A internet como coadjuvante no empoderamento dos pacientes que vivem com o HIV/Aids

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão,Luciene Dutra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Garbin,Helena Beatriz da Rocha, Koifman,Lilian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000200614
Resumo: Resumo Este trabalho discute o uso da internet como instrumento de pesquisa em saúde num grupo de pacientes que vivem e convivem com o HIV/Aids. A literatura sobre o tema em questão mostra a internet como um dos meios de comunicação mais acessados para busca de informações sobre saúde nos dias atuais, inclusive para o grupo entrevistado. É um estudo qualitativo que envolve entrevistas semiestruturadas. Os pacientes entrevistados pela pesquisa estão em tratamento ambulatorial para HIV/Aids e participam de um grupo de apoio no mesmo hospital onde realizam seu tratamento. Em contraposição com os dados teóricos levantados, no grupo pesquisado muitos preferem o uso de outras mídias e alguns não fazem uso da internet para pesquisas sobre saúde. A análise das entrevistas revelou que o conhecimento adquirido pela internet ou por outras mídias não afeta o respeito do profissional médico. Pelo contrário, parece valorizar a relação médico-paciente e a confiança no conhecimento médico. Apesar de utilizarem vários meios de comunicação, consideram que a principal fonte de informação ainda é aquela oferecida pelo profissional médico ou outro profissional de saúde qualificado. Além disso, o empoderamento, obtido por meio dos conhecimentos adquiridos na internet, contribuiu para o diálogo com o médico durante a consulta. Pelo contrário, fortalecido pela confiança que o profissional médico transmite ao conduzir o encontro clínico.
id UERJ-3_48d210745345724e12faad5dcca6fc37
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312020000200614
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling A internet como coadjuvante no empoderamento dos pacientes que vivem com o HIV/AidsHIV/Aidsinternetempoderamentorelação médico-pacienteResumo Este trabalho discute o uso da internet como instrumento de pesquisa em saúde num grupo de pacientes que vivem e convivem com o HIV/Aids. A literatura sobre o tema em questão mostra a internet como um dos meios de comunicação mais acessados para busca de informações sobre saúde nos dias atuais, inclusive para o grupo entrevistado. É um estudo qualitativo que envolve entrevistas semiestruturadas. Os pacientes entrevistados pela pesquisa estão em tratamento ambulatorial para HIV/Aids e participam de um grupo de apoio no mesmo hospital onde realizam seu tratamento. Em contraposição com os dados teóricos levantados, no grupo pesquisado muitos preferem o uso de outras mídias e alguns não fazem uso da internet para pesquisas sobre saúde. A análise das entrevistas revelou que o conhecimento adquirido pela internet ou por outras mídias não afeta o respeito do profissional médico. Pelo contrário, parece valorizar a relação médico-paciente e a confiança no conhecimento médico. Apesar de utilizarem vários meios de comunicação, consideram que a principal fonte de informação ainda é aquela oferecida pelo profissional médico ou outro profissional de saúde qualificado. Além disso, o empoderamento, obtido por meio dos conhecimentos adquiridos na internet, contribuiu para o diálogo com o médico durante a consulta. Pelo contrário, fortalecido pela confiança que o profissional médico transmite ao conduzir o encontro clínico.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000200614Physis: Revista de Saúde Coletiva v.30 n.2 2020reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/s0103-73312020300231info:eu-repo/semantics/openAccessFalcão,Luciene DutraGarbin,Helena Beatriz da RochaKoifman,Lilianpor2020-10-26T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312020000200614Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2020-10-26T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A internet como coadjuvante no empoderamento dos pacientes que vivem com o HIV/Aids
title A internet como coadjuvante no empoderamento dos pacientes que vivem com o HIV/Aids
spellingShingle A internet como coadjuvante no empoderamento dos pacientes que vivem com o HIV/Aids
Falcão,Luciene Dutra
HIV/Aids
internet
empoderamento
relação médico-paciente
title_short A internet como coadjuvante no empoderamento dos pacientes que vivem com o HIV/Aids
title_full A internet como coadjuvante no empoderamento dos pacientes que vivem com o HIV/Aids
title_fullStr A internet como coadjuvante no empoderamento dos pacientes que vivem com o HIV/Aids
title_full_unstemmed A internet como coadjuvante no empoderamento dos pacientes que vivem com o HIV/Aids
title_sort A internet como coadjuvante no empoderamento dos pacientes que vivem com o HIV/Aids
author Falcão,Luciene Dutra
author_facet Falcão,Luciene Dutra
Garbin,Helena Beatriz da Rocha
Koifman,Lilian
author_role author
author2 Garbin,Helena Beatriz da Rocha
Koifman,Lilian
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão,Luciene Dutra
Garbin,Helena Beatriz da Rocha
Koifman,Lilian
dc.subject.por.fl_str_mv HIV/Aids
internet
empoderamento
relação médico-paciente
topic HIV/Aids
internet
empoderamento
relação médico-paciente
description Resumo Este trabalho discute o uso da internet como instrumento de pesquisa em saúde num grupo de pacientes que vivem e convivem com o HIV/Aids. A literatura sobre o tema em questão mostra a internet como um dos meios de comunicação mais acessados para busca de informações sobre saúde nos dias atuais, inclusive para o grupo entrevistado. É um estudo qualitativo que envolve entrevistas semiestruturadas. Os pacientes entrevistados pela pesquisa estão em tratamento ambulatorial para HIV/Aids e participam de um grupo de apoio no mesmo hospital onde realizam seu tratamento. Em contraposição com os dados teóricos levantados, no grupo pesquisado muitos preferem o uso de outras mídias e alguns não fazem uso da internet para pesquisas sobre saúde. A análise das entrevistas revelou que o conhecimento adquirido pela internet ou por outras mídias não afeta o respeito do profissional médico. Pelo contrário, parece valorizar a relação médico-paciente e a confiança no conhecimento médico. Apesar de utilizarem vários meios de comunicação, consideram que a principal fonte de informação ainda é aquela oferecida pelo profissional médico ou outro profissional de saúde qualificado. Além disso, o empoderamento, obtido por meio dos conhecimentos adquiridos na internet, contribuiu para o diálogo com o médico durante a consulta. Pelo contrário, fortalecido pela confiança que o profissional médico transmite ao conduzir o encontro clínico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000200614
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000200614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-73312020300231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.30 n.2 2020
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309034128310272