Criminologias da eliminação e da compreensão: a criminalidade urbana como objeto de uma imaginação criminológica comprometida com o controle ou com a apreciação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Khaled Jr., Salah Hassan
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cunha, Tiago Lorenzini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direito da Cidade
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/63883
Resumo: Este artigo explora diferentes abordagens da criminalidade urbana, a partir de uma problematização com base na contraposição entre a ambição de eliminação e a busca por compreensão, no campo teórico criminológico. O primeiro objetivo do artigo consiste em contrastar criminologias da eliminação, ou seja, correcionalistas, atuariais e da desordem social ou comunitária, cuja principal tarefa é orientar o controle social, com criminologias movidas por uma intenção de compreensão do desvio ou da transgressão, bem como do espaço urbano e das estratégias de controle, como fenômenos relevantes em si mesmos. Um segundo objetivo consiste em tensionar as diferentes razões pelas quais são adotadas essas perspectivas em diferentes criminologias. O artigo adota uma metodologia de revisão bibliográfica e crítica da literatura sobre as temáticas abordadas. Ao final do estudo, foi possível concluir que as criminologias comprometidas com o ideal de eliminação conformam estruturas simplificadoras da realidade, cujo sentido consiste em aparelhar, orientar e direcionar o controle social, sem que exista um compromisso com a apreciação do fenômeno retratado, com vistas e elucidar os seus múltiplos significados. Por essa razão, uma imaginação criminológica sensível exige repensar e confrontar os conceitos assentados sobre a criminalidade e o seu controle nas cidades contemporâneas. Palavras-chave: Criminologia; Correcionalismo; Naturalismo; Teoria da Escolha Racional; Teoria das Janelas Quebradas; Criminologia Cultural
id UERJ-5_4010f46a52315d74e240752cd0d450c1
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/63883
network_acronym_str UERJ-5
network_name_str Revista de Direito da Cidade
repository_id_str
spelling Criminologias da eliminação e da compreensão: a criminalidade urbana como objeto de uma imaginação criminológica comprometida com o controle ou com a apreciação?CriminologiaCorrecionalismoNaturalismoTeoria da Escolha RacionalTeoria das Janelas QuebradasCriminologia CulturalEste artigo explora diferentes abordagens da criminalidade urbana, a partir de uma problematização com base na contraposição entre a ambição de eliminação e a busca por compreensão, no campo teórico criminológico. O primeiro objetivo do artigo consiste em contrastar criminologias da eliminação, ou seja, correcionalistas, atuariais e da desordem social ou comunitária, cuja principal tarefa é orientar o controle social, com criminologias movidas por uma intenção de compreensão do desvio ou da transgressão, bem como do espaço urbano e das estratégias de controle, como fenômenos relevantes em si mesmos. Um segundo objetivo consiste em tensionar as diferentes razões pelas quais são adotadas essas perspectivas em diferentes criminologias. O artigo adota uma metodologia de revisão bibliográfica e crítica da literatura sobre as temáticas abordadas. Ao final do estudo, foi possível concluir que as criminologias comprometidas com o ideal de eliminação conformam estruturas simplificadoras da realidade, cujo sentido consiste em aparelhar, orientar e direcionar o controle social, sem que exista um compromisso com a apreciação do fenômeno retratado, com vistas e elucidar os seus múltiplos significados. Por essa razão, uma imaginação criminológica sensível exige repensar e confrontar os conceitos assentados sobre a criminalidade e o seu controle nas cidades contemporâneas. Palavras-chave: Criminologia; Correcionalismo; Naturalismo; Teoria da Escolha Racional; Teoria das Janelas Quebradas; Criminologia CulturalUniversidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão bibliográficaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/6388310.12957/rdc.2023.63883Revista de Direito da Cidade; v. 15 n. 3 (2023): Revista de Direito da Cidade - Vol. 15, N°3; 1479-15202317-7721reponame:Revista de Direito da Cidadeinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/63883/48791Copyright (c) 2023 Revista de Direito da Cidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessKhaled Jr., Salah HassanCunha, Tiago Lorenzini2023-12-29T13:02:43Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/63883Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdcPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/oairevistadedireitodacidadeuerj@gmail.com||revistadireitocidade@gmail.com||mjmota1@gmail.com|| mjmota@gmail.com|| gurgel.c@ig.com.br2317-77211809-6077opendoar:2023-12-29T13:02:43Revista de Direito da Cidade - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Criminologias da eliminação e da compreensão: a criminalidade urbana como objeto de uma imaginação criminológica comprometida com o controle ou com a apreciação?
title Criminologias da eliminação e da compreensão: a criminalidade urbana como objeto de uma imaginação criminológica comprometida com o controle ou com a apreciação?
spellingShingle Criminologias da eliminação e da compreensão: a criminalidade urbana como objeto de uma imaginação criminológica comprometida com o controle ou com a apreciação?
