O Direito Internacional nas constituições brasileiras: evolução e desafios do treaty-making power / International Law in the brazilian constitutional texts: evolution and challenges of the treaty-making power

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Paula Wojcikiewicz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direito da Cidade
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/32113
Resumo: DOI: 10.12957/rdc.2018.32113 O processo brasileiro de conclusão de tratados foi inicialmente caracterizado por uma competência partilhada, conforme previsto na Constituição belga de 1831, que serviu de modelo para o Brasil e outros países. As disposições do texto constitucional brasileiro de 1988 que regem o poder de concluir tratados contrastam com a lógica das constituições anteriores, baseadas na fórmula franco-belga de divisão de poderes. O texto atual confere uma ampla margem de manobra ao poder executivo, sendo este último capaz de decidir quais tratados podem causar gravames ao patrimônio nacional e, portanto, exigir aprovação legislativa. As regras constitucionais não só determinam a competência dos poderes executivo e legislativo no processo de elaboração de tratados, mas também indicam os procedimentos a serem aplicados para a incorporação do direito internacional no Brasil. O processo de incorporação é marcado por um desequilíbrio entre os poderes executivo e legislativo, típico de um país sob regime presidencial. O poder executivo domina todo o processo de conclusão de atos internacionais, sofrendo pouca interferência do legislador. Se a atuação do poder executivo é discricionária e não arbitrária, esta não é imune às críticas. Requisitos históricos, como a promulgação de tratados, não previstos expressamente no texto constitucional, resultam em uma incerteza jurídica que pode comprometer os compromissos assumidos pelo Brasil na esfera internacional. Palavras-chave: Processo de Conclusão de Tratados; Incorporação; Brasil; Tratados Internacionais; Constituição Brasileira Abstract The Brazilian treaty-making procedure was initially characterized by shared competence, as provided for in the Belgian Constitution of 1831, which served as a model for Brazil and other countries. The current Brazilian constitutional text dates back from 1988. Its rules governing the power to conclude treaties contrast with the logic of previous constitutions, which were based on the Franco-Belgian formula of division of powers. The current text confers a large margin of maneuver to the executive power, the latter being able to decide which treaties may compromise the budget of the state and, therefore require legislative approval. Constitutional rules not only determine the competence of executive and legislative powers in the process of treaty-making, but also indicate the procedures to be applied for the incorporation of international law in Brazil. The incorporation process is marked by an imbalance between the executive and legislative powers, typical of a country under a presidential regime. The executive power dominates the whole process with a view to concluding international acts, suffering little interference from the legislature. If the executive’s power on the matter is discretionary but not arbitrary, it is not immune from criticism. Historical requirements such as the promulgation of treaties, not provided for in the constitutional text, results in a legal uncertainty which may compromise the commitments undertaken by Brazil in the international arena. Key-words: Treaty-Making Power; Incorporation; Brazil; International Treaties; Legislative Power; Brazilian Constitution.
