Relação médico-paciente: entre o desejável e o possível na atenção primária à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Annatalia Meneses de Amorim
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Caprara,Andrea, Landim,Lucyla Oliveira Paes, Vasconcelos,Mardênia Gomes Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000300014
Resumo: A relação médico-paciente no contexto da atenção primária é um desafio para a implementação de práticas humanizadas em saúde, considerando sua relevância e a emergência da problemática da humanização como necessidade social. Para que se possa avançar nesse campo, faz-se necessário rever o que se tem produzido sobre o assunto, mapeando os limites e avanços dessa relação. Este estudo busca compreender o encontro no âmbito da atenção primária à saúde, pensando a relação médico-paciente em termos hermenêuticos, a partir da construção de novos horizontes normativos no plano dos valores morais e éticos, com vistas à humanização da saúde. O estudo foi realizado no período de 2008-2009 em duas unidades de Saúde da Família do Município de Fortaleza, Ceará. Utilizaram-se técnicas de entrevista aprofundada e observação participante, totalizando 11 encontros com médicos e 37 com pacientes, além da gravação de 53 consultas. Os dados foram organizados e analisados no software Qualitative Solutions Research Nvivo (QSR). Pacientes e médicos ponderaram sobre três aspectos principais que influenciam a interação clínica na Estratégia Saúde da Família: as características pessoais do médico, o agir profissional e os problemas na organização dos serviços. Entre os resultados, apareceram três perfis do encontro médico-paciente: o encontro centrado no paciente, o encontro sem entendimento e o realizado a curto prazo. O estabelecimento de um vínculo requer apoio intensivo às mudanças na organização dos serviços, com ênfase numa formação profissional que valorize a cultura, o protagonismo e a reflexão filosófica da convivência humana, visando à qualificação da atenção primária.
id UERJ-3_ac163b0c665e5c437857a8edb2719dcf
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312012000300014
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Relação médico-paciente: entre o desejável e o possível na atenção primária à saúdeatenção primária à saúdehumanização da assistênciarelações médico-pacienteA relação médico-paciente no contexto da atenção primária é um desafio para a implementação de práticas humanizadas em saúde, considerando sua relevância e a emergência da problemática da humanização como necessidade social. Para que se possa avançar nesse campo, faz-se necessário rever o que se tem produzido sobre o assunto, mapeando os limites e avanços dessa relação. Este estudo busca compreender o encontro no âmbito da atenção primária à saúde, pensando a relação médico-paciente em termos hermenêuticos, a partir da construção de novos horizontes normativos no plano dos valores morais e éticos, com vistas à humanização da saúde. O estudo foi realizado no período de 2008-2009 em duas unidades de Saúde da Família do Município de Fortaleza, Ceará. Utilizaram-se técnicas de entrevista aprofundada e observação participante, totalizando 11 encontros com médicos e 37 com pacientes, além da gravação de 53 consultas. Os dados foram organizados e analisados no software Qualitative Solutions Research Nvivo (QSR). Pacientes e médicos ponderaram sobre três aspectos principais que influenciam a interação clínica na Estratégia Saúde da Família: as características pessoais do médico, o agir profissional e os problemas na organização dos serviços. Entre os resultados, apareceram três perfis do encontro médico-paciente: o encontro centrado no paciente, o encontro sem entendimento e o realizado a curto prazo. O estabelecimento de um vínculo requer apoio intensivo às mudanças na organização dos serviços, com ênfase numa formação profissional que valorize a cultura, o protagonismo e a reflexão filosófica da convivência humana, visando à qualificação da atenção primária.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000300014Physis: Revista de Saúde Coletiva v.22 n.3 2012reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312012000300014info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Annatalia Meneses de AmorimCaprara,AndreaLandim,Lucyla Oliveira PaesVasconcelos,Mardênia Gomes Ferreirapor2012-11-13T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312012000300014Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2012-11-13T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação médico-paciente: entre o desejável e o possível na atenção primária à saúde
title Relação médico-paciente: entre o desejável e o possível na atenção primária à saúde
spellingShingle Relação médico-paciente: entre o desejável e o possível na atenção primária à saúde
Gomes,Annatalia Meneses de Amorim
atenção primária à saúde
humanização da assistência
relações médico-paciente
title_short Relação médico-paciente: entre o desejável e o possível na atenção primária à saúde
title_full Relação médico-paciente: entre o desejável e o possível na atenção primária à saúde
title_fullStr Relação médico-paciente: entre o desejável e o possível na atenção primária à saúde
title_full_unstemmed Relação médico-paciente: entre o desejável e o possível na atenção primária à saúde
title_sort Relação médico-paciente: entre o desejável e o possível na atenção primária à saúde
author Gomes,Annatalia Meneses de Amorim
author_facet Gomes,Annatalia Meneses de Amorim
Caprara,Andrea
Landim,Lucyla Oliveira Paes
Vasconcelos,Mardênia Gomes Ferreira
author_role author
author2 Caprara,Andrea
Landim,Lucyla Oliveira Paes
Vasconcelos,Mardênia Gomes Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Annatalia Meneses de Amorim
Caprara,Andrea
Landim,Lucyla Oliveira Paes
Vasconcelos,Mardênia Gomes Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv atenção primária à saúde
humanização da assistência
relações médico-paciente
topic atenção primária à saúde
humanização da assistência
relações médico-paciente
description A relação médico-paciente no contexto da atenção primária é um desafio para a implementação de práticas humanizadas em saúde, considerando sua relevância e a emergência da problemática da humanização como necessidade social. Para que se possa avançar nesse campo, faz-se necessário rever o que se tem produzido sobre o assunto, mapeando os limites e avanços dessa relação. Este estudo busca compreender o encontro no âmbito da atenção primária à saúde, pensando a relação médico-paciente em termos hermenêuticos, a partir da construção de novos horizontes normativos no plano dos valores morais e éticos, com vistas à humanização da saúde. O estudo foi realizado no período de 2008-2009 em duas unidades de Saúde da Família do Município de Fortaleza, Ceará. Utilizaram-se técnicas de entrevista aprofundada e observação participante, totalizando 11 encontros com médicos e 37 com pacientes, além da gravação de 53 consultas. Os dados foram organizados e analisados no software Qualitative Solutions Research Nvivo (QSR). Pacientes e médicos ponderaram sobre três aspectos principais que influenciam a interação clínica na Estratégia Saúde da Família: as características pessoais do médico, o agir profissional e os problemas na organização dos serviços. Entre os resultados, apareceram três perfis do encontro médico-paciente: o encontro centrado no paciente, o encontro sem entendimento e o realizado a curto prazo. O estabelecimento de um vínculo requer apoio intensivo às mudanças na organização dos serviços, com ênfase numa formação profissional que valorize a cultura, o protagonismo e a reflexão filosófica da convivência humana, visando à qualificação da atenção primária.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312012000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.22 n.3 2012
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309032094072832