Gênese e constituição da educação alimentar: uma síntese

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Eronides da Silva
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73311997000200002
Resumo: Este trabalho teve como objetivo recuperar o processo de gênese e constituição da Educação Alimentar, através da análise da literatura especializada sobre alimentação, referente aos anos de 1934 a 1946. O período de 1934 a 1939 caracterizou-se pela configuração das bases científicas da alimentação racional, enquanto o período de 1940 a 1946 foi caracterizado pela síntese e definição dos marcos conceituais e disciplinares da ciência da nutrição, resultando em duas formas disciplinares para a Educação Alimentar: Higiene e Educação Alimentar, que sinalizou maior preocupação com o conteúdo, e Educação Alimentar, centrada nos instrumentos pedagógicos.
id UERJ-3_40b7c483ba11c5034e11db4eaed9bc45
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73311997000200002
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Gênese e constituição da educação alimentar: uma sínteseEducação alimentarnutriçãosaúdehistóriaEste trabalho teve como objetivo recuperar o processo de gênese e constituição da Educação Alimentar, através da análise da literatura especializada sobre alimentação, referente aos anos de 1934 a 1946. O período de 1934 a 1939 caracterizou-se pela configuração das bases científicas da alimentação racional, enquanto o período de 1940 a 1946 foi caracterizado pela síntese e definição dos marcos conceituais e disciplinares da ciência da nutrição, resultando em duas formas disciplinares para a Educação Alimentar: Higiene e Educação Alimentar, que sinalizou maior preocupação com o conteúdo, e Educação Alimentar, centrada nos instrumentos pedagógicos.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva1997-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73311997000200002Physis: Revista de Saúde Coletiva v.7 n.2 1997reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73311997000200002info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Eronides da Silvapor2009-01-20T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73311997000200002Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2009-01-20T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênese e constituição da educação alimentar: uma síntese
title Gênese e constituição da educação alimentar: uma síntese
spellingShingle Gênese e constituição da educação alimentar: uma síntese
Lima,Eronides da Silva
Educação alimentar
nutrição
saúde
história
title_short Gênese e constituição da educação alimentar: uma síntese
title_full Gênese e constituição da educação alimentar: uma síntese
title_fullStr Gênese e constituição da educação alimentar: uma síntese
title_full_unstemmed Gênese e constituição da educação alimentar: uma síntese
title_sort Gênese e constituição da educação alimentar: uma síntese
author Lima,Eronides da Silva
author_facet Lima,Eronides da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Eronides da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação alimentar
nutrição
saúde
história
topic Educação alimentar
nutrição
saúde
história
description Este trabalho teve como objetivo recuperar o processo de gênese e constituição da Educação Alimentar, através da análise da literatura especializada sobre alimentação, referente aos anos de 1934 a 1946. O período de 1934 a 1939 caracterizou-se pela configuração das bases científicas da alimentação racional, enquanto o período de 1940 a 1946 foi caracterizado pela síntese e definição dos marcos conceituais e disciplinares da ciência da nutrição, resultando em duas formas disciplinares para a Educação Alimentar: Higiene e Educação Alimentar, que sinalizou maior preocupação com o conteúdo, e Educação Alimentar, centrada nos instrumentos pedagógicos.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73311997000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73311997000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73311997000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.7 n.2 1997
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309029993775104