id UERJ-5_b7671dba5364da612c8e7a81b7aaf69a
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32113
network_acronym_str UERJ-5
network_name_str Revista de Direito da Cidade
repository_id_str
spelling O Direito Internacional nas constituições brasileiras: evolução e desafios do treaty-making power / International Law in the brazilian constitutional texts: evolution and challenges of the treaty-making powerDIREITO INTERNACIONAL NAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRASDOI: 10.12957/rdc.2018.32113 O processo brasileiro de conclusão de tratados foi inicialmente caracterizado por uma competência partilhada, conforme previsto na Constituição belga de 1831, que serviu de modelo para o Brasil e outros países. As disposições do texto constitucional brasileiro de 1988 que regem o poder de concluir tratados contrastam com a lógica das constituições anteriores, baseadas na fórmula franco-belga de divisão de poderes. O texto atual confere uma ampla margem de manobra ao poder executivo, sendo este último capaz de decidir quais tratados podem causar gravames ao patrimônio nacional e, portanto, exigir aprovação legislativa. As regras constitucionais não só determinam a competência dos poderes executivo e legislativo no processo de elaboração de tratados, mas também indicam os procedimentos a serem aplicados para a incorporação do direito internacional no Brasil. O processo de incorporação é marcado por um desequilíbrio entre os poderes executivo e legislativo, típico de um país sob regime presidencial. O poder executivo domina todo o processo de conclusão de atos internacionais, sofrendo pouca interferência do legislador. Se a atuação do poder executivo é discricionária e não arbitrária, esta não é imune às críticas. Requisitos históricos, como a promulgação de tratados, não previstos expressamente no texto constitucional, resultam em uma incerteza jurídica que pode comprometer os compromissos assumidos pelo Brasil na esfera internacional. Palavras-chave: Processo de Conclusão de Tratados; Incorporação; Brasil; Tratados Internacionais; Constituição Brasileira Abstract The Brazilian treaty-making procedure was initially characterized by shared competence, as provided for in the Belgian Constitution of 1831, which served as a model for Brazil and other countries. The current Brazilian constitutional text dates back from 1988. Its rules governing the power to conclude treaties contrast with the logic of previous constitutions, which were based on the Franco-Belgian formula of division of powers. The current text confers a large margin of maneuver to the executive power, the latter being able to decide which treaties may compromise the budget of the state and, therefore require legislative approval. Constitutional rules not only determine the competence of executive and legislative powers in the process of treaty-making, but also indicate the procedures to be applied for the incorporation of international law in Brazil. The incorporation process is marked by an imbalance between the executive and legislative powers, typical of a country under a presidential regime. The executive power dominates the whole process with a view to concluding international acts, suffering little interference from the legislature. If the executive’s power on the matter is discretionary but not arbitrary, it is not immune from criticism. Historical requirements such as the promulgation of treaties, not provided for in the constitutional text, results in a legal uncertainty which may compromise the commitments undertaken by Brazil in the international arena. Key-words: Treaty-Making Power; Incorporation; Brazil; International Treaties; Legislative Power; Brazilian Constitution.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/3211310.12957/rdc.2018.32113Revista de Direito da Cidade; v. 10 n. 1 (2018): Revista de Direito da Cidade - Vol. 10, N°1; 359-3922317-7721reponame:Revista de Direito da Cidadeinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/32113/23352Copyright (c) 2022 Revista de Direito da Cidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Paula Wojcikiewicz2018-04-20T18:55:42Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32113Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdcPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/oairevistadedireitodacidadeuerj@gmail.com||revistadireitocidade@gmail.com||mjmota1@gmail.com|| mjmota@gmail.com|| gurgel.c@ig.com.br2317-77211809-6077opendoar:2018-04-20T18:55:42Revista de Direito da Cidade - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O Direito Internacional nas constituições brasileiras: evolução e desafios do treaty-making power / International Law in the brazilian constitutional texts: evolution and challenges of the treaty-making power
title O Direito Internacional nas constituições brasileiras: evolução e desafios do treaty-making power / International Law in the brazilian constitutional texts: evolution and challenges of the treaty-making power
spellingShingle O Direito Internacional nas constituições brasileiras: evolução e desafios do treaty-making power / International Law in the brazilian constitutional texts: evolution and challenges of the treaty-making power
Almeida, Paula Wojcikiewicz
DIREITO INTERNACIONAL NAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS
title_short O Direito Internacional nas constituições brasileiras: evolução e desafios do treaty-making power / International Law in the brazilian constitutional texts: evolution and challenges of the treaty-making power
