Démarche Estratégica: modo inovador e eficaz de análise da missão institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Maria de Jesus Dias de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Artmann,Elizabeth, Andrade,Maria Angélica C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312013000200002
Resumo: No Brasil, apesar das melhorias ocorridas na saúde das mães e crianças, os indicadores de mortalidade materna e neonatal ainda estão distantes do desejável. Para a reversão desse quadro, é importante repensar os processos de trabalho, considerando o ambiente hospitalar e a rede de cuidados perinatais do território, e apostar na democratização institucional. O objetivo deste estudo foi discutir o processo de aplicação do enfoque "démarche estratégica" numa maternidade púbica estadual, numa perspectiva de rede coordenada de serviços. O período foi de junho a setembro de 2009 e incluiu a participação direta dos profissionais/atores envolvidos, inclusive a direção do hospital. Os resultados mostraram a capacidade do método para problematizar os processos de trabalho e para a análise da gestão do hospital. A experiência permitiu, a partir das análises, apontar estratégias de ação validadas pelos diferentes atores. O método pode ser considerado um modo inovador e efetivo para produzir equipes de saúde mais solidárias e corresponsáveis com movimentos de mudança das práticas. Permitiu a criação de canais de comunicação entre os profissionais da maternidade, e entre estes com atores da rede externa. O estudo mostrou a potencialidade do enfoque como um instrumento de diagnóstico situacional e de ferramenta de gestão hospitalar para rever a missão institucional na busca de qualidade e solidariedade dentro da rede e no compromisso com o atendimento ao usuário de forma universal e equânime. Contudo, os compromissos expressos na síntese propositiva devem ser constantemente revistos e repactuados entre os atores, para alcançar mudanças institucionais permanentes.
id UERJ-3_d1f971bf10ce2423b96072434027b75b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312013000200002
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Démarche Estratégica: modo inovador e eficaz de análise da missão institucionalSaúde Públicagestão estratégicaplanejamento em saúdehumanizaçãosaúde materno-infantilNo Brasil, apesar das melhorias ocorridas na saúde das mães e crianças, os indicadores de mortalidade materna e neonatal ainda estão distantes do desejável. Para a reversão desse quadro, é importante repensar os processos de trabalho, considerando o ambiente hospitalar e a rede de cuidados perinatais do território, e apostar na democratização institucional. O objetivo deste estudo foi discutir o processo de aplicação do enfoque "démarche estratégica" numa maternidade púbica estadual, numa perspectiva de rede coordenada de serviços. O período foi de junho a setembro de 2009 e incluiu a participação direta dos profissionais/atores envolvidos, inclusive a direção do hospital. Os resultados mostraram a capacidade do método para problematizar os processos de trabalho e para a análise da gestão do hospital. A experiência permitiu, a partir das análises, apontar estratégias de ação validadas pelos diferentes atores. O método pode ser considerado um modo inovador e efetivo para produzir equipes de saúde mais solidárias e corresponsáveis com movimentos de mudança das práticas. Permitiu a criação de canais de comunicação entre os profissionais da maternidade, e entre estes com atores da rede externa. O estudo mostrou a potencialidade do enfoque como um instrumento de diagnóstico situacional e de ferramenta de gestão hospitalar para rever a missão institucional na busca de qualidade e solidariedade dentro da rede e no compromisso com o atendimento ao usuário de forma universal e equânime. Contudo, os compromissos expressos na síntese propositiva devem ser constantemente revistos e repactuados entre os atores, para alcançar mudanças institucionais permanentes.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312013000200002Physis: Revista de Saúde Coletiva v.23 n.2 2013reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312013000200002info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Maria de Jesus Dias deArtmann,ElizabethAndrade,Maria Angélica C.por2015-07-28T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312013000200002Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2015-07-28T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Démarche Estratégica: modo inovador e eficaz de análise da missão institucional
title Démarche Estratégica: modo inovador e eficaz de análise da missão institucional
spellingShingle Démarche Estratégica: modo inovador e eficaz de análise da missão institucional
Araújo,Maria de Jesus Dias de
Saúde Pública
gestão estratégica
planejamento em saúde
humanização
saúde materno-infantil
title_short Démarche Estratégica: modo inovador e eficaz de análise da missão institucional
title_full Démarche Estratégica: modo inovador e eficaz de análise da missão institucional
title_fullStr Démarche Estratégica: modo inovador e eficaz de análise da missão institucional
title_full_unstemmed Démarche Estratégica: modo inovador e eficaz de análise da missão institucional
title_sort Démarche Estratégica: modo inovador e eficaz de análise da missão institucional
author Araújo,Maria de Jesus Dias de
author_facet Araújo,Maria de Jesus Dias de
Artmann,Elizabeth
Andrade,Maria Angélica C.
author_role author
author2 Artmann,Elizabeth
Andrade,Maria Angélica C.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Maria de Jesus Dias de
Artmann,Elizabeth
Andrade,Maria Angélica C.
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Pública
gestão estratégica
planejamento em saúde
humanização
saúde materno-infantil
topic Saúde Pública
gestão estratégica
planejamento em saúde
humanização
saúde materno-infantil
description No Brasil, apesar das melhorias ocorridas na saúde das mães e crianças, os indicadores de mortalidade materna e neonatal ainda estão distantes do desejável. Para a reversão desse quadro, é importante repensar os processos de trabalho, considerando o ambiente hospitalar e a rede de cuidados perinatais do território, e apostar na democratização institucional. O objetivo deste estudo foi discutir o processo de aplicação do enfoque "démarche estratégica" numa maternidade púbica estadual, numa perspectiva de rede coordenada de serviços. O período foi de junho a setembro de 2009 e incluiu a participação direta dos profissionais/atores envolvidos, inclusive a direção do hospital. Os resultados mostraram a capacidade do método para problematizar os processos de trabalho e para a análise da gestão do hospital. A experiência permitiu, a partir das análises, apontar estratégias de ação validadas pelos diferentes atores. O método pode ser considerado um modo inovador e efetivo para produzir equipes de saúde mais solidárias e corresponsáveis com movimentos de mudança das práticas. Permitiu a criação de canais de comunicação entre os profissionais da maternidade, e entre estes com atores da rede externa. O estudo mostrou a potencialidade do enfoque como um instrumento de diagnóstico situacional e de ferramenta de gestão hospitalar para rever a missão institucional na busca de qualidade e solidariedade dentro da rede e no compromisso com o atendimento ao usuário de forma universal e equânime. Contudo, os compromissos expressos na síntese propositiva devem ser constantemente revistos e repactuados entre os atores, para alcançar mudanças institucionais permanentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312013000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312013000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312013000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.23 n.2 2013
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309032397111297