Competências do nutricionista para a Atenção Primária à Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Cristina Garcia Lopes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Luz,Verônica Gronau, Tófoli,Luís Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312022000300602
Resumo: Resumo A Educação Baseada em Competências propõe o uso de um currículo derivado da construção de um perfil de competências, o que se torna norteador para a formação acadêmica de uma determinada profissão. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) no Brasil têm apontado para a construção de currículos com foco em competências. Buscando contribuir com esse debate, o objetivo deste estudo foi construir um perfil de competências para os nutricionistas na Atenção Primária à Saúde (APS) a partir da revisão sobre as competências gerais dos profissionais de saúde nesse âmbito de atenção. Trata-se de estudo qualitativo e exploratório, com seleção de consensos e estudos sobre a formação profissional, incluindo diretrizes e resoluções; o material selecionado foi submetido à análise temática. As categorias de análise encontradas foram assim agrupadas: competências relativas ao sistema de saúde e ao modelo de atenção; competências relativas à atenção à saúde; competências humanísticas e culturais; competências sociais e de comunicação; e competências técnicas e metodológicas. Os resultados permitiram traçar um perfil de competências de acordo com os objetivos pretendidos, podendo colaborar com a definição de diretrizes para a formação dos nutricionistas, com foco na APS.
id UERJ-3_abfc2453d1adef9f7b0c0a07a997f1d4
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312022000300602
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Competências do nutricionista para a Atenção Primária à SaúdeAtenção primária à saúdeEducação baseada em competênciasNutricionistas.Resumo A Educação Baseada em Competências propõe o uso de um currículo derivado da construção de um perfil de competências, o que se torna norteador para a formação acadêmica de uma determinada profissão. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) no Brasil têm apontado para a construção de currículos com foco em competências. Buscando contribuir com esse debate, o objetivo deste estudo foi construir um perfil de competências para os nutricionistas na Atenção Primária à Saúde (APS) a partir da revisão sobre as competências gerais dos profissionais de saúde nesse âmbito de atenção. Trata-se de estudo qualitativo e exploratório, com seleção de consensos e estudos sobre a formação profissional, incluindo diretrizes e resoluções; o material selecionado foi submetido à análise temática. As categorias de análise encontradas foram assim agrupadas: competências relativas ao sistema de saúde e ao modelo de atenção; competências relativas à atenção à saúde; competências humanísticas e culturais; competências sociais e de comunicação; e competências técnicas e metodológicas. Os resultados permitiram traçar um perfil de competências de acordo com os objetivos pretendidos, podendo colaborar com a definição de diretrizes para a formação dos nutricionistas, com foco na APS.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312022000300602Physis: Revista de Saúde Coletiva v.32 n.3 2022reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/s0103-73312022320304info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Cristina Garcia LopesLuz,Verônica GronauTófoli,Luís Fernandopor2022-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312022000300602Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2022-10-19T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências do nutricionista para a Atenção Primária à Saúde
title Competências do nutricionista para a Atenção Primária à Saúde
spellingShingle Competências do nutricionista para a Atenção Primária à Saúde
Alves,Cristina Garcia Lopes
Atenção primária à saúde
Educação baseada em competências
Nutricionistas.
title_short Competências do nutricionista para a Atenção Primária à Saúde
title_full Competências do nutricionista para a Atenção Primária à Saúde
title_fullStr Competências do nutricionista para a Atenção Primária à Saúde
title_full_unstemmed Competências do nutricionista para a Atenção Primária à Saúde
title_sort Competências do nutricionista para a Atenção Primária à Saúde
author Alves,Cristina Garcia Lopes
author_facet Alves,Cristina Garcia Lopes
Luz,Verônica Gronau
Tófoli,Luís Fernando
author_role author
author2 Luz,Verônica Gronau
Tófoli,Luís Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Cristina Garcia Lopes
Luz,Verônica Gronau
Tófoli,Luís Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção primária à saúde
Educação baseada em competências
Nutricionistas.
topic Atenção primária à saúde
Educação baseada em competências
Nutricionistas.
description Resumo A Educação Baseada em Competências propõe o uso de um currículo derivado da construção de um perfil de competências, o que se torna norteador para a formação acadêmica de uma determinada profissão. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) no Brasil têm apontado para a construção de currículos com foco em competências. Buscando contribuir com esse debate, o objetivo deste estudo foi construir um perfil de competências para os nutricionistas na Atenção Primária à Saúde (APS) a partir da revisão sobre as competências gerais dos profissionais de saúde nesse âmbito de atenção. Trata-se de estudo qualitativo e exploratório, com seleção de consensos e estudos sobre a formação profissional, incluindo diretrizes e resoluções; o material selecionado foi submetido à análise temática. As categorias de análise encontradas foram assim agrupadas: competências relativas ao sistema de saúde e ao modelo de atenção; competências relativas à atenção à saúde; competências humanísticas e culturais; competências sociais e de comunicação; e competências técnicas e metodológicas. Os resultados permitiram traçar um perfil de competências de acordo com os objetivos pretendidos, podendo colaborar com a definição de diretrizes para a formação dos nutricionistas, com foco na APS.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312022000300602
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312022000300602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-73312022320304
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.32 n.3 2022
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309034875944960