Khaled Jr., Salah Hassan
Criminologia
Correcionalismo
Naturalismo
Teoria da Escolha Racional
Teoria das Janelas Quebradas
Criminologia Cultural
title_short Criminologias da eliminação e da compreensão: a criminalidade urbana como objeto de uma imaginação criminológica comprometida com o controle ou com a apreciação?
title_full Criminologias da eliminação e da compreensão: a criminalidade urbana como objeto de uma imaginação criminológica comprometida com o controle ou com a apreciação?
title_fullStr Criminologias da eliminação e da compreensão: a criminalidade urbana como objeto de uma imaginação criminológica comprometida com o controle ou com a apreciação?
title_full_unstemmed Criminologias da eliminação e da compreensão: a criminalidade urbana como objeto de uma imaginação criminológica comprometida com o controle ou com a apreciação?
title_sort Criminologias da eliminação e da compreensão: a criminalidade urbana como objeto de uma imaginação criminológica comprometida com o controle ou com a apreciação?
author Khaled Jr., Salah Hassan
author_facet Khaled Jr., Salah Hassan
Cunha, Tiago Lorenzini
author_role author
author2 Cunha, Tiago Lorenzini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Khaled Jr., Salah Hassan
Cunha, Tiago Lorenzini
dc.subject.por.fl_str_mv Criminologia
Correcionalismo
Naturalismo
Teoria da Escolha Racional
Teoria das Janelas Quebradas
Criminologia Cultural
topic Criminologia
Correcionalismo
Naturalismo
Teoria da Escolha Racional
Teoria das Janelas Quebradas
Criminologia Cultural
description Este artigo explora diferentes abordagens da criminalidade urbana, a partir de uma problematização com base na contraposição entre a ambição de eliminação e a busca por compreensão, no campo teórico criminológico. O primeiro objetivo do artigo consiste em contrastar criminologias da eliminação, ou seja, correcionalistas, atuariais e da desordem social ou comunitária, cuja principal tarefa é orientar o controle social, com criminologias movidas por uma intenção de compreensão do desvio ou da transgressão, bem como do espaço urbano e das estratégias de controle, como fenômenos relevantes em si mesmos. Um segundo objetivo consiste em tensionar as diferentes razões pelas quais são adotadas essas perspectivas em diferentes criminologias. O artigo adota uma metodologia de revisão bibliográfica e crítica da literatura sobre as temáticas abordadas. Ao final do estudo, foi possível concluir que as criminologias comprometidas com o ideal de eliminação conformam estruturas simplificadoras da realidade, cujo sentido consiste em aparelhar, orientar e direcionar o controle social, sem que exista um compromisso com a apreciação do fenômeno retratado, com vistas e elucidar os seus múltiplos significados. Por essa razão, uma imaginação criminológica sensível exige repensar e confrontar os conceitos assentados sobre a criminalidade e o seu controle nas cidades contemporâneas. Palavras-chave: Criminologia; Correcionalismo; Naturalismo; Teoria da Escolha Racional; Teoria das Janelas Quebradas; Criminologia Cultural
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
revisão bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/63883
10.12957/rdc.2023.63883
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/63883
identifier_str_mv 10.12957/rdc.2023.63883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/63883/48791
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Direito da Cidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Direito da Cidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Direito da Cidade; v. 15 n. 3 (2023): Revista de Direito da Cidade - Vol. 15, N°3; 1479-1520
2317-7721
reponame:Revista de Direito da Cidade
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Direito da Cidade
collection Revista de Direito da Cidade
repository.name.fl_str_mv Revista de Direito da Cidade - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadedireitodacidadeuerj@gmail.com||revistadireitocidade@gmail.com||mjmota1@gmail.com|| mjmota@gmail.com|| gurgel.c@ig.com.br
_version_ 1799318454322331648