Melhores práticas em sistemas locais de saúde: sob foco, a saúde bucal do idoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moysés,Samuel Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000300006
Resumo: Objetivou-se desenvolver melhores práticas no cuidado à saúde bucal de pessoas idosas, por meio do referencial Modelo de Domínios Interativos de Melhores Práticas em Promoção da Saúde (MDI), que considera a interação de domínios (Fundamentos, Compreensão do Ambiente e Práticas) como fatores de decisãoação, subsidiando os fundamentos desta pesquisa-ação. Efetivou-se uma intervenção em um sistema municipal de saúde, por meio de reflexão participativa entre atores locais envolvidos com a governança pública local, examinando sua potência para transformar práticas correntes segundo princípios da Promoção da Saúde. A coleta de dados foi realizada por multiestágios, iniciando com grupos focais compostos por gestores, profissionais de saúde e idosos. A partir das deliberações dos grupos focais e análise dos dados mediante o marco lógico adotado, foram propostas melhores práticas, fundamentadas nos princípios do Sistema único de saúde, da Estratégia de Saúde da Família e da Promoção da Saúde. O conjunto da intervenção envolveu algumas atividades práticas. O processo de desenvolvimento de melhores práticas sustenta-se na expectativa de que um melhor padrão de saúde bucal dos idosos poderá ser alcançado mediante mudança de práticas organizacionais, do processo de trabalho em saúde, de pesquisa e de avaliação. O vetor de impulsão para melhoria contínua é o compromisso da governança local com a sustentabilidade e aprofundamento dos princípios da Promoção da Saúde. Demonstrou-se ser possível construir um corpo indicativo de práticas de cuidado à saúde bucal das pessoas idosas e gerar conhecimento útil que aproxima os modelos teóricos com a realidade cotidiana, com vistas a sua transformação.
id UERJ-3_9c01176790ba2a44d8e433615940ed6b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312010000300006
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Melhores práticas em sistemas locais de saúde: sob foco, a saúde bucal do idosoatenção à saúdesaúde do idososaúde bucalserviços de saúde para idosossistemas de saúdepromoção da saúdeObjetivou-se desenvolver melhores práticas no cuidado à saúde bucal de pessoas idosas, por meio do referencial Modelo de Domínios Interativos de Melhores Práticas em Promoção da Saúde (MDI), que considera a interação de domínios (Fundamentos, Compreensão do Ambiente e Práticas) como fatores de decisãoação, subsidiando os fundamentos desta pesquisa-ação. Efetivou-se uma intervenção em um sistema municipal de saúde, por meio de reflexão participativa entre atores locais envolvidos com a governança pública local, examinando sua potência para transformar práticas correntes segundo princípios da Promoção da Saúde. A coleta de dados foi realizada por multiestágios, iniciando com grupos focais compostos por gestores, profissionais de saúde e idosos. A partir das deliberações dos grupos focais e análise dos dados mediante o marco lógico adotado, foram propostas melhores práticas, fundamentadas nos princípios do Sistema único de saúde, da Estratégia de Saúde da Família e da Promoção da Saúde. O conjunto da intervenção envolveu algumas atividades práticas. O processo de desenvolvimento de melhores práticas sustenta-se na expectativa de que um melhor padrão de saúde bucal dos idosos poderá ser alcançado mediante mudança de práticas organizacionais, do processo de trabalho em saúde, de pesquisa e de avaliação. O vetor de impulsão para melhoria contínua é o compromisso da governança local com a sustentabilidade e aprofundamento dos princípios da Promoção da Saúde. Demonstrou-se ser possível construir um corpo indicativo de práticas de cuidado à saúde bucal das pessoas idosas e gerar conhecimento útil que aproxima os modelos teóricos com a realidade cotidiana, com vistas a sua transformação.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000300006Physis: Revista de Saúde Coletiva v.20 n.3 2010reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312010000300006info:eu-repo/semantics/openAccessMello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira deMoysés,Samuel Jorgepor2010-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312010000300006Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2010-11-22T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Melhores práticas em sistemas locais de saúde: sob foco, a saúde bucal do idoso
title Melhores práticas em sistemas locais de saúde: sob foco, a saúde bucal do idoso
spellingShingle Melhores práticas em sistemas locais de saúde: sob foco, a saúde bucal do idoso
Mello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira de
atenção à saúde
saúde do idoso
saúde bucal
serviços de saúde para idosos
sistemas de saúde
promoção da saúde
title_short Melhores práticas em sistemas locais de saúde: sob foco, a saúde bucal do idoso
title_full Melhores práticas em sistemas locais de saúde: sob foco, a saúde bucal do idoso
title_fullStr Melhores práticas em sistemas locais de saúde: sob foco, a saúde bucal do idoso
title_full_unstemmed Melhores práticas em sistemas locais de saúde: sob foco, a saúde bucal do idoso
title_sort Melhores práticas em sistemas locais de saúde: sob foco, a saúde bucal do idoso
author Mello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira de
author_facet Mello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira de
Moysés,Samuel Jorge
author_role author
author2 Moysés,Samuel Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira de
Moysés,Samuel Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv atenção à saúde
saúde do idoso
saúde bucal
serviços de saúde para idosos
sistemas de saúde
promoção da saúde
topic atenção à saúde
saúde do idoso
saúde bucal
serviços de saúde para idosos
sistemas de saúde
promoção da saúde
description Objetivou-se desenvolver melhores práticas no cuidado à saúde bucal de pessoas idosas, por meio do referencial Modelo de Domínios Interativos de Melhores Práticas em Promoção da Saúde (MDI), que considera a interação de domínios (Fundamentos, Compreensão do Ambiente e Práticas) como fatores de decisãoação, subsidiando os fundamentos desta pesquisa-ação. Efetivou-se uma intervenção em um sistema municipal de saúde, por meio de reflexão participativa entre atores locais envolvidos com a governança pública local, examinando sua potência para transformar práticas correntes segundo princípios da Promoção da Saúde. A coleta de dados foi realizada por multiestágios, iniciando com grupos focais compostos por gestores, profissionais de saúde e idosos. A partir das deliberações dos grupos focais e análise dos dados mediante o marco lógico adotado, foram propostas melhores práticas, fundamentadas nos princípios do Sistema único de saúde, da Estratégia de Saúde da Família e da Promoção da Saúde. O conjunto da intervenção envolveu algumas atividades práticas. O processo de desenvolvimento de melhores práticas sustenta-se na expectativa de que um melhor padrão de saúde bucal dos idosos poderá ser alcançado mediante mudança de práticas organizacionais, do processo de trabalho em saúde, de pesquisa e de avaliação. O vetor de impulsão para melhoria contínua é o compromisso da governança local com a sustentabilidade e aprofundamento dos princípios da Promoção da Saúde. Demonstrou-se ser possível construir um corpo indicativo de práticas de cuidado à saúde bucal das pessoas idosas e gerar conhecimento útil que aproxima os modelos teóricos com a realidade cotidiana, com vistas a sua transformação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312010000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.20 n.3 2010
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309031545667584