A competência para Educação Permanente em Saúde: percepções de coordenadores de graduações da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Luciana Portes de Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro,Mara Regina Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312016000200483
Resumo: Resumo Estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa. Teve como objetivo compreender a percepção dos coordenadores de cursos da saúde - Nutrição, Enfermagem, Medicina e Psicologia - sobre Educação Permanente em Saúde (EPS) e identificar quais habilidades, conhecimentos e atitudes compõem essa competência. Abordamos nossos resultados em dois momentos, a saber: 1) Concepções acerca da EPS, e 2) A composição da competência para EPS. Entendemos que os desafios para a incorporação dos princípios da EPS são os mesmos encontrados para a ruptura dos processos tradicionais de ensino-aprendizagem.
id UERJ-3_1eed84d2dd456467db29c0850a6f0448
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312016000200483
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling A competência para Educação Permanente em Saúde: percepções de coordenadores de graduações da saúdeeducaçãoeducação continuadaeducação permanente em saúdeResumo Estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa. Teve como objetivo compreender a percepção dos coordenadores de cursos da saúde - Nutrição, Enfermagem, Medicina e Psicologia - sobre Educação Permanente em Saúde (EPS) e identificar quais habilidades, conhecimentos e atitudes compõem essa competência. Abordamos nossos resultados em dois momentos, a saber: 1) Concepções acerca da EPS, e 2) A composição da competência para EPS. Entendemos que os desafios para a incorporação dos princípios da EPS são os mesmos encontrados para a ruptura dos processos tradicionais de ensino-aprendizagem.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312016000200483Physis: Revista de Saúde Coletiva v.26 n.2 2016reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312016000200008info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Luciana Portes de SouzaRibeiro,Mara Regina Rosapor2016-08-05T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312016000200483Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2016-08-05T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A competência para Educação Permanente em Saúde: percepções de coordenadores de graduações da saúde
title A competência para Educação Permanente em Saúde: percepções de coordenadores de graduações da saúde
spellingShingle A competência para Educação Permanente em Saúde: percepções de coordenadores de graduações da saúde
Lima,Luciana Portes de Souza
educação
educação continuada
educação permanente em saúde
title_short A competência para Educação Permanente em Saúde: percepções de coordenadores de graduações da saúde
title_full A competência para Educação Permanente em Saúde: percepções de coordenadores de graduações da saúde
title_fullStr A competência para Educação Permanente em Saúde: percepções de coordenadores de graduações da saúde
title_full_unstemmed A competência para Educação Permanente em Saúde: percepções de coordenadores de graduações da saúde
title_sort A competência para Educação Permanente em Saúde: percepções de coordenadores de graduações da saúde
author Lima,Luciana Portes de Souza
author_facet Lima,Luciana Portes de Souza
Ribeiro,Mara Regina Rosa
author_role author
author2 Ribeiro,Mara Regina Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Luciana Portes de Souza
Ribeiro,Mara Regina Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv educação
educação continuada
educação permanente em saúde
topic educação
educação continuada
educação permanente em saúde
description Resumo Estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa. Teve como objetivo compreender a percepção dos coordenadores de cursos da saúde - Nutrição, Enfermagem, Medicina e Psicologia - sobre Educação Permanente em Saúde (EPS) e identificar quais habilidades, conhecimentos e atitudes compõem essa competência. Abordamos nossos resultados em dois momentos, a saber: 1) Concepções acerca da EPS, e 2) A composição da competência para EPS. Entendemos que os desafios para a incorporação dos princípios da EPS são os mesmos encontrados para a ruptura dos processos tradicionais de ensino-aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312016000200483
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312016000200483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312016000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.26 n.2 2016
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309033192980480