A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DE NOÇÕES DE FINANÇAS NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DE SANTA MARIA-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Ronie
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Mello, Franciele Pivetta de, Silva, Tania Moura da, Ceretta, Paulo Sergio, Visentini, Monize Samara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5571
Resumo: ResumoNa era da informação, o papel exercido pela educação é mais importante do que em qualquer outro período da história. Diante disso, o presente estudo se propõe a verificar a importância da inserção de noções de finanças no currículo do ensino médio das escolas Santa Maria-RS. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira, do tipo quantitativo, aplicaram-se questionários a 80 professores e 387 alunos desete escolas do ensino médio do município com o propósito de identificar o interesse dos mesmos por uma disciplina de finanças, assim como verificar o grau de importância atribuído à aprendizagem de conteúdos relacionados a finanças. Na segunda do tipo qualitativa foram realizadas 10 entrevistas com especialistas, nas áreas de educação e finanças, buscando averiguar suas considerações a respeito do tema e daviabilidade de se inserir uma disciplina de finanças no currículo do ensino médio das escolas de Santa Maria-RS.Palavras-Chave: Finanças; Ensino Médio; Educação Financeira.ABSTRACTIn the information age, the function exercised by the education is more important than at any other period of history. In that context, the present paper seeks to verify the importance of inserting finance notions in the syllabus of high public and private schools in Santa Maria – RS. The research was divided into two steps: the first of the quantitative type and the second of the qualitative type. In the quantitative part a questionnaire was applied to 80 teachers and 387 students of 7 high schools of the city with the purpose of identifying the interest of the same for a finance subject, as the degree of importance attributed to the learning of a series of contents related to finance, shown in the referred questionnaire. In the qualitativepart, 10 interviews were made with specialists, in the fields of education and finance, with the finality of inquiring their opinion and consideration about the importance of learning finance notions in high school, and the feasibility of inserting a finance subject in the syllabus of high school of Santa Maria-RS.Key-words: Finance; High School; Finance Education.
id UERJ-6_0160288ba92f748e1ddc5493e1b88690
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5571
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DE NOÇÕES DE FINANÇAS NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DE SANTA MARIA-RSResumoNa era da informação, o papel exercido pela educação é mais importante do que em qualquer outro período da história. Diante disso, o presente estudo se propõe a verificar a importância da inserção de noções de finanças no currículo do ensino médio das escolas Santa Maria-RS. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira, do tipo quantitativo, aplicaram-se questionários a 80 professores e 387 alunos desete escolas do ensino médio do município com o propósito de identificar o interesse dos mesmos por uma disciplina de finanças, assim como verificar o grau de importância atribuído à aprendizagem de conteúdos relacionados a finanças. Na segunda do tipo qualitativa foram realizadas 10 entrevistas com especialistas, nas áreas de educação e finanças, buscando averiguar suas considerações a respeito do tema e daviabilidade de se inserir uma disciplina de finanças no currículo do ensino médio das escolas de Santa Maria-RS.Palavras-Chave: Finanças; Ensino Médio; Educação Financeira.ABSTRACTIn the information age, the function exercised by the education is more important than at any other period of history. In that context, the present paper seeks to verify the importance of inserting finance notions in the syllabus of high public and private schools in Santa Maria – RS. The research was divided into two steps: the first of the quantitative type and the second of the qualitative type. In the quantitative part a questionnaire was applied to 80 teachers and 387 students of 7 high schools of the city with the purpose of identifying the interest of the same for a finance subject, as the degree of importance attributed to the learning of a series of contents related to finance, shown in the referred questionnaire. In the qualitativepart, 10 interviews were made with specialists, in the fields of education and finance, with the finality of inquiring their opinion and consideration about the importance of learning finance notions in high school, and the feasibility of inserting a finance subject in the syllabus of high school of Santa Maria-RS.Key-words: Finance; High School; Finance Education.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2007-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/557110.12979/rcmccuerj.v12i1.5571Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 12 n. 1 (2007)1984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5571/4057Trevisan, RonieMello, Franciele Pivetta deSilva, Tania Moura daCeretta, Paulo SergioVisentini, Monize Samarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-08T20:05:30Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5571Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2018-05-08T20:05:30Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DE NOÇÕES DE FINANÇAS NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DE SANTA MARIA-RS
title A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DE NOÇÕES DE FINANÇAS NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DE SANTA MARIA-RS
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DE NOÇÕES DE FINANÇAS NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DE SANTA MARIA-RS
Trevisan, Ronie
title_short A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DE NOÇÕES DE FINANÇAS NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DE SANTA MARIA-RS
title_full A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DE NOÇÕES DE FINANÇAS NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DE SANTA MARIA-RS
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DE NOÇÕES DE FINANÇAS NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DE SANTA MARIA-RS
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DE NOÇÕES DE FINANÇAS NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DE SANTA MARIA-RS
title_sort A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DE NOÇÕES DE FINANÇAS NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DE SANTA MARIA-RS
author Trevisan, Ronie
author_facet Trevisan, Ronie
Mello, Franciele Pivetta de
Silva, Tania Moura da
Ceretta, Paulo Sergio
Visentini, Monize Samara
author_role author
author2 Mello, Franciele Pivetta de
Silva, Tania Moura da
Ceretta, Paulo Sergio
Visentini, Monize Samara
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Ronie
Mello, Franciele Pivetta de
Silva, Tania Moura da
Ceretta, Paulo Sergio
Visentini, Monize Samara
description ResumoNa era da informação, o papel exercido pela educação é mais importante do que em qualquer outro período da história. Diante disso, o presente estudo se propõe a verificar a importância da inserção de noções de finanças no currículo do ensino médio das escolas Santa Maria-RS. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira, do tipo quantitativo, aplicaram-se questionários a 80 professores e 387 alunos desete escolas do ensino médio do município com o propósito de identificar o interesse dos mesmos por uma disciplina de finanças, assim como verificar o grau de importância atribuído à aprendizagem de conteúdos relacionados a finanças. Na segunda do tipo qualitativa foram realizadas 10 entrevistas com especialistas, nas áreas de educação e finanças, buscando averiguar suas considerações a respeito do tema e daviabilidade de se inserir uma disciplina de finanças no currículo do ensino médio das escolas de Santa Maria-RS.Palavras-Chave: Finanças; Ensino Médio; Educação Financeira.ABSTRACTIn the information age, the function exercised by the education is more important than at any other period of history. In that context, the present paper seeks to verify the importance of inserting finance notions in the syllabus of high public and private schools in Santa Maria – RS. The research was divided into two steps: the first of the quantitative type and the second of the qualitative type. In the quantitative part a questionnaire was applied to 80 teachers and 387 students of 7 high schools of the city with the purpose of identifying the interest of the same for a finance subject, as the degree of importance attributed to the learning of a series of contents related to finance, shown in the referred questionnaire. In the qualitativepart, 10 interviews were made with specialists, in the fields of education and finance, with the finality of inquiring their opinion and consideration about the importance of learning finance notions in high school, and the feasibility of inserting a finance subject in the syllabus of high school of Santa Maria-RS.Key-words: Finance; High School; Finance Education.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5571
10.12979/rcmccuerj.v12i1.5571
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5571
identifier_str_mv 10.12979/rcmccuerj.v12i1.5571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5571/4057
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 12 n. 1 (2007)
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318428960423936