; tradições de matriz africana; comunidades de terreiro; constitucionalismo; branquitude normativa.Abstract:The article proposes a reading of the controversy concerning the ritual sacrifice of animals in Afro-Brazilian traditions engaging with the notion of “religious racism”. The authors make a case for the partiality (in other words, the “whiteness”) of liberal notions of “(in)tolerance”, focusing on racialization and white normativity as devices for a deeper understanding of RE 494601. Furthermore, they point out that the repression and opposition to traditional food practices in terreirocommunities, which conform a circuit of life (re)production in the African Diaspora, reveal the State's necropolitics as a mode of selective distribution of death which has black people as its main victims. Accordingly, we conclude that the impact of the Constitutional Court’s recent ruling, resulting not only from a conflict of moralities but also of nomoi, depends on the narrative in which it may be situated and the constitutional commitment to a structural anti-racist agenda.Keywords: Religious racism; African-Brazilian traditions; terreiro comunities; constitutionalism; white normativity.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/43887Direito e Práxis; Vol. 10 Núm. 3 (2019): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2214-2238Direito e Práxis; Vol. 10 No. 3 (2019): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2214-2238Revista Direito e Práxis; v. 10 n. 3 (2019): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2214-22382179-8966reponame:Revista Direito e Práxisinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/43887/30320Copyright (c) 2019 Revista Direito e Práxisinfo:eu-repo/semantics/openAccessHoshino, Thiago de Azevedo PinheiroChueiri, Vera Karam de2019-09-01T15:26:59Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/43887Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/oai||carolvestena@gmail.com|| jr-cunha@uol.com.br|| direitoepraxis@gmail.com2179-89662179-8966opendoar:2019-09-01T15:26:59Revista Direito e Práxis - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv As cores das/os cortes: uma leitura do RE 494601 a partir do racismo religioso / The colour of c(o)u(r)ts: an interpretation of the Extraordinary Appeal (RE) 494601 from the perspective of religious racism
title As cores das/os cortes: uma leitura do RE 494601 a partir do racismo religioso / The colour of c(o)u(r)ts: an interpretation of the Extraordinary Appeal (RE) 494601 from the perspective of religious racism
spellingShingle As cores das/os cortes: uma leitura do RE 494601 a partir do racismo religioso / The colour of c(o)u(r)ts: an interpretation of the Extraordinary Appeal (RE) 494601 from the perspective of religious racism
Hoshino, Thiago de Azevedo Pinheiro
Racismo religioso
tradições de matriz africana
comunidades de terreiro
constitucionalismo
branquitude normativa / religious racism
African-Brazilian traditions
terreiro comunities
constitutionalism
white normativity.
title_short As cores das/os cortes: uma leitura do RE 494601 a partir do racismo religioso / The colour of c(o)u(r)ts: an interpretation of the Extraordinary Appeal (RE) 494601 from the perspective of religious racism
title_full As cores das/os cortes: uma leitura do RE 494601 a partir do racismo religioso / The colour of c(o)u(r)ts: an interpretation of the Extraordinary Appeal (RE) 494601 from the perspective of religious racism
title_fullStr As cores das/os cortes: uma leitura do RE 494601 a partir do racismo religioso / The colour of c(o)u(r)ts: an interpretation of the Extraordinary Appeal (RE) 494601 from the perspective of religious racism
title_full_unstemmed As cores das/os cortes: uma leitura do RE 494601 a partir do racismo religioso / The colour of c(o)u(r)ts: an interpretation of the Extraordinary Appeal (RE) 494601 from the perspective of religious racism
title_sort As cores das/os cortes: uma leitura do RE 494601 a partir do racismo religioso / The colour of c(o)u(r)ts: an interpretation of the Extraordinary Appeal (RE) 494601 from the perspective of religious racism
author Hoshino, Thiago de Azevedo Pinheiro
author_facet Hoshino, Thiago de Azevedo Pinheiro
Chueiri, Vera Karam de
author_role author
author2 Chueiri, Vera Karam de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoshino, Thiago de Azevedo Pinheiro
Chueiri, Vera Karam de
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo religioso
tradições de matriz africana
comunidades de terreiro
constitucionalismo
branquitude normativa / religious racism
African-Brazilian traditions
terreiro comunities
constitutionalism
white normativity.
topic Racismo religioso
tradições de matriz africana
comunidades de terreiro
constitucionalismo
branquitude normativa / religious racism
African-Brazilian traditions
terreiro comunities
constitutionalism
white normativity.
description DOI: 10.1590/2179-8966/2019/43887ResumoO artigo propõe uma leitura da controvérsia sobre a constitucionalidade do abate ritual de animais em tradições de matriz africana a partir do conceito de “racismo religioso”. Os autores sugerem que a compreensão adequada do Recurso Extraordinário 494601 passa pelo reconhecimento da parcialidade (noutras palavras, da “branquidade”) das noções liberais de “(in)tolerência” e pela explicitação dos dispositivos de racialização e de normativa branca no caso. Ainda, sinalizam que a oposição e repressão às práticas tradicionais de alimentação em comunidades de terreiro, como circuito de distribuição de vida na diáspora africana, revelam, entre outras coisas, a própria necropolítica estatal, como modo da distribuição desigual de morte que tem como vítimas preferenciais a população negra. Conclui-se que a potência da decisão do Supremo Tribunal Federal, fruto de um embate não apenas entre moralidades mas entre nomoi, depende da narrativa em que esteja situada e do compromisso constitucional com uma agenda antirracista estrutural.Palavras-chave: Racismo religioso; tradições de matriz africana; comunidades de terreiro; constitucionalismo; branquitude normativa.Abstract:The article proposes a reading of the controversy concerning the ritual sacrifice of animals in Afro-Brazilian traditions engaging with the notion of “religious racism”. The authors make a case for the partiality (in other words, the “whiteness”) of liberal notions of “(in)tolerance”, focusing on racialization and white normativity as devices for a deeper understanding of RE 494601. Furthermore, they point out that the repression and opposition to traditional food practices in terreirocommunities, which conform a circuit of life (re)production in the African Diaspora, reveal the State's necropolitics as a mode of selective distribution of death which has black people as its main victims. Accordingly, we conclude that the impact of the Constitutional Court’s recent ruling, resulting not only from a conflict of moralities but also of nomoi, depends on the narrative in which it may be situated and the constitutional commitment to a structural anti-racist agenda.Keywords: Religious racism; African-Brazilian traditions; terreiro comunities; constitutionalism; white normativity.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/43887
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/43887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/43887/30320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Direito e Práxis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Direito e Práxis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Direito e Práxis; Vol. 10 Núm. 3 (2019): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2214-2238
Direito e Práxis; Vol. 10 No. 3 (2019): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2214-2238
Revista Direito e Práxis; v. 10 n. 3 (2019): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2214-2238
2179-8966
reponame:Revista Direito e Práxis
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Direito e Práxis
collection Revista Direito e Práxis
repository.name.fl_str_mv Revista Direito e Práxis - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||carolvestena@gmail.com|| jr-cunha@uol.com.br|| direitoepraxis@gmail.com
_version_ 1799318390215540736