Processos de criação na atenção e na educação em saúde. Um exercício de “timpanização”

Bibliographic Details
Main Author: Biato,Emília Carvalho Leitão
Publication Date: 2017
Other Authors: Ceccim,Ricardo Burg, Monteiro,Silas Borges
Format: Article
Language: por
Source: Physis (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621
Summary: Resumo O estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde.
id UERJ-3_1f7c44a4e9d7d698cb23e3a05c761099
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312017000300621
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Processos de criação na atenção e na educação em saúde. Um exercício de “timpanização”filosofiamétodoeducação em saúdetríade saúde-filosofia-educaçãoensinar saúdeResumo O estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621Physis: Revista de Saúde Coletiva v.27 n.3 2017reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/s0103-73312017000300013info:eu-repo/semantics/openAccessBiato,Emília Carvalho LeitãoCeccim,Ricardo BurgMonteiro,Silas Borgespor2017-09-19T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312017000300621Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2017-09-19T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de criação na atenção e na educação em saúde. Um exercício de “timpanização”
title Processos de criação na atenção e na educação em saúde. Um exercício de “timpanização”
spellingShingle Processos de criação na atenção e na educação em saúde. Um exercício de “timpanização”
Biato,Emília Carvalho Leitão
filosofia
método
educação em saúde
tríade saúde-filosofia-educação
ensinar saúde
title_short Processos de criação na atenção e na educação em saúde. Um exercício de “timpanização”
title_full Processos de criação na atenção e na educação em saúde. Um exercício de “timpanização”
title_fullStr Processos de criação na atenção e na educação em saúde. Um exercício de “timpanização”
title_full_unstemmed Processos de criação na atenção e na educação em saúde. Um exercício de “timpanização”
title_sort Processos de criação na atenção e na educação em saúde. Um exercício de “timpanização”
author Biato,Emília Carvalho Leitão
author_facet Biato,Emília Carvalho Leitão
Ceccim,Ricardo Burg
Monteiro,Silas Borges
author_role author
author2 Ceccim,Ricardo Burg
Monteiro,Silas Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biato,Emília Carvalho Leitão
Ceccim,Ricardo Burg
Monteiro,Silas Borges
dc.subject.por.fl_str_mv filosofia
método
educação em saúde
tríade saúde-filosofia-educação
ensinar saúde
topic filosofia
método
educação em saúde
tríade saúde-filosofia-educação
ensinar saúde
description Resumo O estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-73312017000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.27 n.3 2017
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309033297838080