Desafios para o cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Destro,Délcia Regina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vale,Simone Alves do, Brito,Maria José Menezes, Chemello,Clarice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312021000300612
Resumo: Resumo Este estudo de caso objetivou descrever o perfil dos farmacêuticos, caracterizar os serviços farmacêuticos e desvelar os fatores determinantes para a provisão do acompanhamento farmacoterapêutico fundamentados no modelo de prática do cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde. Cinquenta farmacêuticos responderam a um questionário sobre seu perfil e atividades. Aplicou-se a análise de conteúdo de Bardin para análise dos dados sobre as atividades, resultando em duas categorias: caracterização das atividades desempenhadas pelos farmacêuticos e os determinantes para a provisão do acompanhamento farmacoterapêutico. Observou-se que o cuidado farmacêutico ainda é um desafio a ser enfrentado, principalmente devido à demanda de atividades gerenciais e à deficiência na formação para o cuidado, necessitando reorganizar os processos de trabalho e as diretrizes institucionais para a ampliação do acesso aos serviços farmacêuticos centrados no paciente. Destaca-se, contudo, o crescente número de farmacêuticos trabalhando no cuidado, reorganizando e redefinindo seu papel, buscando transformar a realidade da Assistência Farmacêutica municipal. Apesar dos desafios ainda existentes referentes a formação, estrutura e processos, destaca-se a busca de soluções para a organização do serviço, com o aprimoramento das atividades clínicas, fortalecendo a Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde.
id UERJ-3_5f99ba994404700a32ed219cc8d64838
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312021000300612
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Desafios para o cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúdecuidado farmacêuticoserviços farmacêuticosAtenção Básica em SaúdeSistema Único de SaúdeResumo Este estudo de caso objetivou descrever o perfil dos farmacêuticos, caracterizar os serviços farmacêuticos e desvelar os fatores determinantes para a provisão do acompanhamento farmacoterapêutico fundamentados no modelo de prática do cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde. Cinquenta farmacêuticos responderam a um questionário sobre seu perfil e atividades. Aplicou-se a análise de conteúdo de Bardin para análise dos dados sobre as atividades, resultando em duas categorias: caracterização das atividades desempenhadas pelos farmacêuticos e os determinantes para a provisão do acompanhamento farmacoterapêutico. Observou-se que o cuidado farmacêutico ainda é um desafio a ser enfrentado, principalmente devido à demanda de atividades gerenciais e à deficiência na formação para o cuidado, necessitando reorganizar os processos de trabalho e as diretrizes institucionais para a ampliação do acesso aos serviços farmacêuticos centrados no paciente. Destaca-se, contudo, o crescente número de farmacêuticos trabalhando no cuidado, reorganizando e redefinindo seu papel, buscando transformar a realidade da Assistência Farmacêutica municipal. Apesar dos desafios ainda existentes referentes a formação, estrutura e processos, destaca-se a busca de soluções para a organização do serviço, com o aprimoramento das atividades clínicas, fortalecendo a Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312021000300612Physis: Revista de Saúde Coletiva v.31 n.3 2021reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/s0103-73312021310323info:eu-repo/semantics/openAccessDestro,Délcia ReginaVale,Simone Alves doBrito,Maria José MenezesChemello,Claricepor2021-11-12T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312021000300612Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2021-11-12T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios para o cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde
title Desafios para o cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde
spellingShingle Desafios para o cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde
Destro,Délcia Regina
cuidado farmacêutico
serviços farmacêuticos
Atenção Básica em Saúde
Sistema Único de Saúde
title_short Desafios para o cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde
title_full Desafios para o cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde
title_fullStr Desafios para o cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde
title_full_unstemmed Desafios para o cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde
title_sort Desafios para o cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde
author Destro,Délcia Regina
author_facet Destro,Délcia Regina
Vale,Simone Alves do
Brito,Maria José Menezes
Chemello,Clarice
author_role author
author2 Vale,Simone Alves do
Brito,Maria José Menezes
Chemello,Clarice
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Destro,Délcia Regina
Vale,Simone Alves do
Brito,Maria José Menezes
Chemello,Clarice
dc.subject.por.fl_str_mv cuidado farmacêutico
serviços farmacêuticos
Atenção Básica em Saúde
Sistema Único de Saúde
topic cuidado farmacêutico
serviços farmacêuticos
Atenção Básica em Saúde
Sistema Único de Saúde
description Resumo Este estudo de caso objetivou descrever o perfil dos farmacêuticos, caracterizar os serviços farmacêuticos e desvelar os fatores determinantes para a provisão do acompanhamento farmacoterapêutico fundamentados no modelo de prática do cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde. Cinquenta farmacêuticos responderam a um questionário sobre seu perfil e atividades. Aplicou-se a análise de conteúdo de Bardin para análise dos dados sobre as atividades, resultando em duas categorias: caracterização das atividades desempenhadas pelos farmacêuticos e os determinantes para a provisão do acompanhamento farmacoterapêutico. Observou-se que o cuidado farmacêutico ainda é um desafio a ser enfrentado, principalmente devido à demanda de atividades gerenciais e à deficiência na formação para o cuidado, necessitando reorganizar os processos de trabalho e as diretrizes institucionais para a ampliação do acesso aos serviços farmacêuticos centrados no paciente. Destaca-se, contudo, o crescente número de farmacêuticos trabalhando no cuidado, reorganizando e redefinindo seu papel, buscando transformar a realidade da Assistência Farmacêutica municipal. Apesar dos desafios ainda existentes referentes a formação, estrutura e processos, destaca-se a busca de soluções para a organização do serviço, com o aprimoramento das atividades clínicas, fortalecendo a Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312021000300612
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312021000300612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-73312021310323
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.31 n.3 2021
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309034546692096