Novos desafios das escolas técnicas de saúde do SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sório,Rita
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Lamarca,Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73311998000200007
Resumo: As Escolas Técnicas de Saúde do SUS foram criadas para exercer papel estratégico na profissionalização dos trabalhadores de nível médio sem qualificação específica para o Setor Saúde. Apesar do modelo didático-pedagógico flexível, as Escolas Técnicas de Saúde vivem dificuldades expressas em questões de natureza técnico-políticas. Nesse contexto, foi instituído o Projeto Escola de Nível Médio, cujo principal objetivo é o fortalecimento e a consolidação dessas instituições em uma Rede Nacional de Escolas do SUS. Coordenado pela Escola Politécnica de Sàúde Joaquim Venâncio (EPSJV), esse projeto também atua na reorientação das Escolas do SUS, para que estas se integrem às políticas de saúde como atores no processo da reordenação da política de Recursos Humanos em Saúde.
id UERJ-3_dd2873f96ba2fcce39871e52d4aa8a32
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73311998000200007
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Novos desafios das escolas técnicas de saúde do SUSEscolas Técnicas de Saúde do SUSDesenvolvimento de Recursos Humanos em SaúdeRede Nacional de CooperaçãoAs Escolas Técnicas de Saúde do SUS foram criadas para exercer papel estratégico na profissionalização dos trabalhadores de nível médio sem qualificação específica para o Setor Saúde. Apesar do modelo didático-pedagógico flexível, as Escolas Técnicas de Saúde vivem dificuldades expressas em questões de natureza técnico-políticas. Nesse contexto, foi instituído o Projeto Escola de Nível Médio, cujo principal objetivo é o fortalecimento e a consolidação dessas instituições em uma Rede Nacional de Escolas do SUS. Coordenado pela Escola Politécnica de Sàúde Joaquim Venâncio (EPSJV), esse projeto também atua na reorientação das Escolas do SUS, para que estas se integrem às políticas de saúde como atores no processo da reordenação da política de Recursos Humanos em Saúde.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73311998000200007Physis: Revista de Saúde Coletiva v.8 n.2 1998reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73311998000200007info:eu-repo/semantics/openAccessSório,RitaLamarca,Isabelpor2008-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73311998000200007Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2008-11-24T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos desafios das escolas técnicas de saúde do SUS
title Novos desafios das escolas técnicas de saúde do SUS
spellingShingle Novos desafios das escolas técnicas de saúde do SUS
Sório,Rita
Escolas Técnicas de Saúde do SUS
Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde
Rede Nacional de Cooperação
title_short Novos desafios das escolas técnicas de saúde do SUS
title_full Novos desafios das escolas técnicas de saúde do SUS
title_fullStr Novos desafios das escolas técnicas de saúde do SUS
title_full_unstemmed Novos desafios das escolas técnicas de saúde do SUS
title_sort Novos desafios das escolas técnicas de saúde do SUS
author Sório,Rita
author_facet Sório,Rita
Lamarca,Isabel
author_role author
author2 Lamarca,Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sório,Rita
Lamarca,Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas Técnicas de Saúde do SUS
Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde
Rede Nacional de Cooperação
topic Escolas Técnicas de Saúde do SUS
Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde
Rede Nacional de Cooperação
description As Escolas Técnicas de Saúde do SUS foram criadas para exercer papel estratégico na profissionalização dos trabalhadores de nível médio sem qualificação específica para o Setor Saúde. Apesar do modelo didático-pedagógico flexível, as Escolas Técnicas de Saúde vivem dificuldades expressas em questões de natureza técnico-políticas. Nesse contexto, foi instituído o Projeto Escola de Nível Médio, cujo principal objetivo é o fortalecimento e a consolidação dessas instituições em uma Rede Nacional de Escolas do SUS. Coordenado pela Escola Politécnica de Sàúde Joaquim Venâncio (EPSJV), esse projeto também atua na reorientação das Escolas do SUS, para que estas se integrem às políticas de saúde como atores no processo da reordenação da política de Recursos Humanos em Saúde.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73311998000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73311998000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73311998000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.8 n.2 1998
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309030013698049