Educando pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil: perspectivas discentes e docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição,Maria Inês Gandolfo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gastaldo,Denise, Fraga,Alex Branco, Bosi,Maria Lucia Magalhães, Magalhães,Lilian, Andrade,João Tadeu de, Lago,Rozilaine Redi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000400609
Resumo: Resumo Embora em franca expansão, a pesquisa qualitativa enfrenta desafios no campo da saúde. O objetivo é analisar o ensino de pesquisa qualitativa em saúde na pós-graduação no Brasil na perspectiva de atores envolvidos no processo, visando compreender desafios e possibilidades na formação de futuros pesquisadores. Foram conduzidos três grupos focais, totalizando 37 participantes no espaço de um congresso de pesquisa qualitativa em saúde. Emergiram quatro categorias na análise: campo científico biomédico; produtivismo e avaliação acadêmica; estratégias de ensino e currículo e formação de educadores. Os resultados revelam desafios na formação de pesquisadores em pesquisa qualitativa no Brasil num campo científico dominado pela tradição positivista, baixo letramento de cientistas em métodos qualitativos e predomínio da cultura acadêmica produtivista. Conclui-se que o preconceito dificulta a formação de novos pesquisadores, mas há iniciativas de excelência na formação, como o ensino obrigatório dessa abordagem na graduação e o ensino interdisciplinar na pós-graduação.
id UERJ-3_40953db176c76f77388ff811f9a6a383
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312020000400609
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Educando pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil: perspectivas discentes e docentespesquisa qualitativaformação de pesquisadoresensinoprodutividade científicaResumo Embora em franca expansão, a pesquisa qualitativa enfrenta desafios no campo da saúde. O objetivo é analisar o ensino de pesquisa qualitativa em saúde na pós-graduação no Brasil na perspectiva de atores envolvidos no processo, visando compreender desafios e possibilidades na formação de futuros pesquisadores. Foram conduzidos três grupos focais, totalizando 37 participantes no espaço de um congresso de pesquisa qualitativa em saúde. Emergiram quatro categorias na análise: campo científico biomédico; produtivismo e avaliação acadêmica; estratégias de ensino e currículo e formação de educadores. Os resultados revelam desafios na formação de pesquisadores em pesquisa qualitativa no Brasil num campo científico dominado pela tradição positivista, baixo letramento de cientistas em métodos qualitativos e predomínio da cultura acadêmica produtivista. Conclui-se que o preconceito dificulta a formação de novos pesquisadores, mas há iniciativas de excelência na formação, como o ensino obrigatório dessa abordagem na graduação e o ensino interdisciplinar na pós-graduação.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000400609Physis: Revista de Saúde Coletiva v.30 n.4 2020reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/s0103-73312020300412info:eu-repo/semantics/openAccessConceição,Maria Inês GandolfoGastaldo,DeniseFraga,Alex BrancoBosi,Maria Lucia MagalhãesMagalhães,LilianAndrade,João Tadeu deLago,Rozilaine Redipor2021-03-30T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312020000400609Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2021-03-30T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educando pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil: perspectivas discentes e docentes
title Educando pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil: perspectivas discentes e docentes
spellingShingle Educando pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil: perspectivas discentes e docentes
Conceição,Maria Inês Gandolfo
pesquisa qualitativa
formação de pesquisadores
ensino
produtividade científica
title_short Educando pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil: perspectivas discentes e docentes
title_full Educando pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil: perspectivas discentes e docentes
title_fullStr Educando pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil: perspectivas discentes e docentes
title_full_unstemmed Educando pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil: perspectivas discentes e docentes
title_sort Educando pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil: perspectivas discentes e docentes
author Conceição,Maria Inês Gandolfo
author_facet Conceição,Maria Inês Gandolfo
Gastaldo,Denise
Fraga,Alex Branco
Bosi,Maria Lucia Magalhães
Magalhães,Lilian
Andrade,João Tadeu de
Lago,Rozilaine Redi
author_role author
author2 Gastaldo,Denise
Fraga,Alex Branco
Bosi,Maria Lucia Magalhães
Magalhães,Lilian
Andrade,João Tadeu de
Lago,Rozilaine Redi
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição,Maria Inês Gandolfo
Gastaldo,Denise
Fraga,Alex Branco
Bosi,Maria Lucia Magalhães
Magalhães,Lilian
Andrade,João Tadeu de
Lago,Rozilaine Redi
dc.subject.por.fl_str_mv pesquisa qualitativa
formação de pesquisadores
ensino
produtividade científica
topic pesquisa qualitativa
formação de pesquisadores
ensino
produtividade científica
description Resumo Embora em franca expansão, a pesquisa qualitativa enfrenta desafios no campo da saúde. O objetivo é analisar o ensino de pesquisa qualitativa em saúde na pós-graduação no Brasil na perspectiva de atores envolvidos no processo, visando compreender desafios e possibilidades na formação de futuros pesquisadores. Foram conduzidos três grupos focais, totalizando 37 participantes no espaço de um congresso de pesquisa qualitativa em saúde. Emergiram quatro categorias na análise: campo científico biomédico; produtivismo e avaliação acadêmica; estratégias de ensino e currículo e formação de educadores. Os resultados revelam desafios na formação de pesquisadores em pesquisa qualitativa no Brasil num campo científico dominado pela tradição positivista, baixo letramento de cientistas em métodos qualitativos e predomínio da cultura acadêmica produtivista. Conclui-se que o preconceito dificulta a formação de novos pesquisadores, mas há iniciativas de excelência na formação, como o ensino obrigatório dessa abordagem na graduação e o ensino interdisciplinar na pós-graduação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000400609
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000400609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-73312020300412
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.30 n.4 2020
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309034431348736