Avanços e desafios em normatização de amostras grátis de medicamentos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Carla Patricia F. A. de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira,Jaime L. M., Kligerman,Débora C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312014000300871
Resumo: Este trabalho analisou criticamente a legislação sobre amostras grátis de medicamentos no Brasil, pontuando alguns aspectos importantes relacionados à saúde da população. Foi realizado um levantamento das leis, decretos, normas e regulamentações que norteiam o assunto. A amostra grátis é uma das estratégias de publicidade e marketing usadas pela indústria farmacêutica. Em alguns casos, a indicação de certos medicamentos é baseada em dados técnicos apresentados pelos propagandistas. Por outro lado, os médicos que buscam informações técnicas em fontes com menor influência da indústria farmacêutica indicam menos os medicamentos novos, que na maioria das vezes são mais caros. Embora tenha sido observado um avanço na normatização em relação às amostras grátis, ela ainda é incipiente. Tópicos como o prazo mínimo para sua distribuição, quantidade máxima a ser entregue a cada prescritor, seu transporte, armazenamento e cuidados com o prazo de validade deveriam ser incluídas na legislação pertinente, como ocorre em outros países. Estas discussões deveriam ser retomadas com a menor influência possível dos laboratórios farmacêuticos, seguindo critérios técnico-científicos. Portanto, é necessário que este assunto seja contextualizado nas resoluções sobre amostras grátis de medicamentos, seguindo as normas das boas práticas de fabricação.
id UERJ-3_1cb964596a2dd6d5e3bfa152bcd0413b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312014000300871
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Avanços e desafios em normatização de amostras grátis de medicamentos no Brasillegislação de medicamentosamostra grátis de medicamentospublicidade na indústria farmacêuticapropaganda de medicamentosEste trabalho analisou criticamente a legislação sobre amostras grátis de medicamentos no Brasil, pontuando alguns aspectos importantes relacionados à saúde da população. Foi realizado um levantamento das leis, decretos, normas e regulamentações que norteiam o assunto. A amostra grátis é uma das estratégias de publicidade e marketing usadas pela indústria farmacêutica. Em alguns casos, a indicação de certos medicamentos é baseada em dados técnicos apresentados pelos propagandistas. Por outro lado, os médicos que buscam informações técnicas em fontes com menor influência da indústria farmacêutica indicam menos os medicamentos novos, que na maioria das vezes são mais caros. Embora tenha sido observado um avanço na normatização em relação às amostras grátis, ela ainda é incipiente. Tópicos como o prazo mínimo para sua distribuição, quantidade máxima a ser entregue a cada prescritor, seu transporte, armazenamento e cuidados com o prazo de validade deveriam ser incluídas na legislação pertinente, como ocorre em outros países. Estas discussões deveriam ser retomadas com a menor influência possível dos laboratórios farmacêuticos, seguindo critérios técnico-científicos. Portanto, é necessário que este assunto seja contextualizado nas resoluções sobre amostras grátis de medicamentos, seguindo as normas das boas práticas de fabricação.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312014000300871Physis: Revista de Saúde Coletiva v.24 n.3 2014reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312014000300011info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Carla Patricia F. A. deOliveira,Jaime L. M.Kligerman,Débora C.por2015-09-18T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312014000300871Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2015-09-18T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Avanços e desafios em normatização de amostras grátis de medicamentos no Brasil
title Avanços e desafios em normatização de amostras grátis de medicamentos no Brasil
spellingShingle Avanços e desafios em normatização de amostras grátis de medicamentos no Brasil
Souza,Carla Patricia F. A. de
legislação de medicamentos
amostra grátis de medicamentos
publicidade na indústria farmacêutica
propaganda de medicamentos
title_short Avanços e desafios em normatização de amostras grátis de medicamentos no Brasil
title_full Avanços e desafios em normatização de amostras grátis de medicamentos no Brasil
title_fullStr Avanços e desafios em normatização de amostras grátis de medicamentos no Brasil
title_full_unstemmed Avanços e desafios em normatização de amostras grátis de medicamentos no Brasil
title_sort Avanços e desafios em normatização de amostras grátis de medicamentos no Brasil
author Souza,Carla Patricia F. A. de
author_facet Souza,Carla Patricia F. A. de
Oliveira,Jaime L. M.
Kligerman,Débora C.
author_role author
author2 Oliveira,Jaime L. M.
Kligerman,Débora C.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Carla Patricia F. A. de
Oliveira,Jaime L. M.
Kligerman,Débora C.
dc.subject.por.fl_str_mv legislação de medicamentos
amostra grátis de medicamentos
publicidade na indústria farmacêutica
propaganda de medicamentos
topic legislação de medicamentos
amostra grátis de medicamentos
publicidade na indústria farmacêutica
propaganda de medicamentos
description Este trabalho analisou criticamente a legislação sobre amostras grátis de medicamentos no Brasil, pontuando alguns aspectos importantes relacionados à saúde da população. Foi realizado um levantamento das leis, decretos, normas e regulamentações que norteiam o assunto. A amostra grátis é uma das estratégias de publicidade e marketing usadas pela indústria farmacêutica. Em alguns casos, a indicação de certos medicamentos é baseada em dados técnicos apresentados pelos propagandistas. Por outro lado, os médicos que buscam informações técnicas em fontes com menor influência da indústria farmacêutica indicam menos os medicamentos novos, que na maioria das vezes são mais caros. Embora tenha sido observado um avanço na normatização em relação às amostras grátis, ela ainda é incipiente. Tópicos como o prazo mínimo para sua distribuição, quantidade máxima a ser entregue a cada prescritor, seu transporte, armazenamento e cuidados com o prazo de validade deveriam ser incluídas na legislação pertinente, como ocorre em outros países. Estas discussões deveriam ser retomadas com a menor influência possível dos laboratórios farmacêuticos, seguindo critérios técnico-científicos. Portanto, é necessário que este assunto seja contextualizado nas resoluções sobre amostras grátis de medicamentos, seguindo as normas das boas práticas de fabricação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312014000300871
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312014000300871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312014000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.24 n.3 2014
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309032772501504