A produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lotti,Alessandro Demel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira,Carlos Fernando Barreto de, Dias,Juliana Rocha Adelino, Borges,Eduardo Oliveira, Koumantareas,John, Oliveira,Rogério Cruz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000100606
Resumo: Resumo O objetivo do estudo foi analisar a produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa bibliográfica na base de dados Lilacs. A coleta de dados se deu por meio do descritor “educação física and saúde” e considerou publicações no período entre 1997 e 2017. A amostra consistiu em 46 artigos, os quais foram caracterizados quanto a autoria, periódico, avaliação no sistema Qualis Capes, tipo de estudo, abordagem metodológica, instrumentos de coleta de dados, amostragem metodológica, temáticas abordadas, área de diálogo e conceito de saúde. Os resultados apontaram que a produção científica tem sido demanda por pesquisadores brasileiros e com enfoque na temática da atuação profissional, majoritariamente publicados em revistas com avaliação B1 e B2. Embora a vertente teórica das Ciências Humanas seja predominante, a abordagem metodológica quantitativa ainda possui maior número de publicações. Quanto ao conceito de saúde, a perspectiva ampliada esteve presente em 17 estudos, porém 26 estudos não conceituaram saúde, que consideramos um fator preocupante. Concluiu-se que a produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros é diversa em temáticas e abordagens, entretanto, ainda carece de aprofundamento sobre o conceito de saúde.
id UERJ-3_31c79145468ad2b7aebc94ea62f77668
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312020000100606
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling A produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileirosconhecimentociências sociaisperiódicosResumo O objetivo do estudo foi analisar a produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa bibliográfica na base de dados Lilacs. A coleta de dados se deu por meio do descritor “educação física and saúde” e considerou publicações no período entre 1997 e 2017. A amostra consistiu em 46 artigos, os quais foram caracterizados quanto a autoria, periódico, avaliação no sistema Qualis Capes, tipo de estudo, abordagem metodológica, instrumentos de coleta de dados, amostragem metodológica, temáticas abordadas, área de diálogo e conceito de saúde. Os resultados apontaram que a produção científica tem sido demanda por pesquisadores brasileiros e com enfoque na temática da atuação profissional, majoritariamente publicados em revistas com avaliação B1 e B2. Embora a vertente teórica das Ciências Humanas seja predominante, a abordagem metodológica quantitativa ainda possui maior número de publicações. Quanto ao conceito de saúde, a perspectiva ampliada esteve presente em 17 estudos, porém 26 estudos não conceituaram saúde, que consideramos um fator preocupante. Concluiu-se que a produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros é diversa em temáticas e abordagens, entretanto, ainda carece de aprofundamento sobre o conceito de saúde.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000100606Physis: Revista de Saúde Coletiva v.30 n.1 2020reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/s0103-73312020300109info:eu-repo/semantics/openAccessLotti,Alessandro DemelOliveira,Carlos Fernando Barreto deDias,Juliana Rocha AdelinoBorges,Eduardo OliveiraKoumantareas,JohnOliveira,Rogério Cruz depor2020-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312020000100606Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2020-05-29T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros
title A produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros
spellingShingle A produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros
Lotti,Alessandro Demel
conhecimento
ciências sociais
periódicos
title_short A produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros
title_full A produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros
title_fullStr A produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros
title_full_unstemmed A produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros
title_sort A produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros
author Lotti,Alessandro Demel
author_facet Lotti,Alessandro Demel
Oliveira,Carlos Fernando Barreto de
Dias,Juliana Rocha Adelino
Borges,Eduardo Oliveira
Koumantareas,John
Oliveira,Rogério Cruz de
author_role author
author2 Oliveira,Carlos Fernando Barreto de
Dias,Juliana Rocha Adelino
Borges,Eduardo Oliveira
Koumantareas,John
Oliveira,Rogério Cruz de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lotti,Alessandro Demel
Oliveira,Carlos Fernando Barreto de
Dias,Juliana Rocha Adelino
Borges,Eduardo Oliveira
Koumantareas,John
Oliveira,Rogério Cruz de
dc.subject.por.fl_str_mv conhecimento
ciências sociais
periódicos
topic conhecimento
ciências sociais
periódicos
description Resumo O objetivo do estudo foi analisar a produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa bibliográfica na base de dados Lilacs. A coleta de dados se deu por meio do descritor “educação física and saúde” e considerou publicações no período entre 1997 e 2017. A amostra consistiu em 46 artigos, os quais foram caracterizados quanto a autoria, periódico, avaliação no sistema Qualis Capes, tipo de estudo, abordagem metodológica, instrumentos de coleta de dados, amostragem metodológica, temáticas abordadas, área de diálogo e conceito de saúde. Os resultados apontaram que a produção científica tem sido demanda por pesquisadores brasileiros e com enfoque na temática da atuação profissional, majoritariamente publicados em revistas com avaliação B1 e B2. Embora a vertente teórica das Ciências Humanas seja predominante, a abordagem metodológica quantitativa ainda possui maior número de publicações. Quanto ao conceito de saúde, a perspectiva ampliada esteve presente em 17 estudos, porém 26 estudos não conceituaram saúde, que consideramos um fator preocupante. Concluiu-se que a produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros é diversa em temáticas e abordagens, entretanto, ainda carece de aprofundamento sobre o conceito de saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000100606
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000100606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-73312020300109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.30 n.1 2020
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309034087415808