Relações de consumo na pós-modernidade: o consumo colaborativo como instrumento de sustentabilidade / Consumer relations in post-modernity: collaborative consumption as a sustainability instrument

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerro, Eduardo Buzetti Eustachio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santiago, Mariana Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direito da Cidade
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/26970
Resumo: Trabalho enviado em 19 de janeiro de 2017.Aceito em 02 de abril de 2017.DOI: 10.12957/rdc.2017.26970ResumoO presente artigo visa analisar o contexto das relações de consumo na pós-modernidade, bem como suas implicações na sustentabilidade. Nesse intento, partiu-se da anomalia verificada na origem do contrato e sua correlação nas relações de consumo na era pós-moderna, em que se vislumbrou o individualismo e egocentrismo das relações, na busca da satisfação instantânea, passando por uma abordagem sobre a função social e solidária, no viés da construção de uma sociedade justa, livre e igualitária. Na sequência, abordou-se a fundamentação do eco desenvolvimento, da sustentabilidade e da ferramenta do consumo colaborativo e suas implicações na sociedade, no meio ambiente e economia. Em conclusão, verificou-se que o contrato nas relações de consumo destina-se, a par do atingimento de interesses individuais, à manutenção dos pilares da sustentabilidade, o que se torna possível também pela via do consumo colaborativo. O método de investigação adotado no presente estudo foi a pesquisa bibliográfica, somado ao método dedutivo na abordagem.AbstractThis article aims to analyze the context of consumer relations in postmodernity, and its implications for sustainability. In this attempt, it was based on the anomaly verified in the origin of the contract and its correlation in the relations of consumption in the postmodern era, in which the individualism and egocentrism of the relations were glimpsed, in the search for instant satisfaction, through an approach on the function social and solidarity, in the bias of the construction of a fair, free and egalitarian society. Following, the fundamentals of ecodevelopment, sustainability and the collaborative consumption tool and its implications in society, the environment and the economy were discussed. In conclusion, it was verified that the contract in the relations of consumption is aimed at the achievement of individualistic interests, but also for the maintenance of the pillars of sustainability, that is also possible through collaborative consumption. The research method adopted in the present study was the bibliographical, added to the deductive method in the approach.Keywords: Consumer relations. Postmodernity. Collaborative consumption. Sustainability
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