Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Alysson Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Taveira, Lis Daiana Bessa, Costa, Patrícia de Souza, Tavares, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/70253
Resumo: Este caso para ensino busca proporcionar a reflexão e o uso dos conceitos da Teoria da Agência e da Teoria dos Jogos em um contexto real com implicações éticas entre os interesses corporativos e a sociedade. Quanto ao método adotado, utilizou-se um caso para ensino com indicação de bibliografia complementar e vídeo para discussão através de questões propostas voltadas a discentes dos cursos de graduação e pós-graduação de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Os resultados apontam que o modelo de negócio das redes sociais, que depende da interação dos usuários, tempo nas plataformas, engajamento e anunciantes dos mais variados segmentos econômicos para gerar receitas envolvem aspectos éticos entre seus interesses e a sociedade sobre a informação que espalham. A necessidade de governança corporativa e responsabilidade social pode entrar em conflito com os interesses econômicos e pessoais dos gestores, típicos de conflitos de agência, o que pode resultar em seleção adversa, risco moral e desvios éticos. As contribuições do estudo de caso permitem ao leitor uma reflexão e aprofundamento dos conceitos teóricos utilizados, principalmente na operacionalização da Teoria da Agência e Teoria dos Jogos com elementos éticos à tomada de decisão.
id UERJ-6_0b3920270e53c6721d29b3ccbb65c9cb
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/70253
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redesTeoria da AgênciaTeoria dos JogosÉticaDilema das RedesEste caso para ensino busca proporcionar a reflexão e o uso dos conceitos da Teoria da Agência e da Teoria dos Jogos em um contexto real com implicações éticas entre os interesses corporativos e a sociedade. Quanto ao método adotado, utilizou-se um caso para ensino com indicação de bibliografia complementar e vídeo para discussão através de questões propostas voltadas a discentes dos cursos de graduação e pós-graduação de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Os resultados apontam que o modelo de negócio das redes sociais, que depende da interação dos usuários, tempo nas plataformas, engajamento e anunciantes dos mais variados segmentos econômicos para gerar receitas envolvem aspectos éticos entre seus interesses e a sociedade sobre a informação que espalham. A necessidade de governança corporativa e responsabilidade social pode entrar em conflito com os interesses econômicos e pessoais dos gestores, típicos de conflitos de agência, o que pode resultar em seleção adversa, risco moral e desvios éticos. As contribuições do estudo de caso permitem ao leitor uma reflexão e aprofundamento dos conceitos teóricos utilizados, principalmente na operacionalização da Teoria da Agência e Teoria dos Jogos com elementos éticos à tomada de decisão.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/70253Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 28 n. 2 (2023); 88-1001984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/70253/48839Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Alysson RibeiroTaveira, Lis Daiana BessaCosta, Patrícia de SouzaTavares, Marcelo2023-12-29T21:15:49Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/70253Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2023-12-29T21:15:49Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes
title Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes
spellingShingle Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes
Paiva, Alysson Ribeiro
Teoria da Agência
Teoria dos Jogos
Ética
Dilema das Redes
title_short Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes
title_full Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes
title_fullStr Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes
title_full_unstemmed Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes
title_sort Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes
author Paiva, Alysson Ribeiro
author_facet Paiva, Alysson Ribeiro
Taveira, Lis Daiana Bessa
Costa, Patrícia de Souza
Tavares, Marcelo
author_role author
author2 Taveira, Lis Daiana Bessa
Costa, Patrícia de Souza
Tavares, Marcelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Alysson Ribeiro
Taveira, Lis Daiana Bessa
Costa, Patrícia de Souza
Tavares, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Agência
Teoria dos Jogos
Ética
Dilema das Redes
topic Teoria da Agência
Teoria dos Jogos
Ética
Dilema das Redes
description Este caso para ensino busca proporcionar a reflexão e o uso dos conceitos da Teoria da Agência e da Teoria dos Jogos em um contexto real com implicações éticas entre os interesses corporativos e a sociedade. Quanto ao método adotado, utilizou-se um caso para ensino com indicação de bibliografia complementar e vídeo para discussão através de questões propostas voltadas a discentes dos cursos de graduação e pós-graduação de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Os resultados apontam que o modelo de negócio das redes sociais, que depende da interação dos usuários, tempo nas plataformas, engajamento e anunciantes dos mais variados segmentos econômicos para gerar receitas envolvem aspectos éticos entre seus interesses e a sociedade sobre a informação que espalham. A necessidade de governança corporativa e responsabilidade social pode entrar em conflito com os interesses econômicos e pessoais dos gestores, típicos de conflitos de agência, o que pode resultar em seleção adversa, risco moral e desvios éticos. As contribuições do estudo de caso permitem ao leitor uma reflexão e aprofundamento dos conceitos teóricos utilizados, principalmente na operacionalização da Teoria da Agência e Teoria dos Jogos com elementos éticos à tomada de decisão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/70253
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/70253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/70253/48839
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 28 n. 2 (2023); 88-100
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318430443110400