Avaliação de desempenho por meio do Balanced Scorecard nas cooperativas de crédito catarinenses
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/77957 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi identificar os principais fatores que influenciam na utilização da metodologia Balanced Scorecard (BSC), pelas cooperativas de crédito do estado de Santa Catarina. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de levantamento, com abordagem quantitativa, tendo como amostra 28 cooperativas de crédito. Os dados foram coletados por meio de questionário. Identificou-se que 13 cooperativas fazem uso do BSC e 15 cooperativas não o utilizam. Os resultados evidenciam que 77% das cooperativas indicaram como fator que influencia o uso do BSC, o interesse em analisar o desempenho por meio de indicadores financeiros e não financeiros e a possibilidade de alinhar as perspectivas dos cooperados, dos processos e dos colaboradores; 69% indicam a possibilidade de envolver os colaboradores no processo de atingir as metas e destacam que o BSC permite medir o desempenho a partir do alinhamento das iniciativas para atingir os objetivos estratégicos. Nas cooperativas que indicaram não utilizar o BSC identificou-se que a não utilização é justificada pelo desconhecimento do instrumento, embora os resultados evidenciaram que existe no processo de gestão a mensuração e utilização de indicadores relacionados às perspectivas financeira, de clientes, de processos e de aprendizagem e crescimento. Destaca-se que tanto as cooperativas que utilizam o BSC, quanto àquelas que não utilizam, medem o seu desempenho por meio de indicadores financeiros e não financeiros, preconizados nas perspectivas do BSC. Os achados contribuem na evidenciação das motivações que influenciam a utilização do BSC como instrumento estratégico e de apoio à gestão das cooperativas de crédito. |
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