Estratégias de enfrentamento dos dilemas bioéticos gerados pela violência na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Flavia Pedro dos Anjos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Vidal,Lícia Marques, Bittencourt,Isaiane Santos, Boery,Rita Narriman Silva de Oliveira, Sena,Edite Lago da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312011000100016
Resumo: A violência na escola é um problema social que perpassa o âmbito da educação e da saúde pública, envolve aspectos bioéticos e requer mecanismos de enfrentamento, a partir da educação em saúde. Este estudo objetiva discutir estratégias fundamentadoras da educação em saúde, sobre aspectos bioéticos no domínio da violência escolar. Consiste em uma revisão bibliográfica crítico-reflexiva por meio do acesso a banco de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando os descritores "violência and bioética" e "violência na escola", considerando os estudos publicados no período de 2004 a 2009. Realizamos também levantamento das obras de Paulo Freire e Pedro Demo, teóricos da Educação Libertadora. A leitura do material conduziu-nos a definição e discussão de três eixos temáticos: 1) bioética como instrumento reflexivo para a retomada dos valores morais na sociedade; 2) escola como formadora ética e de exercício de cidadania; 3) educação em saúde como instrumento para o enfrentamento da violência na escola. Acreditamos que a violência escolar envolve questões bioéticas que devem ser alvo de intervenções educativas na perspectiva libertadora, no intuito de gerar reflexões sobre o caráter negativo da violência escolar, tanto para o ensino-aprendizagem, como para o adoecimento dos atores envolvidos nessa problemática. Os profissionais da saúde poderão estabelecer a intersetorialidade com a educação e contribuir na prevenção da violência na escola, por meio de ações educativas em saúde, mobilizando cidadãos para uma sociedade comprometida em promover a vida; e que os profissionais da educação sejam receptivos e coparticipantes do processo intersetorial de educação e saúde.
id UERJ-3_7e2ea9378794db54c3a0ebd361fccfcc
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312011000100016
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias de enfrentamento dos dilemas bioéticos gerados pela violência na escoladilemas bioéticoseducação em saúdeviolência na escolaviolência e saúdeA violência na escola é um problema social que perpassa o âmbito da educação e da saúde pública, envolve aspectos bioéticos e requer mecanismos de enfrentamento, a partir da educação em saúde. Este estudo objetiva discutir estratégias fundamentadoras da educação em saúde, sobre aspectos bioéticos no domínio da violência escolar. Consiste em uma revisão bibliográfica crítico-reflexiva por meio do acesso a banco de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando os descritores "violência and bioética" e "violência na escola", considerando os estudos publicados no período de 2004 a 2009. Realizamos também levantamento das obras de Paulo Freire e Pedro Demo, teóricos da Educação Libertadora. A leitura do material conduziu-nos a definição e discussão de três eixos temáticos: 1) bioética como instrumento reflexivo para a retomada dos valores morais na sociedade; 2) escola como formadora ética e de exercício de cidadania; 3) educação em saúde como instrumento para o enfrentamento da violência na escola. Acreditamos que a violência escolar envolve questões bioéticas que devem ser alvo de intervenções educativas na perspectiva libertadora, no intuito de gerar reflexões sobre o caráter negativo da violência escolar, tanto para o ensino-aprendizagem, como para o adoecimento dos atores envolvidos nessa problemática. Os profissionais da saúde poderão estabelecer a intersetorialidade com a educação e contribuir na prevenção da violência na escola, por meio de ações educativas em saúde, mobilizando cidadãos para uma sociedade comprometida em promover a vida; e que os profissionais da educação sejam receptivos e coparticipantes do processo intersetorial de educação e saúde.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312011000100016Physis: Revista de Saúde Coletiva v.21 n.1 2011reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312011000100016info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Flavia Pedro dos AnjosVidal,Lícia MarquesBittencourt,Isaiane SantosBoery,Rita Narriman Silva de OliveiraSena,Edite Lago da Silvapor2011-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312011000100016Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2011-05-06T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de enfrentamento dos dilemas bioéticos gerados pela violência na escola
title Estratégias de enfrentamento dos dilemas bioéticos gerados pela violência na escola
spellingShingle Estratégias de enfrentamento dos dilemas bioéticos gerados pela violência na escola
Santos,Flavia Pedro dos Anjos
dilemas bioéticos
educação em saúde
violência na escola
violência e saúde
title_short Estratégias de enfrentamento dos dilemas bioéticos gerados pela violência na escola
title_full Estratégias de enfrentamento dos dilemas bioéticos gerados pela violência na escola
title_fullStr Estratégias de enfrentamento dos dilemas bioéticos gerados pela violência na escola
title_full_unstemmed Estratégias de enfrentamento dos dilemas bioéticos gerados pela violência na escola
title_sort Estratégias de enfrentamento dos dilemas bioéticos gerados pela violência na escola
author Santos,Flavia Pedro dos Anjos
author_facet Santos,Flavia Pedro dos Anjos
Vidal,Lícia Marques
Bittencourt,Isaiane Santos
Boery,Rita Narriman Silva de Oliveira
Sena,Edite Lago da Silva
author_role author
author2 Vidal,Lícia Marques
Bittencourt,Isaiane Santos
Boery,Rita Narriman Silva de Oliveira
Sena,Edite Lago da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Flavia Pedro dos Anjos
Vidal,Lícia Marques
Bittencourt,Isaiane Santos
Boery,Rita Narriman Silva de Oliveira
Sena,Edite Lago da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv dilemas bioéticos
educação em saúde
violência na escola
violência e saúde
topic dilemas bioéticos
educação em saúde
violência na escola
violência e saúde
description A violência na escola é um problema social que perpassa o âmbito da educação e da saúde pública, envolve aspectos bioéticos e requer mecanismos de enfrentamento, a partir da educação em saúde. Este estudo objetiva discutir estratégias fundamentadoras da educação em saúde, sobre aspectos bioéticos no domínio da violência escolar. Consiste em uma revisão bibliográfica crítico-reflexiva por meio do acesso a banco de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando os descritores "violência and bioética" e "violência na escola", considerando os estudos publicados no período de 2004 a 2009. Realizamos também levantamento das obras de Paulo Freire e Pedro Demo, teóricos da Educação Libertadora. A leitura do material conduziu-nos a definição e discussão de três eixos temáticos: 1) bioética como instrumento reflexivo para a retomada dos valores morais na sociedade; 2) escola como formadora ética e de exercício de cidadania; 3) educação em saúde como instrumento para o enfrentamento da violência na escola. Acreditamos que a violência escolar envolve questões bioéticas que devem ser alvo de intervenções educativas na perspectiva libertadora, no intuito de gerar reflexões sobre o caráter negativo da violência escolar, tanto para o ensino-aprendizagem, como para o adoecimento dos atores envolvidos nessa problemática. Os profissionais da saúde poderão estabelecer a intersetorialidade com a educação e contribuir na prevenção da violência na escola, por meio de ações educativas em saúde, mobilizando cidadãos para uma sociedade comprometida em promover a vida; e que os profissionais da educação sejam receptivos e coparticipantes do processo intersetorial de educação e saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312011000100016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312011000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312011000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.21 n.1 2011
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309031648428032