Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/70253 |
Resumo: | Este caso para ensino busca proporcionar a reflexão e o uso dos conceitos da Teoria da Agência e da Teoria dos Jogos em um contexto real com implicações éticas entre os interesses corporativos e a sociedade. Quanto ao método adotado, utilizou-se um caso para ensino com indicação de bibliografia complementar e vídeo para discussão através de questões propostas voltadas a discentes dos cursos de graduação e pós-graduação de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Os resultados apontam que o modelo de negócio das redes sociais, que depende da interação dos usuários, tempo nas plataformas, engajamento e anunciantes dos mais variados segmentos econômicos para gerar receitas envolvem aspectos éticos entre seus interesses e a sociedade sobre a informação que espalham. A necessidade de governança corporativa e responsabilidade social pode entrar em conflito com os interesses econômicos e pessoais dos gestores, típicos de conflitos de agência, o que pode resultar em seleção adversa, risco moral e desvios éticos. As contribuições do estudo de caso permitem ao leitor uma reflexão e aprofundamento dos conceitos teóricos utilizados, principalmente na operacionalização da Teoria da Agência e Teoria dos Jogos com elementos éticos à tomada de decisão. |
id |
UERJ-6_0b3920270e53c6721d29b3ccbb65c9cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/70253 |
network_acronym_str |
UERJ-6 |
network_name_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redesTeoria da AgênciaTeoria dos JogosÉticaDilema das RedesEste caso para ensino busca proporcionar a reflexão e o uso dos conceitos da Teoria da Agência e da Teoria dos Jogos em um contexto real com implicações éticas entre os interesses corporativos e a sociedade. Quanto ao método adotado, utilizou-se um caso para ensino com indicação de bibliografia complementar e vídeo para discussão através de questões propostas voltadas a discentes dos cursos de graduação e pós-graduação de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Os resultados apontam que o modelo de negócio das redes sociais, que depende da interação dos usuários, tempo nas plataformas, engajamento e anunciantes dos mais variados segmentos econômicos para gerar receitas envolvem aspectos éticos entre seus interesses e a sociedade sobre a informação que espalham. A necessidade de governança corporativa e responsabilidade social pode entrar em conflito com os interesses econômicos e pessoais dos gestores, típicos de conflitos de agência, o que pode resultar em seleção adversa, risco moral e desvios éticos. As contribuições do estudo de caso permitem ao leitor uma reflexão e aprofundamento dos conceitos teóricos utilizados, principalmente na operacionalização da Teoria da Agência e Teoria dos Jogos com elementos éticos à tomada de decisão.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/70253Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 28 n. 2 (2023); 88-1001984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/70253/48839Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Alysson RibeiroTaveira, Lis Daiana BessaCosta, Patrícia de SouzaTavares, Marcelo2023-12-29T21:15:49Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/70253Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2023-12-29T21:15:49Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes |
title |
Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes |
spellingShingle |
Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes Paiva, Alysson Ribeiro Teoria da Agência Teoria dos Jogos Ética Dilema das Redes |
title_short |
Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes |
title_full |
Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes |
title_fullStr |
Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes |
title_full_unstemmed |
Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes |
title_sort |
Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes |
author |
Paiva, Alysson Ribeiro |
author_facet |
Paiva, Alysson Ribeiro Taveira, Lis Daiana Bessa Costa, Patrícia de Souza Tavares, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Taveira, Lis Daiana Bessa Costa, Patrícia de Souza Tavares, Marcelo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Alysson Ribeiro Taveira, Lis Daiana Bessa Costa, Patrícia de Souza Tavares, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da Agência Teoria dos Jogos Ética Dilema das Redes |
topic |
Teoria da Agência Teoria dos Jogos Ética Dilema das Redes |
description |
Este caso para ensino busca proporcionar a reflexão e o uso dos conceitos da Teoria da Agência e da Teoria dos Jogos em um contexto real com implicações éticas entre os interesses corporativos e a sociedade. Quanto ao método adotado, utilizou-se um caso para ensino com indicação de bibliografia complementar e vídeo para discussão através de questões propostas voltadas a discentes dos cursos de graduação e pós-graduação de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Os resultados apontam que o modelo de negócio das redes sociais, que depende da interação dos usuários, tempo nas plataformas, engajamento e anunciantes dos mais variados segmentos econômicos para gerar receitas envolvem aspectos éticos entre seus interesses e a sociedade sobre a informação que espalham. A necessidade de governança corporativa e responsabilidade social pode entrar em conflito com os interesses econômicos e pessoais dos gestores, típicos de conflitos de agência, o que pode resultar em seleção adversa, risco moral e desvios éticos. As contribuições do estudo de caso permitem ao leitor uma reflexão e aprofundamento dos conceitos teóricos utilizados, principalmente na operacionalização da Teoria da Agência e Teoria dos Jogos com elementos éticos à tomada de decisão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/70253 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/70253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/70253/48839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 28 n. 2 (2023); 88-100 1984-3291 reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
collection |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br |
_version_ |
1799318430443110400 |