A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Physis (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312015000401207 |
Resumo: | No Brasil, as ações educativas em saúde para escolares estiveram presentes nos discursos oficiais a partir de 1889. Atualmente, a temática é relevante, pois é inegável o papel da instituição em temas ligados à saúde. O objetivo do artigo é analisar a entrada da saúde no espaço escolar através de ações do Programa Saúde na Escola (PSE), classificá-las como práticas pedagógicas e, a partir daí, verificar se elas se alinham com a perspectiva da promoção da saúde. Para isso, são apresentadas cenas cotidianas das ações de saúde nas escolas para permitir a construção de um panorama. Conclui-se que essas ações alteram a dinâmica escolar e que algumas delas se aproximam do conceito de promoção da saúde ao utilizarem determinadas estratégias. |
id |
UERJ-3_b04d0110c697fbd953aad6e4c939f0e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-73312015000401207 |
network_acronym_str |
UERJ-3 |
network_name_str |
Physis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicaspromoção da saúdepráticas pedagógicassaúdeescolaNo Brasil, as ações educativas em saúde para escolares estiveram presentes nos discursos oficiais a partir de 1889. Atualmente, a temática é relevante, pois é inegável o papel da instituição em temas ligados à saúde. O objetivo do artigo é analisar a entrada da saúde no espaço escolar através de ações do Programa Saúde na Escola (PSE), classificá-las como práticas pedagógicas e, a partir daí, verificar se elas se alinham com a perspectiva da promoção da saúde. Para isso, são apresentadas cenas cotidianas das ações de saúde nas escolas para permitir a construção de um panorama. Conclui-se que essas ações alteram a dinâmica escolar e que algumas delas se aproximam do conceito de promoção da saúde ao utilizarem determinadas estratégias.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312015000401207Physis: Revista de Saúde Coletiva v.25 n.4 2015reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312015000400009info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Fabio Fortunato Brasil depor2016-02-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312015000401207Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2016-02-11T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas |
title |
A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas |
spellingShingle |
A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas Carvalho,Fabio Fortunato Brasil de promoção da saúde práticas pedagógicas saúde escola |
title_short |
A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas |
title_full |
A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas |
title_fullStr |
A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas |
title_sort |
A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas |
author |
Carvalho,Fabio Fortunato Brasil de |
author_facet |
Carvalho,Fabio Fortunato Brasil de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho,Fabio Fortunato Brasil de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
promoção da saúde práticas pedagógicas saúde escola |
topic |
promoção da saúde práticas pedagógicas saúde escola |
description |
No Brasil, as ações educativas em saúde para escolares estiveram presentes nos discursos oficiais a partir de 1889. Atualmente, a temática é relevante, pois é inegável o papel da instituição em temas ligados à saúde. O objetivo do artigo é analisar a entrada da saúde no espaço escolar através de ações do Programa Saúde na Escola (PSE), classificá-las como práticas pedagógicas e, a partir daí, verificar se elas se alinham com a perspectiva da promoção da saúde. Para isso, são apresentadas cenas cotidianas das ações de saúde nas escolas para permitir a construção de um panorama. Conclui-se que essas ações alteram a dinâmica escolar e que algumas delas se aproximam do conceito de promoção da saúde ao utilizarem determinadas estratégias. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312015000401207 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312015000401207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-73312015000400009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Physis: Revista de Saúde Coletiva v.25 n.4 2015 reponame:Physis (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Physis (Online) |
collection |
Physis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||publicacoes@ims.uerj.br |
_version_ |
1750309032885747712 |