Compilação de levantamentos de uso de plantas medicinais no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dresch,Roger Remy
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Libório,Yasmin Boff, Czermainski,Sílvia Beatriz Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312021000200617
Resumo: Resumo A valorização e o registro do conhecimento tradicional sobre plantas medicinais é objetivo de políticas públicas nacionais e estaduais. Nesse sentido, a Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Rio Grande do Sul preconiza, dentre outros aspectos, estimular a pesquisa sobre plantas medicinais, priorizando as espécies nativas. Verifica-se a redução da ocorrência das espécies medicinais levando à perda do conhecimento tradicional devido à redução das áreas naturais e à desvalorização dos saberes tradicionais pelas novas gerações. Nesse contexto, o presente trabalho visou realizar pesquisas bibliográfica e documental sobre o uso de plantas medicinais no Rio Grande do Sul e consolidar esses estudos compondo material para a compilação de uma listagem única das espécies mais utilizadas com fins medicinais no estado. Utilizou-se metodologia quanti-qualitativa com pesquisa bibliográfica e análise documental. A compilação de dados resultou em uma lista de mais de 280 espécies vegetais distribuídas em mais de 80 famílias botânicas. Verificou-se que das 20 espécies vegetais mais usadas, menos de 50% são nativas, fato muito relacionado à diversidade cultural do estado. Esse trabalho culminou na publicação da Relação Estadual de Plantas Medicinais de interesse do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul (REPLAME/RS).
id UERJ-3_9b92d065f4f06329b2c34c8abba7655a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312021000200617
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Compilação de levantamentos de uso de plantas medicinais no Rio Grande do Sulplantas medicinaismedicina popularetnobotânica(o)uso medicinaluso popularResumo A valorização e o registro do conhecimento tradicional sobre plantas medicinais é objetivo de políticas públicas nacionais e estaduais. Nesse sentido, a Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Rio Grande do Sul preconiza, dentre outros aspectos, estimular a pesquisa sobre plantas medicinais, priorizando as espécies nativas. Verifica-se a redução da ocorrência das espécies medicinais levando à perda do conhecimento tradicional devido à redução das áreas naturais e à desvalorização dos saberes tradicionais pelas novas gerações. Nesse contexto, o presente trabalho visou realizar pesquisas bibliográfica e documental sobre o uso de plantas medicinais no Rio Grande do Sul e consolidar esses estudos compondo material para a compilação de uma listagem única das espécies mais utilizadas com fins medicinais no estado. Utilizou-se metodologia quanti-qualitativa com pesquisa bibliográfica e análise documental. A compilação de dados resultou em uma lista de mais de 280 espécies vegetais distribuídas em mais de 80 famílias botânicas. Verificou-se que das 20 espécies vegetais mais usadas, menos de 50% são nativas, fato muito relacionado à diversidade cultural do estado. Esse trabalho culminou na publicação da Relação Estadual de Plantas Medicinais de interesse do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul (REPLAME/RS).PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312021000200617Physis: Revista de Saúde Coletiva v.31 n.2 2021reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/s0103-73312021310219info:eu-repo/semantics/openAccessDresch,Roger RemyLibório,Yasmin BoffCzermainski,Sílvia Beatriz Costapor2021-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312021000200617Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2021-07-14T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Compilação de levantamentos de uso de plantas medicinais no Rio Grande do Sul
title Compilação de levantamentos de uso de plantas medicinais no Rio Grande do Sul
spellingShingle Compilação de levantamentos de uso de plantas medicinais no Rio Grande do Sul
Dresch,Roger Remy
plantas medicinais
medicina popular
etnobotânica(o)
uso medicinal
uso popular
title_short Compilação de levantamentos de uso de plantas medicinais no Rio Grande do Sul
title_full Compilação de levantamentos de uso de plantas medicinais no Rio Grande do Sul
title_fullStr Compilação de levantamentos de uso de plantas medicinais no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Compilação de levantamentos de uso de plantas medicinais no Rio Grande do Sul
title_sort Compilação de levantamentos de uso de plantas medicinais no Rio Grande do Sul
author Dresch,Roger Remy
author_facet Dresch,Roger Remy
Libório,Yasmin Boff
Czermainski,Sílvia Beatriz Costa
author_role author
author2 Libório,Yasmin Boff
Czermainski,Sílvia Beatriz Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dresch,Roger Remy
Libório,Yasmin Boff
Czermainski,Sílvia Beatriz Costa
dc.subject.por.fl_str_mv plantas medicinais
medicina popular
etnobotânica(o)
uso medicinal
uso popular
topic plantas medicinais
medicina popular
etnobotânica(o)
uso medicinal
uso popular
description Resumo A valorização e o registro do conhecimento tradicional sobre plantas medicinais é objetivo de políticas públicas nacionais e estaduais. Nesse sentido, a Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Rio Grande do Sul preconiza, dentre outros aspectos, estimular a pesquisa sobre plantas medicinais, priorizando as espécies nativas. Verifica-se a redução da ocorrência das espécies medicinais levando à perda do conhecimento tradicional devido à redução das áreas naturais e à desvalorização dos saberes tradicionais pelas novas gerações. Nesse contexto, o presente trabalho visou realizar pesquisas bibliográfica e documental sobre o uso de plantas medicinais no Rio Grande do Sul e consolidar esses estudos compondo material para a compilação de uma listagem única das espécies mais utilizadas com fins medicinais no estado. Utilizou-se metodologia quanti-qualitativa com pesquisa bibliográfica e análise documental. A compilação de dados resultou em uma lista de mais de 280 espécies vegetais distribuídas em mais de 80 famílias botânicas. Verificou-se que das 20 espécies vegetais mais usadas, menos de 50% são nativas, fato muito relacionado à diversidade cultural do estado. Esse trabalho culminou na publicação da Relação Estadual de Plantas Medicinais de interesse do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul (REPLAME/RS).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312021000200617
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312021000200617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-73312021310219
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.31 n.2 2021
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309034519429120