Aspectos éticos e o uso de produtos fluorados na visão de lideranças de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Regina Glaucia Lucena Aguiar
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marques,Regina Auxiliadora de Amorim, Menezes,Léa Maria Bezerra de, Narvai,Paulo Capel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312014000200491
Resumo: O flúor tem sido empregado na prevenção da cárie dentária, principalmente em águas de abastecimento e dentifrícios. Um efeito indesejável, a fluorose leve, tem suscitado preocupações entre especialistas. Este trabalho descreve as percepções dos delegados na 13ª Conferência Nacional de Saúde no que se refere aos aspectos éticos relacionados ao uso de substâncias e produtos fluorados. Realizou-se pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica de processamento de depoimentos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A população de estudo foi definida por conveniência, e o critério de escolha foi participar da Conferência como delegado. Ao todo, foram 310 respondentes. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e analisados pela análise do discurso. Nos discursos dos participantes da pesquisa, estiveram presentes aspectos éticos relacionados à falta de liberdade de escolha, à falta de informação disponível aos usuários sobre os produtos fluorados e sobre o controle dos níveis de flúor nesses produtos. Houve também quem acreditasse que o custo-benefício da fluoretação supera qualquer aspecto ético que possa estar presente. Questões éticas são frequentemente vistas pelos participantes da pesquisa como algo desconhecido ou complexo. Existe a crença de que a população em geral está despreparada para discutir o assunto com propriedade, já que este é mais bem compreendido pela parcela da sociedade composta por gestores e profissionais de saúde. Não houve consenso quanto à presença ou não de fatores éticos no uso de produtos fluorados.
id UERJ-3_2768d5187dd0ef34dc84b84d5fc0bb39
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312014000200491
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos éticos e o uso de produtos fluorados na visão de lideranças de saúdefluoretaçãoágua fluoretadaéticasaúde públicaO flúor tem sido empregado na prevenção da cárie dentária, principalmente em águas de abastecimento e dentifrícios. Um efeito indesejável, a fluorose leve, tem suscitado preocupações entre especialistas. Este trabalho descreve as percepções dos delegados na 13ª Conferência Nacional de Saúde no que se refere aos aspectos éticos relacionados ao uso de substâncias e produtos fluorados. Realizou-se pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica de processamento de depoimentos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A população de estudo foi definida por conveniência, e o critério de escolha foi participar da Conferência como delegado. Ao todo, foram 310 respondentes. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e analisados pela análise do discurso. Nos discursos dos participantes da pesquisa, estiveram presentes aspectos éticos relacionados à falta de liberdade de escolha, à falta de informação disponível aos usuários sobre os produtos fluorados e sobre o controle dos níveis de flúor nesses produtos. Houve também quem acreditasse que o custo-benefício da fluoretação supera qualquer aspecto ético que possa estar presente. Questões éticas são frequentemente vistas pelos participantes da pesquisa como algo desconhecido ou complexo. Existe a crença de que a população em geral está despreparada para discutir o assunto com propriedade, já que este é mais bem compreendido pela parcela da sociedade composta por gestores e profissionais de saúde. Não houve consenso quanto à presença ou não de fatores éticos no uso de produtos fluorados.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312014000200491Physis: Revista de Saúde Coletiva v.24 n.2 2014reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312014000200009info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Regina Glaucia Lucena AguiarMarques,Regina Auxiliadora de AmorimMenezes,Léa Maria Bezerra deNarvai,Paulo Capelpor2015-09-18T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312014000200491Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2015-09-18T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos éticos e o uso de produtos fluorados na visão de lideranças de saúde
title Aspectos éticos e o uso de produtos fluorados na visão de lideranças de saúde
spellingShingle Aspectos éticos e o uso de produtos fluorados na visão de lideranças de saúde
Ferreira,Regina Glaucia Lucena Aguiar
fluoretação
água fluoretada
ética
saúde pública
title_short Aspectos éticos e o uso de produtos fluorados na visão de lideranças de saúde
title_full Aspectos éticos e o uso de produtos fluorados na visão de lideranças de saúde
title_fullStr Aspectos éticos e o uso de produtos fluorados na visão de lideranças de saúde
title_full_unstemmed Aspectos éticos e o uso de produtos fluorados na visão de lideranças de saúde
title_sort Aspectos éticos e o uso de produtos fluorados na visão de lideranças de saúde
author Ferreira,Regina Glaucia Lucena Aguiar
author_facet Ferreira,Regina Glaucia Lucena Aguiar
Marques,Regina Auxiliadora de Amorim
Menezes,Léa Maria Bezerra de
Narvai,Paulo Capel
author_role author
author2 Marques,Regina Auxiliadora de Amorim
Menezes,Léa Maria Bezerra de
Narvai,Paulo Capel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Regina Glaucia Lucena Aguiar
Marques,Regina Auxiliadora de Amorim
Menezes,Léa Maria Bezerra de
Narvai,Paulo Capel
dc.subject.por.fl_str_mv fluoretação
água fluoretada
ética
saúde pública
topic fluoretação
água fluoretada
ética
saúde pública
description O flúor tem sido empregado na prevenção da cárie dentária, principalmente em águas de abastecimento e dentifrícios. Um efeito indesejável, a fluorose leve, tem suscitado preocupações entre especialistas. Este trabalho descreve as percepções dos delegados na 13ª Conferência Nacional de Saúde no que se refere aos aspectos éticos relacionados ao uso de substâncias e produtos fluorados. Realizou-se pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica de processamento de depoimentos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A população de estudo foi definida por conveniência, e o critério de escolha foi participar da Conferência como delegado. Ao todo, foram 310 respondentes. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e analisados pela análise do discurso. Nos discursos dos participantes da pesquisa, estiveram presentes aspectos éticos relacionados à falta de liberdade de escolha, à falta de informação disponível aos usuários sobre os produtos fluorados e sobre o controle dos níveis de flúor nesses produtos. Houve também quem acreditasse que o custo-benefício da fluoretação supera qualquer aspecto ético que possa estar presente. Questões éticas são frequentemente vistas pelos participantes da pesquisa como algo desconhecido ou complexo. Existe a crença de que a população em geral está despreparada para discutir o assunto com propriedade, já que este é mais bem compreendido pela parcela da sociedade composta por gestores e profissionais de saúde. Não houve consenso quanto à presença ou não de fatores éticos no uso de produtos fluorados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312014000200491
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312014000200491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312014000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.24 n.2 2014
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309032485191680