title_full O Direito Internacional nas constituições brasileiras: evolução e desafios do treaty-making power / International Law in the brazilian constitutional texts: evolution and challenges of the treaty-making power
title_fullStr O Direito Internacional nas constituições brasileiras: evolução e desafios do treaty-making power / International Law in the brazilian constitutional texts: evolution and challenges of the treaty-making power
title_full_unstemmed O Direito Internacional nas constituições brasileiras: evolução e desafios do treaty-making power / International Law in the brazilian constitutional texts: evolution and challenges of the treaty-making power
title_sort O Direito Internacional nas constituições brasileiras: evolução e desafios do treaty-making power / International Law in the brazilian constitutional texts: evolution and challenges of the treaty-making power
author Almeida, Paula Wojcikiewicz
author_facet Almeida, Paula Wojcikiewicz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Paula Wojcikiewicz
dc.subject.por.fl_str_mv DIREITO INTERNACIONAL NAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS
topic DIREITO INTERNACIONAL NAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS
description DOI: 10.12957/rdc.2018.32113 O processo brasileiro de conclusão de tratados foi inicialmente caracterizado por uma competência partilhada, conforme previsto na Constituição belga de 1831, que serviu de modelo para o Brasil e outros países. As disposições do texto constitucional brasileiro de 1988 que regem o poder de concluir tratados contrastam com a lógica das constituições anteriores, baseadas na fórmula franco-belga de divisão de poderes. O texto atual confere uma ampla margem de manobra ao poder executivo, sendo este último capaz de decidir quais tratados podem causar gravames ao patrimônio nacional e, portanto, exigir aprovação legislativa. As regras constitucionais não só determinam a competência dos poderes executivo e legislativo no processo de elaboração de tratados, mas também indicam os procedimentos a serem aplicados para a incorporação do direito internacional no Brasil. O processo de incorporação é marcado por um desequilíbrio entre os poderes executivo e legislativo, típico de um país sob regime presidencial. O poder executivo domina todo o processo de conclusão de atos internacionais, sofrendo pouca interferência do legislador. Se a atuação do poder executivo é discricionária e não arbitrária, esta não é imune às críticas. Requisitos históricos, como a promulgação de tratados, não previstos expressamente no texto constitucional, resultam em uma incerteza jurídica que pode comprometer os compromissos assumidos pelo Brasil na esfera internacional. Palavras-chave: Processo de Conclusão de Tratados; Incorporação; Brasil; Tratados Internacionais; Constituição Brasileira Abstract The Brazilian treaty-making procedure was initially characterized by shared competence, as provided for in the Belgian Constitution of 1831, which served as a model for Brazil and other countries. The current Brazilian constitutional text dates back from 1988. Its rules governing the power to conclude treaties contrast with the logic of previous constitutions, which were based on the Franco-Belgian formula of division of powers. The current text confers a large margin of maneuver to the executive power, the latter being able to decide which treaties may compromise the budget of the state and, therefore require legislative approval. Constitutional rules not only determine the competence of executive and legislative powers in the process of treaty-making, but also indicate the procedures to be applied for the incorporation of international law in Brazil. The incorporation process is marked by an imbalance between the executive and legislative powers, typical of a country under a presidential regime. The executive power dominates the whole process with a view to concluding international acts, suffering little interference from the legislature. If the executive’s power on the matter is discretionary but not arbitrary, it is not immune from criticism. Historical requirements such as the promulgation of treaties, not provided for in the constitutional text, results in a legal uncertainty which may compromise the commitments undertaken by Brazil in the international arena. Key-words: Treaty-Making Power; Incorporation; Brazil; International Treaties; Legislative Power; Brazilian Constitution.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/32113
10.12957/rdc.2018.32113
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/32113
identifier_str_mv 10.12957/rdc.2018.32113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/32113/23352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Direito da Cidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Direito da Cidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Direito da Cidade; v. 10 n. 1 (2018): Revista de Direito da Cidade - Vol. 10, N°1; 359-392
2317-7721
reponame:Revista de Direito da Cidade
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Direito da Cidade
collection Revista de Direito da Cidade
repository.name.fl_str_mv Revista de Direito da Cidade - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadedireitodacidadeuerj@gmail.com||revistadireitocidade@gmail.com||mjmota1@gmail.com|| mjmota@gmail.com|| gurgel.c@ig.com.br
_version_ 1799318451580305408