Uma reflexão sobre o processo de avaliação das pós-graduações brasileiras com ênfase na área de saúde coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kerr-Pontes,Ligia Regina Sansigolo
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Pontes,Ricardo José Soares, Bosi,Maria Lúcia Magalhães, Rigotto,Raquel Maria, Silva,Raimunda Magalhães da, Bezerra Filho,José Gomes, Kerr,Warwick Estevam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312005000100005
Resumo: Este artigo busca promover uma reflexão acerca dos critérios adotados pelo sistema de avaliação da Pós-graduação em curso no país e seu impacto no âmbito dos diferentes programas, conferindo destaque na análise à área de Saúde Coletiva. Ressalta-se, por um lado, a importância que os processos avaliativos têm na consolidação do sistema de ensino e pesquisa, contribuindo, de modo decisivo, para a promoção e monitoramento da sua qualidade. Em contrapartida, os autores convidam a uma reflexão sobre a concepção de ciência subjacente aos critérios adotados e seu impacto no conjunto dos cursos que compõem a pós-graduação em Saúde Coletiva. Para tanto, apontam obstáculos situados em planos distintos e as desigualdades, não apenas regionais, mas entre instituições geograficamente próximas mas que desenvolvem suas práticas em contextos distintos. O texto finaliza indagando sobre a correspondência entre o percurso histórico e os compromissos que marcam a trajetória da Saúde Coletiva e os rumos atuais da avaliação da pós-graduação nesse campo de saberes e práticas.
id UERJ-3_f51367812323f4d68f5e4072b03fce15
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312005000100005
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Uma reflexão sobre o processo de avaliação das pós-graduações brasileiras com ênfase na área de saúde coletivaAvaliaçãopós-graduaçãociênciaSaúde ColetivaEste artigo busca promover uma reflexão acerca dos critérios adotados pelo sistema de avaliação da Pós-graduação em curso no país e seu impacto no âmbito dos diferentes programas, conferindo destaque na análise à área de Saúde Coletiva. Ressalta-se, por um lado, a importância que os processos avaliativos têm na consolidação do sistema de ensino e pesquisa, contribuindo, de modo decisivo, para a promoção e monitoramento da sua qualidade. Em contrapartida, os autores convidam a uma reflexão sobre a concepção de ciência subjacente aos critérios adotados e seu impacto no conjunto dos cursos que compõem a pós-graduação em Saúde Coletiva. Para tanto, apontam obstáculos situados em planos distintos e as desigualdades, não apenas regionais, mas entre instituições geograficamente próximas mas que desenvolvem suas práticas em contextos distintos. O texto finaliza indagando sobre a correspondência entre o percurso histórico e os compromissos que marcam a trajetória da Saúde Coletiva e os rumos atuais da avaliação da pós-graduação nesse campo de saberes e práticas.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312005000100005Physis: Revista de Saúde Coletiva v.15 n.1 2005reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312005000100005info:eu-repo/semantics/openAccessKerr-Pontes,Ligia Regina SansigoloPontes,Ricardo José SoaresBosi,Maria Lúcia MagalhãesRigotto,Raquel MariaSilva,Raimunda Magalhães daBezerra Filho,José GomesKerr,Warwick Estevampor2005-11-29T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312005000100005Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2005-11-29T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão sobre o processo de avaliação das pós-graduações brasileiras com ênfase na área de saúde coletiva
title Uma reflexão sobre o processo de avaliação das pós-graduações brasileiras com ênfase na área de saúde coletiva
spellingShingle Uma reflexão sobre o processo de avaliação das pós-graduações brasileiras com ênfase na área de saúde coletiva
Kerr-Pontes,Ligia Regina Sansigolo
Avaliação
pós-graduação
ciência
Saúde Coletiva
title_short Uma reflexão sobre o processo de avaliação das pós-graduações brasileiras com ênfase na área de saúde coletiva
title_full Uma reflexão sobre o processo de avaliação das pós-graduações brasileiras com ênfase na área de saúde coletiva
title_fullStr Uma reflexão sobre o processo de avaliação das pós-graduações brasileiras com ênfase na área de saúde coletiva
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre o processo de avaliação das pós-graduações brasileiras com ênfase na área de saúde coletiva
title_sort Uma reflexão sobre o processo de avaliação das pós-graduações brasileiras com ênfase na área de saúde coletiva
author Kerr-Pontes,Ligia Regina Sansigolo
author_facet Kerr-Pontes,Ligia Regina Sansigolo
Pontes,Ricardo José Soares
Bosi,Maria Lúcia Magalhães
Rigotto,Raquel Maria
Silva,Raimunda Magalhães da
Bezerra Filho,José Gomes
Kerr,Warwick Estevam
author_role author
author2 Pontes,Ricardo José Soares
Bosi,Maria Lúcia Magalhães
Rigotto,Raquel Maria
Silva,Raimunda Magalhães da
Bezerra Filho,José Gomes
Kerr,Warwick Estevam
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kerr-Pontes,Ligia Regina Sansigolo
Pontes,Ricardo José Soares
Bosi,Maria Lúcia Magalhães
Rigotto,Raquel Maria
Silva,Raimunda Magalhães da
Bezerra Filho,José Gomes
Kerr,Warwick Estevam
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
pós-graduação
ciência
Saúde Coletiva
topic Avaliação
pós-graduação
ciência
Saúde Coletiva
description Este artigo busca promover uma reflexão acerca dos critérios adotados pelo sistema de avaliação da Pós-graduação em curso no país e seu impacto no âmbito dos diferentes programas, conferindo destaque na análise à área de Saúde Coletiva. Ressalta-se, por um lado, a importância que os processos avaliativos têm na consolidação do sistema de ensino e pesquisa, contribuindo, de modo decisivo, para a promoção e monitoramento da sua qualidade. Em contrapartida, os autores convidam a uma reflexão sobre a concepção de ciência subjacente aos critérios adotados e seu impacto no conjunto dos cursos que compõem a pós-graduação em Saúde Coletiva. Para tanto, apontam obstáculos situados em planos distintos e as desigualdades, não apenas regionais, mas entre instituições geograficamente próximas mas que desenvolvem suas práticas em contextos distintos. O texto finaliza indagando sobre a correspondência entre o percurso histórico e os compromissos que marcam a trajetória da Saúde Coletiva e os rumos atuais da avaliação da pós-graduação nesse campo de saberes e práticas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312005000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312005000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312005000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.15 n.1 2005
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309030666960896