ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE SEU APROVEITAMENTO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/17840 |
Resumo: | A presente investigação buscou analisar comparativamente o aproveitamento dos alunos dos cursos de ciências contábeis que realizaram o último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE-2012), em todo o território nacional, de forma a avaliar se os alunos portadores de necessidades educacionais especiais (NEE), mesmo diante das limitações que lhes são impostas, obtiveram um aproveitamento diferente daquele obtido pelos demais alunos. Para tanto, foram utilizadas estatísticas descritivas e testes não paramétricos para análise de médias e medianas, aplicadas aos dados de 47.299 alunos concluintes daquele curso superior. Adicionalmente, foi realizada uma análise comparativa com os resultados de estudos anteriores de natureza semelhante. Nesse sentido, além confirmar parte dos resultados de estudos anteriores e não convergir com tais estudos em outros aspectos, pôde-se observar que alunos portadores de NEE apresentaram um aproveitamento equivalente ao do grupo de alunos sem NEE, tanto nas provas de formação geral e especifica, quanto na nota geral do ENADE-2012. |
id |
UERJ-6_2e67ea3f879c9d049f0668c4b19cee7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17840 |
network_acronym_str |
UERJ-6 |
network_name_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE SEU APROVEITAMENTO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)Necessidades educacionais especiaisCiências ContábeisMétodos quantitativos aplicadosA presente investigação buscou analisar comparativamente o aproveitamento dos alunos dos cursos de ciências contábeis que realizaram o último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE-2012), em todo o território nacional, de forma a avaliar se os alunos portadores de necessidades educacionais especiais (NEE), mesmo diante das limitações que lhes são impostas, obtiveram um aproveitamento diferente daquele obtido pelos demais alunos. Para tanto, foram utilizadas estatísticas descritivas e testes não paramétricos para análise de médias e medianas, aplicadas aos dados de 47.299 alunos concluintes daquele curso superior. Adicionalmente, foi realizada uma análise comparativa com os resultados de estudos anteriores de natureza semelhante. Nesse sentido, além confirmar parte dos resultados de estudos anteriores e não convergir com tais estudos em outros aspectos, pôde-se observar que alunos portadores de NEE apresentaram um aproveitamento equivalente ao do grupo de alunos sem NEE, tanto nas provas de formação geral e especifica, quanto na nota geral do ENADE-2012.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/1784010.12979/17840Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 21 n. 2 (2016); 18-331984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/17840/pdf_1Carmo, Carlos Roberto SouzaSouza, Isabella Vilela deCunha, Patrícia do Pradoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T16:00:04Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17840Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2017-02-01T16:00:04Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE SEU APROVEITAMENTO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) |
title |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE SEU APROVEITAMENTO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) |
spellingShingle |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE SEU APROVEITAMENTO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) Carmo, Carlos Roberto Souza Necessidades educacionais especiais Ciências Contábeis Métodos quantitativos aplicados |
title_short |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE SEU APROVEITAMENTO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) |
title_full |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE SEU APROVEITAMENTO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) |
title_fullStr |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE SEU APROVEITAMENTO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) |
title_full_unstemmed |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE SEU APROVEITAMENTO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) |
title_sort |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE SEU APROVEITAMENTO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) |
author |
Carmo, Carlos Roberto Souza |
author_facet |
Carmo, Carlos Roberto Souza Souza, Isabella Vilela de Cunha, Patrícia do Prado |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Isabella Vilela de Cunha, Patrícia do Prado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Carlos Roberto Souza Souza, Isabella Vilela de Cunha, Patrícia do Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades educacionais especiais Ciências Contábeis Métodos quantitativos aplicados |
topic |
Necessidades educacionais especiais Ciências Contábeis Métodos quantitativos aplicados |
description |
A presente investigação buscou analisar comparativamente o aproveitamento dos alunos dos cursos de ciências contábeis que realizaram o último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE-2012), em todo o território nacional, de forma a avaliar se os alunos portadores de necessidades educacionais especiais (NEE), mesmo diante das limitações que lhes são impostas, obtiveram um aproveitamento diferente daquele obtido pelos demais alunos. Para tanto, foram utilizadas estatísticas descritivas e testes não paramétricos para análise de médias e medianas, aplicadas aos dados de 47.299 alunos concluintes daquele curso superior. Adicionalmente, foi realizada uma análise comparativa com os resultados de estudos anteriores de natureza semelhante. Nesse sentido, além confirmar parte dos resultados de estudos anteriores e não convergir com tais estudos em outros aspectos, pôde-se observar que alunos portadores de NEE apresentaram um aproveitamento equivalente ao do grupo de alunos sem NEE, tanto nas provas de formação geral e especifica, quanto na nota geral do ENADE-2012. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/17840 10.12979/17840 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/17840 |
identifier_str_mv |
10.12979/17840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/17840/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 21 n. 2 (2016); 18-33 1984-3291 reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
collection |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br |
_version_ |
1799318429824450560 |